Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Homenagem ao american way of eating

Conforme já comentei anteriormente, estive em viagem de férias pela costa oeste dos EUA.

Gosto de vivenciar profundamente a experiência de viajar, tentando me afastar, o tanto quanto seja possível, de locais típicos de turistas, para observar melhor a vida cotidiana do lugar. Gosto de tirar fotos dos estilos das casas, dos jardins, de algumas pessoas que passam, da comida, de entrar nos mercados. Tudo para me lembrar, depois, da atmosfera, dos cheiros e dos sabores.

Tive a sorte de visitar a Califórnia na primavera, época em que o solo está mais irrigado devido ao degelo das regiões altas, e, portanto, das safras de frutas como o morango e a cereja, e tantos outros produtos agrícolas, como pude perceber viajando pelas estradas:


Imagino que esta época deve ser uma "festa" para os chefs de cozinha de lá...Também tive a oportunidade de ir em alguns restaurantes na Serra Nevada e provei pratos que nitidamente tentavam explorar essa riqueza agrícola, da qual eles se orgulham tanto. Porém, na minha humilde opinião, a pressa de utilizar os ingredientes da época, depois de um inverno rigoroso, parece ser tão grande que se mistura tudo, sem muito critério: milho com tomate seco com ervas com peixe com abobrinha com batata, tudo num mesmo prato...parece exagerado.

Não gostei dos pratos do que aqui chamamos de "almoço" (mais comum, para eles, no jantar). Tudo é temperado demais com pimenta do reino e, desconfio, também com a pimenta cayenne. Ela está presente acentuadamente nos cheiros e gostos de tudo que estiver num prato e não for sanduíche (até no pobre purê de batatas!). Resultado é uma inevitável dorzinha de barriga diária, mas nada que prejudique o passeio...

No entanto, o café da manhã, os sanduíches e a comida tex-mex são de arrasar! O café é muito bem servido e com menos de 10 dólares você come panquecas, ovos, sausages e bebe café até sair rolando do restaurante. Numa bed & breakfast em que ficamos hospedados, depois que comentei que eu achava que "eles" comiam demais no café da manhã, a dona nos contou que eles não têm o hábito do almoço - um lanchinho basta - e que eles só vão comer bem de novo à noite.

Preparei um "medley" de imagens do que eu comi lá:

1 - panquecas recheadas com cheesecake do Ihop.
2 - cheesecake original do The Cheesecake Factory.
3 - panquecas e ovos no café da manhã do Black Bear Diner.
4 - blueberries.
5 - batatas fritas com chili e cheddar no Wipe Out Bar & Grill.
6 - burrito gigante (recheado com arroz, feijão, carne...).
7 - burrito gigante 2.
8 - sanduíches e frituras deliciosas no Ihop.

Não parece à tôa que a maioria dos americanos esteja obesa, já que a comida que eu achei "gostosa" é também a mais barata - e gorda. Um jantar com "comida no prato" numa Steak House, por exemplo, não sai por menos de 40 dólares por pessoa (para mais), enquanto que um combo promocional com três itens bem gordurentos, no Jack in the Box, custava a merreca de 3 dólares.

Bem, e para terminar, uma variante do famoso "peanut butter cupcake" (um chocolate popular comercializado pela Hershey's lá). São dois biscoitos unidos por generosa camada de creme de amendoim e envoltos por chocolate! ;-)


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails