Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Cuscuz de tapioca e côco com cobertura de leite condensado e mais côco!


Quem já foi para a Bahia com certeza já experimentou cuscuz de tapioca. Geralmente ele aparece na mesa do café da manhã dos hotéis e, de fato, ele é um ótimo doce de desjejum, pois não é muito doce e é rico em leite. Ele lembra um manjar, só que granuladinho. O gosto de côco invade a boca e a consistência da goma da tapioca cria uma resistência gostosa na hora de mastigar.

Além de gostoso, não contém glúten e é facílimo de fazer. Quer ver?

Cuscuz de tapioca
  • 500 g de farinha de tapioca granulada
  • 1 e 1/2 litro de leite
  • 200 ml de leite de côco
  • 1 pacote de 100g de côco ralado fino (opcional)
  • leite condensado e/ou açúcar para adoçar
  • leite condensado e côco em flocos adoçado, a gosto, para a cobertura
Primeiramente, dica: faça de um dia para o outro. Você faz a receita e deixa descansar na geladeira durante toda a noite.

Despeje a farinha da tapioca misturada com o côco ralado fino (opcional) num refratário ou fôrma grande, de 30 a 40 cm. Você pode usar também uma fôrma para pudim, mas unte com manteiga para desenformar bonito.

Misture o leite de vaca e o leite de côco e adoce a gosto com leite condensado ou açúcar (ou uma combinação dos dois). Eu gosto de deixar pouco doce, pois depois vamos cobrir tudo com leite condensado e côco adoçado. Portanto: cuidado, formiguinhas!

Leve ao fogo e aqueça só até misturar tudo. Deixe amornar e depois despeje sobre a farinha de tapioca que está no refratário, cuidando para que a mistura esteja nivelada e toda a farinha em contato com o líquido.


Leve à geladeira por umas 10 a 12 horas. A tapioca vai absorver todo o líquido e se transformará numa espécie de pudim, bem firme.

Sirva com leite condensado e côco em flocos adoçado por cima. Uma delícia!!!


8 comentários:

Anônimo disse...

Eu comia isso na minha infância e amava. Agora vou tentar fazer matar as saudades|!

Cleise Oliveira disse...

eu amoooo demais, agora posso fazer em casa é muito facil e fica uma delicia. meu marido adoraa
receita perfeita!

Anônimo disse...

Deu errado. Farinha não absorveu o líquido todo. Acredito que o segredo é ir mexendo até os dois se unirem pra depois pôr na geladeira. Parte da receita foi pro lixo.

Fabi disse...

Para a pessoa que comentou acima: aqui em casa sempre faço (porque adoro) e dá muito certo! Na verdade, às vezes eu até coloco mais leite do que falo nessa receita, quando quero mais molinho. Eu só mexo mesmo no começo, quando misturo e depois não mexo mais! Nem dá, porque fica duro, e, se mexer, vai quebrar todo o cuscuz. Acho que pode ser alguma coisa relacionada à farinha de tapioca que você usou ou talvez você adicionou mais leite numa etapa posterior da receita ou não teve paciência de esperar a noite toda para absorver...aí não dá certo mesmo. Tem que fazer de uma vez só, misturar e não mexer mais mesmo. Tente outra vez! Abs.

Anônimo disse...

Vou tentar fazer deve ficar uma delicia

Adriano Pinheiro (Siri) disse...

Eu tentei fazer duas vezes e não deu certo. Ficou dias na geladeira e não endureceu e a receita está certa. Acho que o problema é a farinha de tapioca, a primeira vez usei aquela do mercado a molhada, não deu, ai tentei com outra, não era molhada, era uma que era tipo umas bolinhas soltas vem pequena, procurei a granulada, mas só me ofertaram essas. Deve ser esse o erro. Mas não sei onde encontrar essa farinha granulada de tapioca.

Fabi disse...

Sim, você usou a farinha errada, Adriano. A farinha deve ser granulada como uma canjiquinha, só que branca. Essa farinha não serve pra fazer tapioca de frigideira. Não tem erro.

Unknown disse...

O segredo é o leite estar bem quente so assim a tapioca absorve...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails