Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Molho de Tomate

Eu não sou de origem italiana, então não sei se minha receita está de acordo com a tradição (provavelmente não...).

Essa receita é a trabalhosa, feita preferencialmente com tomates italianos (aquele espichadinho), mas pode ser também do comum, desde que vc escolha sempre os mais vermelhos e bem maduros. Vc pode usar também o pomodori pelati, ou tomates pelados, enlatados.

Para fazer molho para duas pessoas eu uso uns 4 tomates.

Como tirar a pele? Faça um corte em cruz com uma faca na base do tomate e jogue numa panela com água fervendo. Quando a pele começa a rachar, tire imediatamente e dê choque térmico mergulhando em água fria. Daí é só puxar a pele que sairá muito facilmente.

Como tirar as sementes? Corte em quatro (do broto para a base) e enfie o dedo em movimento de gancho em cada pedacinho.

Como cozinhar? Bem, aí depende do gosto do freguês. Se vc gosta de um molho com pedaços mais inteiros, pique o tomate grosseiramente. Se gosta bem homogêneo, bata no liquidificador com um pouquinho de água. Se for o pomodori pelati, vai ficar homogêneo de qualquer maneira, porque é bem mole...

1- Comece refogando (ou "afogando", como dizem aqui em Minas :-D) uma cebola pequena e um dente de alho picados (medida para 2 pessoas) em azeite de oliva. Use uma panela grossa, dessas de inox, por exemplo, ou de ferro, de preferência, pois retêm mais calor e aceleram o cozimento.

Opcional: para molho à bolonhesa, é só refogar a carne junto com a cebola, antes de juntar o tomate.

2- Junte o tomate com um pouquinho de água (ou a que usou para bater no liquidificador) e deixe cozinhando "um tempão", em fogo baixo (pelo menos uns 40 minutos - na medida para duas pessoas).

3- Durante o cozimento, eu tempero apenas com algumas folhas de manjericão ou orégano, um fio de azeite e um pouquinho de pimenta do reino (tem gente que põe azeitona, pimentão, lingüiça toscana...).

4- Quando a água começa a secar, cuidado: espirra bastante, por isso use uma tampa, mas deixe a panela semi-tampada, para não criar muito vapor. Vai jogando mais água até chegar numa "consistência boa". Ou seja: o importante é não sobrar água, mas apenas a "pasta" de tomate amaciado, porque, senão, na hora de comer, o prato fica cheio de água e o tomate fica boiando em cima do macarrão.... Vamos dizer que a aparência da consistência correta é de um purê bem mole (ficam até marcados os furinhos da fervura no tomate).

5- O sal eu aprendi que deve ser colocado só no final, quando já estiver pronto. Quando vc colocar o sal, fatalmente o molho vai azedar. É raro não ocorrer isso. O tomate é muito ácido e o sal acentua a acidez. Bem, se isso acontecer, use o truque de colocar umas pitadas de açúcar, corrigindo depois o sal. Fica até com um gosto mais agradável depois de colocar um pouco de açúcar.

Outro dia eu salguei com tempero pronto (alho e sal) ao invés do sal iodado, e não azedou (mistérios...).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails