Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Chutney de ameixa preta

Voltei! Eu sei que demorei. Mas é que eu estava assim meio "desanimada das panelas". Deu crise. O blog fica pobrinho mas, pelo menos, eu emagreço. :-D

Volto hoje com uma receita que fiz para o Ano Novo. Retirada "mais ou menos" da revista da Tok Stok, é um ótimo acompanhamento para carne de porco assada.

Chutney de Ameixa Preta (rende o suficiente para umas 15 pessoas!)

Ingredientes

- 500g de ameixa preta seca sem caroço
- 100ml de suco de laranja
- 1 colher de café rasa de páprica picante
- redução de vinagre – receita abaixo
- 100 ml de água, ou o quanto baste


Modo de Preparo

Demolhar as ameixas na água (cobrir). Levar ao fogo médio para cozinhar com água e adicionar o suco de laranja.
Acrescentar a páprica e a redução do vinagre (vide abaixo). Cozinhar até que fique em ponto de geléia (talvez você precise bater a mistura levemente no liquidificador). Deixar esfriar e colocar em vidros esterilizados.

Redução de vinagre para Chutney

Ingredientes

- 500 ml de vinagre de vinho branco
- 100g de gengibre fatiado
- 5 dentes de alho inteiros, amassados com a faca
- 1 colher de chá de pimenta vermelha seca- calabresa
- 1 xícara de açúcar
- algumas sementes de erva-doce

- opcional: alguns cravos da índia


Modo de Preparo
Leve ao fogo todos os ingredientes e deixe reduzir 50%. Coe antes de agregar às ameixas (mas você pode deixar uns pedacinhos de gengibre e de alho se quiser).

Compartilho com vocês mais um pedacinho do meu Ano Novo:


Um comentário:

Anônimo disse...

Era bem isso que eu procurava! Muito obrigado

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails