Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Cupcakes de chocolate com ganache

Post dominical só para provar que para fazer "cupcakes" você não precisa de uma receita de "cupcake". Qualquer receita de bolo serve. Você só precisa das fôrmas de papel e as de alumínio ou silicone (para encaixar as primeiras) e inventar um recheio e cobertura.

A receita dos bolinhos já está no blog. É a mesma do bolo de chocolate de liquidificador, uma das receitas mais acessadas aqui. Só que dessa vez eu fiz nas forminhas para cupcakes (as de papel eu comprei do livro da Avon Casa e as de silicone comprei nos EUA, mas ambas você pode encontrar em várias lojas, inclusive na Barra Doce). A cobertura e o recheio é de ganache de chocolate: derreta 200g de chocolate ao leite com uma caixinha de creme de leite e misture bem. Eu usei a cobertura da Lacta e gostei muito do sabor.
Ah, eu também estou substituindo sempre 25% do chocolate em pó por cacau em pó. O bolo fica bem pretinho, delícia!

Mas cuidado ao assar!!! Somente encha até pouco mais da metade das forminhas, senão eles vazarão.

Para rechear, usei um descaroçador de maçãs ou um "applecorer". Ok, você vai me perguntar: "e você acha que eu tenho um "troço" desses em casa?"...Calma gente, é só para tirar uma tampinha no meio e depois recolocá-la, o que você pode fazer com uma faquinha. Mas esse aí é da Cuisipro e eu paguei R$34,00 na Tool Box. É um ótimo investimento porque ajuda muito com as maçãs e - pelo visto - com os bolinhos!

Fala a verdade? Ficam charmosinhos, né? Se quiserem fazer aquela cobertura alta, com o saco de confeitar, à la Martha Stewart, coloquem menos creme de leite e deixem a ganache na geladeira para pegar consistência de trufa. Eu, particularmente, não gosto daquelas coberturas tradicionais americanas feitas com muuuita manteiga (tipo glacê)...Você pode visitar o próprio site da Martha Stewart e fuçar o que tem por lá.

Um comentário:

Ro, Casa e Cia disse...

Olá!! Queria uma receita de cupcake de chocolate fácil de fazer e encontrei a sua receita. Divina!!! Aqui em casa a aprovação foi unânime. É muito prático. Fiz algumas "mudancinhas": usei leite semi-desnatado,menos de 2/3 de óleo, usei chocolate em pó, coloquei 1 xícara de acúcar granulado e 1 colher de sobremesa bem cheia de açúcar refinado e no final salpiquei chocolate meio-amargo. As adaptações foram para utilizar produtos que eu já tinha em casa, mas ficou divino! Parabéns e obrigada por compartilhar as suas receitas. Adorei. Rosane de Almeida (RJ)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails