Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Crepes


Quem já comeu crepe de Nutella nos pés da Toirre Eiffel? Chique? Nem tanto. Mas são bons a valer! Lá, os crepes fininhos e gigantes são preparados em barraquinhas por imigrantes habilidosos. Eles devem ter uns 50 cm (?) de diâmetro e são dobrados várias vezes, formando um cone.

Ainda quero testar outras massas, como a do Olivier, mas eu gostei bastante dessa, que leva água. Serve para crepes salgados ou doces.

É difícil fazer crepe fininho em casa, sem os utensílios adequados, como uma bela chapa! Para ficarem grandes, você precisa - obviamente - de uma frigideira de teflon grande. Eu usei a minha panela Wok e deu certo!

Dica: cuidado ao usar manteiga para untar a frigideira. Se a manteiga queimar, os crepes saem escuros. Se acontecer isso, passe um papel absorvente entre um crepe e outro.

Massa para Crepes
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de água
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar
Bata os ovos com um fouet ou garfo, sem fazer muita espuma. Vá adicionado os demais ingredientes e misturando bem. Deixe descansar por 1 hora mais ou menos.
Obs: Eu não bato no liquidificador, pois faz muita espuma e o crepe fica cheio de furinhos depois, resultado das bolinhas de ar que ficam na massa.
Faça os crepes bem fininhos, girando a frigideira bem rápido (conforme esquenta, a massa endurece, por isso tem que ser rápido!) ou usando uma espátula. Tem que ficar finos, ok? Se tiver dificuldades, tente fazer os primeiros com a frigideira não muito quente, pois fica mais fácil de espalhar.
Mantenha os crepes prontos dentro do forno aquecido ligeiramente, para não esfriarem.
Mas não demore a rechear e comer, pois eles tendem a ressecar e ficam meio borrachudos depois de frios. É fazer e comer!!!

O recheio é a gosto. Eu fiz "marguerita" (queijo mussarela com tomate cereja e manjericão) e de trufa (chocolate em barra + creme de leite) com bananas!

5 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Receita a experimentar sem duvida!!!
Agora vou sonhar com crepes de 50 cms....lol

Bjokas
Rita

Fabi disse...

Ana Rita, acho que eu exagerei! Acabei de ver um vídeo no Youtube e eles devem ter uns 40 cm. Na minha memória, eram maiores. Foi exatamente nesse lugar em que comemos!!!

http://www.youtube.com/watch?v=PhN4OZVnLZ8

Keilla Colombo disse...

Olha, se eu falar uma coisa vc não vai estranhar?

Eu Nunca Comi Crepes..
Nunca, nunca, nunquinha mesmo, sempre quando tem feirinhas eu vou e tem barraquinha de crespes, nunca me interessei, na verdade nunca nem tinha visto um, mais agora com essas fotos de dar água na boca e essa receita, vou tirar meu atraso..rsrrsrs

Bjão e um ótimo fim de semana!!!

Maria Lúcia disse...

Oi
Mais uma delicia
nesse blog Ki dilícia!!!
Beijos...
Lúcia

Fabi disse...

Keilla: como dizemos em São Paulo, "demorô!". Tente abrir a massa bem fininha numa panela antiaderente grande (como a Wok). Fica diferente.

A todos, obrigada pelos comentários carinhosos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails