Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Pudim de leite condensado

Quer coisa mais simples e deliciosa que pudim de leite condensado? Para mim, tem gosto de família, porque em todo Natal tem pelo menos dois pudins que minha tia faz.

O segredo do pudim da minha tia sempre foi cozinhá-lo naquela forma de banho-maria (uma panela com água na qual se encaixa a forma de anel do pudim, encimadas por uma tampa). Tenho a impressão que o pudim fica mais gostoso na panela que no forno, pois fica com menos "furinhos".

Comprei a fôrma esses dias e no mesmo dia fiz o pudim, que ficou excelente. Comprei uma simplesinha, numa loja de utilidades, mas me arrependi depois por não ter comprado uma melhor. Como era de um alumínio mais "vagabundo", a panela e fôrma ficaram pretinhas, pretinhas onde a água encostou (e olha que coloquei vinagre para evitar isso!)...presentão para lavar depois! Aconselho comprarem a de teflon!

Pudim de leite condensado
  • uma lata de leite condensado
  • duas medidas da lata de leite de vaca
  • 3 ovos passados na peneira (para tirar a pele da gema e o cheiro de ovo)
  • Para a calda de açúcar: uma xícara de açúcar e 1/2 de água
Primeiro faça a calda misturando o açúcar e a água e levando ao fogo até caramelizar. Quando começar a ficar caramelizado, tire do fogo para não amargar. Eu costumo fazer na fôrma do pudim mesmo, direto na chama. Coloco as luvas térmicas e vou girando a fôrma na chama. Muito cuidado para não se queimar!!!

Para o pudim, misturar os três primeiros ingredientes, no liquidificador ou à mão. Para evitar os tais "furinhos" no pudim, que meu marido odeia, eu misturo tudo devagar com uma espátula ou fouet e depois passo para a fôrma (não uso o liquidificador). Na fôrma de banho-maria leva uns 40 minutos (após a água ferver) para ficar pronto. Espete uma faca: se sair limpa, está pronto!

Você pode colocar no fôrno convencional (180 graus), fazendo um banho-maria com outra fôrma e tampando o pudim com papel alumínio. Demora um pouco mais, talvez uma hora.

Pós-post (25/04): Quero me redimir em relação à fôrma que xinguei neste post (rsrsrs). Na segunda vez que a usei, coloquei o suco de meio limão + uma fatia de limão no banho maria e a fôrma não "pretejou"! Ufa!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails