Páginas

domingo, 29 de junho de 2008

Caldo Verde

Mais uma sopinha...essa é portuguesa com certeza!

Minha bisavó e minha mãe sempre fizeram caldo verde em casa e eu odiava. Sexta-feira resolvi fazer um, já que tinha couve picada na geladeira e meu marido queria uma sopa, e gostei do sabor. Acho que o que eu não gostava era do excesso de couve. Colocando pouca, fica com um sabor que me agrada mais e com uma cor mais amarelada.

Tem quem coloque um pacote de sopa de ervilhas, mas eu não recomendo. A receita abaixo é simples, tem gostinho de sopa da vovó e é fácil de fazer (não demora nem 15 minutos)...

Receita para duas pessoas:

  • 3 batatas;
  • meia cebola;
  • 4 dentes de alho;
  • um tablete de caldo de carne ou de legumes;
  • um punhado de linguiça calabresa fatiada frita;
  • um punhado de bacon frito;
  • couve picada bem fina.
Modo de fazer: coloque para cozinhar juntos as batatas, a cebola, os alhos e o caldo. Coloque só a água sufieciente para cobrir os ingredientes. Após cozidos, bata tudo no liquidificador - não jogue toda a água do cozimento agora, verifique a consistência para que fique mesmo um "caldo" grossinho.
Volte a mistura para a panela com o restante dos ingredientes e deixe cozinhar uns 5 minutos. Não esqueça de experimentar e acertar o tempero. Você controla a espessura de seu caldo verde colocando mais ou menos água.
Sirva com um fiozinho de azeite extra virgem e pão, é claro. Os lusitanos não dispensam também um cálice de vinho tinto, por que não?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails