Páginas

domingo, 7 de junho de 2009

Iogurte caseiro

Esta é a receita do iogurte natural caseiro. Sem acrescentar sabor, fica igual àqueles de potinho que compramos no mercado. Adicionando a gelatina e o leite condensado (como vou explicar abaixo), fica igual "Dan'up". Dá para beber no copo ou até comer de colher. Como demora algumas horas para ficar pronto e outras tantas para gelar, recomendo fazer à noite, de um dia para o outro.
  • Um litro de leite UHT (de caixinha) de qualquer tipo, de preferência integral, OU um litro de leite de saquinho (tipo B ou C)
  • Um potinho de iogurte natural pronto de qualquer marca (eu usei o integral)
  • 3 colheres de sopa de leite em pó, se usar leite UHT, ou 1 colher de sopa, se usar leite de saquinho
Para dar sabor:
  • Uma caixinha de gelatina do sabor de sua preferência (ou de pudim, por exemplo, de côco)
  • Uma caixinha de leite condensado
Aqueça o leite UHT até 46ºC. Não precisa ferver se for UHT, basta aquecer. Mas se for de "saquinho" ou "de roça", tem que ferver antes e esperar esfriar até 46ºC (truque: coloque o dedinho no leite - a temperatura correta é aquela em que você aguenta ficar 10 segundos seguidos com o dedo dentro do leite).

Ao atingir a temperatura correta, tire eventuais natas e, numa vasilha/panela com tampa do tamanho certo para a quantidade (não deixar sobrar muito espaço com ar), acrescente o potinho de iogurte (lambuze todos os lados da vasilha), o leite em pó e misture levemente com o leite.

Coloque a vasilha em um local abafado, como dentro do microondas desligado ou dentro de um isopor, enrolada em panos de prato ou jornal. O ambiente eleito deve manter a temperatura "morna" do recipiente por, no mínimo, 6 horas (ideal: 10 a 12 horas) e você não deve mexer no iogurte durante a preparação!

Eu usava a iogurteira "Fun Kitchen" e não usava o leite em pó. Mas, não sei se eu fazia alguma coisa errada, o iogurte ficava com muuuuito soro, mole e cheio de grumos. Abandonei-a.

Achei muito melhor fazer pelo método tradicional, usando uma "tupperware" enrolada no pano e guardando no forno desligado ou no microondas. Faço de noite e, na manhã seguinte, já está perfeito. A adição do leite em pó também diminuiu a quantidade de soro e, por conseguinte, a consistência ficou muito mais cremosa. Veja a foto ao lado.

Aqui já temos o iogurte "natural" cremoso. É só mexer bem e colocar para gelar numa garrafa ou em potinhos individuais.

Para adicionar sabor:

Faça a gelatina só com metade da água indicada na caixinha. Deixe esfriar.
Após fria, misture com uma colher, ou usando o liquidificador: a gelatina, o leite condensado (se não gosta muito doce, não coloque tudo) e o iogurte (1 litro).
Após pronto, coe com uma peneira fina antes de gelar (para eliminar qualquer gruminho).
Agora é só dividir em taças ou colocar em uma garrafa e botar para gelar de novo por umas 12 horas (o meu ficou mais firme no dia seguinte ao que ficou pronto, parecendo com uma mousse mole).
Obs: O liquidificador deixa o iogurte aerado, com aspecto de mousse. Se não quiser esse efeito, misture com uma colher.

Para fazer com sabores de pudim, é só diluir o pó para pudim em metade do leite indicado na caixinha e fazer o mesmo processo indicado acima. Uma amiga minha mistura o pó direto no iogurte. Você escolhe.

Li em um fórum algumas pessoas que batem o iogurte com Tang e dizem que fica bom...não me agradou a idéia de perverter o iogurte caseirinho com o industrializado Tang (embora a gelatina não fique longe...), mas, fica aí a dica.
  • Para fazer iogurte com base de morangos em calda, tipo "Dan Fruit" ou "Dupli":

É só fazer um doce com morangos picados e um pouco de açúcar cristal. Não precisa colocar água. Leve ao fogo e deixe metade da água que os morangos soltarem evaporar. Deixe esfriar e use. Se você fizer o iogurte sabor morango com os morangos em calda, seu iogurte vai ficar "igualzinho" ao industrial!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails