Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cheesecake rápido de ricota e goiabada


Essa receita "assemelha-se" só um pouco ao cheesecake original, já que este é assado e aquela não. Mas é fácil de fazer e fica muito gostosa, além de ser uma sobremesa "chique". Ah, e fica também bem mais barata, pois o cheesecake original leva 3 embalagens de cream cheese (a um custo de +/-12 reais, sem contar as indispensáveis e também caras amoras para a calda), enquanto que a receita que posto agora leva só uma embalagem de ricota, que custa uns 4 reais e vai muito bem com meio pacote de goiabada como cobertura, que vai custar menos de 2 reais.
Para a massa:
  • um pacote e meio de biscoito maizena
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente

Misturar com uma colher ou com as mãos, formando uma farofa, e forrar uma fôrma de aro removível (preferencialmente) apertando bem a farofa contra o fundo e os lados da fôrma. Não precisa fazer muito alto nos lados, bastam uns 3 cm. Se você não tiver uma fôrma de aro removível, pode fazer em qualquer uma redonda, mas só coma a torta pelo menos 24h depois de feita, pois a umidade adquirida ajuda a desgrudar a massa da fôrma.

Para o recheio:
  • uma lata de leite condensado
  • 300g de ricota (quase um pacote inteiro, que tem 400g)
  • uma lata de creme de leite
  • um pacotinho de gelatina sem sabor, dissolvida de acordo com as instruções da embalagem
É só bater os três primeiros ingredientes no liquidificador e misturar bem a gelatina derretida com uma colher. Despejar sobre a fôrma com a massa de biscoitos e levar para gelar por, pelo menos, 2 horas (melhor de um dia para o outro).

Para a calda:

  • meio pacote (do pequeno) de goiabada (a tradicional, pois a cascão não derrete fácil)
  • meio copo de água
Leve ao fogo e mexa até desfazer a goiabada por completo. Deixe esfriar e aplique a calda sobre a torta gelada. Você pode também, alternativamente, usar um vidro de geléia de goiabada ou outro sabor de sua preferência, também dissolvida em um pouco de água.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola uma duvida na ricota pode colocar requeijao? eu conheço uma receita que vai requeijao so que a que eu tenho uma que vai muitos ingredientes e achei essa mais simple... estou esperando a resposta obrigada laizafelix@hotmail.com me mande a resposta no meu email.

Fabi disse...

Olá, "anônimo". Sim, eu conheço uma receita da Isamara Amâncio, de cheesecake de chocolate, que é feita com requeijão. Mas é outra receita, e nem me lembro se vai ao forno. Essa aí é com ricota: bem mais simples (na forma de fazer e no sabor também) e não vai no forno. É uma receita prática, para o dia-a-dia, mas fica bem gostosa com goiabada. Não recomendo mudar, porque não sei qual será o resultado. Muito provavelmente ficará mole (e salgado). Se quiser a receita do cheesecake super tradicional, clique no menu ao lado em "New York Style Cheesecake", que é mais elaborada (e cara) e leva como ingrediente básico o cream cheese. Abs.

Anônimo disse...

boa tarde, por favor me tire uma dúvida, no inicio da receita voce fala que a diferença dessa receita é que ela é cozida e a outra não, e no final voce fala que é só levar a geladeira por duas horas. Afinal o que é o certo? obrigado stella maris

Fabi disse...

Olá. Eu digo que o cheesecake original de Nova York é assado. Existe uma receita aqui no blog muito boa. Esse de ricota e goiabada não é, como ensina a receita. Acho que você se confundiu com os pronomes demonstrativos que usei na primeira linha. Abs.

Unknown disse...

Olá!

Vou preparar pela primeira vez.
Gostaria de saber se posso usar o creamcheese no lugar da ricota?
Obrigada? ♥

Fabi disse...

Olá, Mariana. Esse aí não sei se da certo com cream cheese, mas acho que sim por causa da gelatina! Tem duas receitas de cheesecake com cream cheese aqui no blog, mas são de ir ao forno. Essa aí de cima é apenas um "similar". Abs.

Fabi disse...

Olá, Mariana. Esse aí não sei se da certo com cream cheese, mas acho que sim por causa da gelatina! Tem duas receitas de cheesecake com cream cheese aqui no blog, mas são de ir ao forno. Essa aí de cima é apenas um "similar". Abs.

Unknown disse...

Pode fazer com cream cheese sim é só acrescentar um CX de creme de leite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails