Páginas

sábado, 4 de abril de 2009

Ovo de Páscoa Trufado e de Beijinho


Fazer ovo de páscoa é fácil, mas pode fazer muuuuita sujeira! Então a primeira dica para quem vai se aventurar em fazer alguma coisa com chocolate derretido é: evitar lambuzar as mãos e os utensílios! Deixe sempre um paninho limpo e úmido por perto para limpar as mãos e os cabos dos garfos e colheres. Utensílios próprios para banho em chocolate são muito bem vindos (tem uns baratinhos de plástico na revista de vendas da Avon Casa!).

Bem, os sabores que escolhi foram: trufa e beijinho. Cada receita abaixo dá para rechear as duas metades de um ovo de 500g e ainda sobra um pouco (dependendo da "generosidade") para enrolar alguns bombons. Logo, as receitas fazem dois ovos OU um ovo meio a meio e muitos bombonzinhos...

Para a trufa (receita da Casa Gourmet Arno):
  • 1 lata de creme de leite
  • 400g de chocolate meio amargo para cobertura
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 50g de margarina em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de conhaque ou uísque
Numa panela aqueça o creme de leite em banho-maria (não deixe a água ferver). Junte o chocolate meio amargo, mexendo até obter uma massa homogênea. Retire do banho-maria, acrescente o chocolate em pó, a margarina e o conhaque, misture bem e leve à geladeira de um dia para o outro.
Outro modo de fazer: você pode também derreter 2/3 do chocolate no microondas (3 minutos na potência máxima, parando e mexendo a cada minuto), misturar depois o restante do chocolate até derreter e, por último, os demais ingredientes.
No outro dia, a trufa gelada fica durinha. Esse ponto é bom para enrolar e fazer bombons, mas para rechear será necessário esquentar só uns segundinhos no microondas, para torná-la maleável.
Dica: para fazer trufas de cereja, coloque uma cereja no meio de cada bolinha de trufa e banhe no chocolate, enfeitando o topo com um pedacinho de cereja.

Para o beijinho:
  • uma lata de leite condensado
  • um pacotinho de 100g de côco ralado sem açúcar (pode ser 50g do côco fino e 50g dos flocos, fica mais gostoso!)
  • duas colheres de sopa de manteiga sem sal
Levar ao fogo os ingredientes, mexendo sempre até o doce tomar consistência e desgrudar do fundo da panela. Deixar na geladeira também de um dia para o outro.

Para o ovo:
  • 500g de chocolate meio amargo (ou outro de sua preferência) para cobertura (eu usei o da marca Garoto)
  • uma fôrma de ovo de páscoa de 500g, à venda em casa especializadas
Derreter 2/3 do chocolate no microondas (3 minutos na potência máxima, parando e mexendo a cada minuto até derreter completamente). Retirar e juntar o 1/3 do chocolate restante e deixar derreter.
Você pode também derreter em banho maria, sem deixar a água do banho ferver.
A embalagem do chocolate da Garoto dizia que não precisava dar choque térmico, mas todo mundo diz que precisa dar esse choque para evitar que o chocolate derreta depois só com o calor das mãos, por exemplo.
Na dúvida, dei o tal choque térmico, mas ao invés de jogar o chocolate no mármore (achei que faria muita sujeira!), simplesmente coloquei a vasilha do chocolate dentro de uma vasilha maior com água e gelo e mexi até o chocolate esfriar: teste colocando um pouco sobre o lábio inferior; você deve sentir o chocolate frio. Nesse ponto, está pronto para espalhar sobre a fôrma.
Faça uma casca fina, pois vamos rechear, certo? Apóie sobre uma tábua forrada com papel manteiga, com a boca para baixo, e leve à geladeira por 5 minutos.
Retire e aplique o recheio de sua preferência. No caso de ser usada a trufa aquecida (para amolecer), tem que voltar a fôrma à geladeira, 5 minutos com a boca para baixo e 5 mintos com a boca para cima, para dar uma endurecida no recheio.
Retire e aplique a segunda camada de chocolate, repetindo o processo, com cuidado para não deixar muito grosso - para valorizar o recheio.
Você deve deixar na geladeira até o chocolate "esbranquiçar" na fôrma (significa que ele está "descolando" da fôrma), quando ele desenformará facilmente.
Evite colocar os dedos sobre o chocolate pronto (use luvas). Recheie com bombons e embale o ovo em papel metalizado e papel celofane transparente (os coloridos soltam tinta!).

6 comentários:

Ana disse...

Ficou ótimo!!! Muuuito melhor que ovo comprado! Parabéns, Fabi!

Anônimo disse...

que delícia vou fazer obrigada por compartilhar essas receitas ameiiiii vou fazer pra esse final de semana ...um abraçooo

Lilian

coelha disse...

vc disse certo faz uma bagunça danada mais é uma bagunça gostosa

Fabi disse...

Oi, coelha! Olha, eu minimizo bastante a bagunça usando papel manteiga. Forro todos os lugares em que posso apoiar alguma colher ou as fôrmas com papel manteiga (veja na foto!) e depois é só jogar no lixo. Esse ano não vou animar de fazer ovo de páscoa...vou fazer cupcakes de cenoura na sexta. Estou numa fase "light". Semana que vem coloco a receita! Abs.

Anônimo disse...

receitas deliciosas

Anônimo disse...

Vou fazer uns 4. e vou pagar o preço de 1. bem melhor!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails