Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Massa de macarrão caseira

Sempre achei que fazer massa em casa era super difícil. Especialmente porque eu não tinha o cilindro de macarrão.

Um dia desses, tomei coragem e resolvi testar a receita só com a força de meus braços e meu velho rolo de macarrão. Peguei por base a receita do blog "Da minha cozinha", mas não usei só semolina, porque não queria acabar com a minha (item raro aqui no interior de Minas). Fiz a receita com metade de semolina, metade de farinha comum. Aliás, receita facílima, sem nenhum mistério:

  • para cada 100 g de farinha (semolina ou trigo), um ovo.
  • Obs: 100 g de farinha = 2/3 de xícara de chá
Uma dica de um amigo italiano foi importantíssima (para que eu não jogasse tudo no lixo antes mesmo de começar a abrir a massa). Ele disse: "o que você precisa saber é que a massa deve ficar dura!". :-O


Indeed, Marco! Nossa, achei que ela nunca ia abrir...mas não é que, de repente, ela vai ficando maleável e vai abrindo fininha e, ao mesmo tempo, firme. Devem ser as tais "cadeias de glúten" que vão se formando. Confesso que tive que agregar umas gotinhas de água para começar a trabalhar, pois ficou bem dura. É preciso força e perseverança! O braço dói um pouquinho no dia seguinte, mas é o tipo de esforço que recompensa com o orgulho do "eu consegui de primeira!".

Eu fiz a massa com 200g de farinha (calcule cada 100g + 1 ovo por pessoa) . Separei-a em 3 partes, para abri-la mais facilmente. Enfarinhe bem a superfície e vá passando o rolo para lá e para cá, pressionando-o bem, até a massa começar a ficar "translúcida", assim:


Se você tiver o cilindro é mais fácil, mas não muito mais. Trabalhar com a máquina de macarrão é uma tarefa um pouco ingrata, porque você precisará de ajuda de alguém para virar a manivela enquanto você encaixa a massa no cilindro (várias vezes, até afinar), sem contar o peso da maquininha e a necessária limpeza posterior.

Depois de aberta, você pode cortar a massa no formato que desejar: talharim grosso ou fino, lasanha, etc., e colocar em um varal (ou simplesmente estendida em algum lugar) para secar. Ou então, use a massa imediatamente, fazendo rondelis, capeletis ou raviolis. Eu fiz uns raviolis redondinhos, abrindo a massa, empregando o recheio, molhando com os dedos em volta do contorno de cada um, jogando outra massa aberta por cima e cortando, com a ajuda de um molde.


Recheio sugerido: queijo, tomate e manjericão. Bem suave. Para recheios com carne, recomendo o que a vó de meu marido faz: moer meio a meio carne de porco e de boi e temperar muito bem com sal, bastante noz moscada e um pouco de queijo ralado ou farinha para dar liga. Refogar e desprezar alguma água que solte.


Mangia che te fa bene!


6 comentários:

Larissa Nóbrega disse...

Do jeito que você fez não precisa esperar pra secar? Eu tenho a maiorrrr vontade de fazer massa caseira, mas confesso que sempre achei que fosse um bicho de 7 cabeças.

Fabi disse...

Não precisa secar não, Larissa. É a chamada "massa fresca". E se você pensa que fica mole, não fica não! Fica bem "al dente" (também porque usei semolina). As massas recheadas tem que ser frescas, senão o recheio pode estragar.
A família do meu marido faz capeletis. Eles são espalhados por tampas de caixas de pizza (guardadas para este fim) para secarem um pouquinho, mas depois devem ir para a geladeira ou para a panela.
Pode fazer que é fácil! Só não dá para abrir "finíssima" com o rolo (como eu disse, é dura...tem que fazer força), mas eu não senti que precisasse ser mais fina do que ficou. Depois volte e conte como ficou! Abs.

BM pães,tortas e cia disse...

quero fazer essa massa mas para ser usada para outros dias tem como?já fiz massa caseira deixei secar mas quando cozinhei a massa demorou muito para cozinhar
o que devo fazer
?é que meu filho gosta muito da massa caseira e moro em outra cidade e meu cilindro é grande para ser transportado rs
obrigada

Fabi disse...

Oi, "BM". Eu não sei responder isso. Sou apenas uma pessoa que experimenta as receitas...Mas eu não achei que a massa demorou para cozinhar não. Já usei macarrão seco feito pela vó de meu marido e também não demorou para cozinhar. Realmente transportar a máquina de macarrão é difícil, mas, como você deve ter lido aí em cima, dá para fazer com o rolo! Abs.

Nil disse...

Kidílicia. Eu amei. Mas sabe, certa vez eu fiz uma massa e eu tive dores horríveis nos braços, de tanto amassar... E vc?

Fabi disse...

Sim, Nil. Conforme eu falo no post, o braço dói um pouquinho no dia seguinte. Não chegaram a ser "horríveis" como você disse, mas as dores são parecidas com o "pós-pilates" (rsrsrs). Olha, tem muita massa industrializada gostosa. Eu gosto muito da Santa Amália e De Cecco. Mas as recheadas (e até as de lasanha) deixam muito a desejar! São ruinzinhas, não cozinham direito...ou a gente faz em casa ou compramos na rotisserie, não é? Abs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails