Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pudim de leite em pó

Essa receita é para a leitora CLAUDIANE/ BRASIL, que pediu em um comentário um pudim que não levasse leite condensado, pois na Turquia, onde ela mora, não existe esse ingrediente.

Na mesma semana, meu marido comeu esse pudim que é feito com leite em pó. Fica igualzinho pudim de leite condensado, mas sem aqueles "furinhos". Consegui a receita, testei e agora coloco no blog.

Mas C. Cristina, você pode fazer seu próprio leite condensado caseiro com leite em pó também. Tem algumas receitas aqui.

Pudim de leite em pó (dá um pudim grande ou 2 fôrmas de 15 cm!)
  • 600 g de leite integral em pó
  • 3 ovos
  • 1 copo tipo americano de açúcar (+/- 140g)
  • 1,5 litro de água filtrada
  • outro copo de açúcar para a calda
Verifique a capacidade em litros de seu liquidificador. Como a receita é grande e, em geral, os copos de liquidificador são de 1,5L, eu tive que misturar os ingredientes primeiro numa jarra grande e bater aos poucos até ficar tudo completamente misturado.

Coloque sua(s) fôrma(s) na chama do fogão com o copo de açúcar para calda e derreta-o até virar caramelo. Vá girando, use fogue baixo e não atenda o telefone agora, para não queimar! Eu gosto de lambuzar com a calda os lados da fôrma também.

Derrame a mistura do pudim na fôrma com o caramelo e leve para assar em banho-maria (fogo baixo) por uma hora*. Atenção: você pode usar fôrmas próprias para isso ou uma simples panela em que a fôrma encaixe, ou, ainda, fazer o banho-maria no fôrno (demora mais). Mas o mais importante é VEDAR BEM A FÔRMA - de preferência com papel alumínio - para não entrar água nem vapor! SE ENTRAR ÁGUA, ADEUS PUDIM! Também evite encher demais a panela/fôrma do banho-maria, porque ao borbulhar, a água espirra para cima e pode cair no pudim.

Leve à geladeira só depois de frio. Nada de tampar nem de levar pudim quente pra geladeira, pois enche de água!

*O meu pudim ficou um pouco mole...acho que tirei antes do tempo. Mesmo assim, ficou bom, super cremoso e até deu para desenformar no dia seguinte. Mas faça o teste com uma faca para saber se está assado: se sair limpinha, está. Na dúvida, deixe mais um tempinho.

2 comentários:

Ariane Frias disse...

Testei essa receita e achei muito boa. Fica "menos enjoativa" ( o que significa que dá pra comer mais....rs ) em relação do leite condensado e, assim como o seu da foto, ficou meio mole e com certeza precisa ficar um pouquinho mais assando.

Fabi disse...

Ariane, os ponto do pudim sempre "me pega". Ou deixo demais ou de menos (grrrr). Mas olhando de novo essa receita, acho que talvez diminuindo um pouquinho da água (inventando moda!)...quem sabe? rs...Eu tenho uma receita, que, na verdade, é da Rainhas do Lar, de um pudim de leite condensado sem furinhos que fica DELICIOSA! Postarei em breve! Bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails