Páginas

domingo, 7 de março de 2010

Bombas (massa choux)

A massa choux é aquela com a qual fazemos "carolinas", "eclairs", "bombas de chocolate".

A receita é facílima, embora requeira um pouco de "muque". No entanto, é preciso ficar "esperta" com a consistência final da massa, após adicionar os ovos. Há receitas que mandam colocar 3 ovos, outras 4 e eu usei 5 (dos caipiras pequenos ou de "galinha garnizé").

Portanto, o mais certo é talvez explicar como a massa deve ficar ao final. A massa não pode ficar muito consistente, pesada, oleosa, a ponto de bater a colher e ela desgrudar completamente...No ponto certo ela fica um pouco grudentinha e perde um pouco do brilho oleoso. Vá acrescentando os ovos um a um e observe quando a massa amacia e fica mais leve (fica até mais clarinha de repente).

Eu retirei a receita daqui, onde há uma foto da massa pronta e um passo-a-passo. Mudei a quantidade de açúcar e acho que o sal podia ser só uma pitada (a minha massa ficou salgada com a colher de chá da receita original!).
  • 100g de manteiga
  • 250 ml de água
  • 150 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 4 ovos médios*
Misture a manteiga com a água e deixe ferver. Adicione a farinha misturada com o açúcar e o sal e mexa vigorosamente até alisar. Leve novamente ao fogo para secar a massa. Retire do fogo e acrescente os ovos batidos, um a um, até a massa ficar no ponto que comentei acima (veja a foto no link).

Coloque a massa num saco de confeiteiro e faça "cobrinhas" do tamanho e espessura que você quiser (para bombas e eclairs) e "pingos" grandes para carolinas. Leve para assar a 200 graus até dourar.
* Dica: faça um teste com uma primeira bomba. Caso a massa não "inche" no forno e se transforme na bomba, é porque falta ovo. Acrescente mais um ovo na massa crua e repita o teste.

A massa fica oca. Recheie com brigadeiro mole, doce de leite, creme de confeiteiro (é o meu preferido!), sorvete. Para rechear basta fazer um furo na base e aplicar o recheio com o bico do saco de confeitar. Cubra com chocolate ou fondant.

Você pode também fazer um corte longitudinal e abrir a bomba levemente ao meio (sem chegar a parti-la em duas partes), rechear com o creme de confeiteiro (ou "creme patissière"), enfeitar com pedacinhos de frutas (pêssego em calda, uva, maçã, cereja) e cobrir com geléia de brilho (receitas em breve).

Achei esse vídeo no Youtube (em inglês) - a receita possui quantidades diferentes - mas achei legal postar para vocês verem como se faz a massa, consistência e - curiosidade - mostrar que o ponto da massa foi atingido pela "Mrs. Foxbytes" com "3 ovos e meio"! http://www.youtube.com/watch?v=2shWInNLyuw

2 comentários:

Stella disse...

oi , gostaria de saber qual foi o BICO que vc usou para fazer a bombinha
Obrigada
Stella

Fabi disse...

Oi, Stella. Infelizmente eu não tenho grandes bicos de confeitar (meu sonho de consumo culinário). Eu fiz essas aí com uns de plástico, desses bem simplesinhos. Mas o ideal é um perlê largo, talvez 12 (de 1,5/2 cm)...não sei dizer. Ele cresce bastante. Pode até ser um saco plástico cortado na ponta. Abs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails