A massa choux é aquela com a qual fazemos "carolinas", "eclairs", "bombas de chocolate".
A receita é facílima, embora requeira um pouco de "muque". No entanto, é preciso ficar "esperta" com a consistência final da massa, após adicionar os ovos. Há receitas que mandam colocar 3 ovos, outras 4 e eu usei 5 (dos caipiras pequenos ou de "galinha garnizé").
Portanto, o mais certo é talvez explicar como a massa deve ficar ao final. A massa não pode ficar muito consistente, pesada, oleosa, a ponto de bater a colher e ela desgrudar completamente...No ponto certo ela fica um pouco grudentinha e perde um pouco do brilho oleoso. Vá acrescentando os ovos um a um e observe quando a massa amacia e fica mais leve (fica até mais clarinha de repente).
Eu retirei a receita daqui, onde há uma foto da massa pronta e um passo-a-passo. Mudei a quantidade de açúcar e acho que o sal podia ser só uma pitada (a minha massa ficou salgada com a colher de chá da receita original!).
- 100g de manteiga
- 250 ml de água
- 150 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 4 ovos médios*
Misture a manteiga com a água e deixe ferver. Adicione a farinha misturada com o açúcar e o sal e mexa vigorosamente até alisar. Leve novamente ao fogo para secar a massa. Retire do fogo e acrescente os ovos batidos, um a um, até a massa ficar no ponto que comentei acima (veja a foto no link).
Coloque a massa num saco de confeiteiro e faça "cobrinhas" do tamanho e espessura que você quiser (para bombas e eclairs) e "pingos" grandes para carolinas. Leve para assar a 200 graus até dourar.
* Dica: faça um teste com uma primeira bomba. Caso a massa não "inche" no forno e se transforme na bomba, é porque falta ovo. Acrescente mais um ovo na massa crua e repita o teste.
A massa fica oca. Recheie com brigadeiro mole, doce de leite, creme de confeiteiro (é o meu preferido!), sorvete. Para rechear basta fazer um furo na base e aplicar o recheio com o bico do saco de confeitar. Cubra com chocolate ou fondant.

Você pode também fazer um corte longitudinal e abrir a bomba levemente ao meio (sem chegar a parti-la em duas partes), rechear com o creme de confeiteiro (ou "creme patissière"), enfeitar com pedacinhos de frutas (pêssego em calda, uva, maçã, cereja) e cobrir com geléia de brilho (receitas em breve).
Achei esse vídeo no Youtube (em inglês) - a receita possui quantidades diferentes - mas achei legal postar para vocês verem como se faz a massa, consistência e - curiosidade - mostrar que o ponto da massa foi atingido pela "Mrs. Foxbytes" com "3 ovos e meio"! http://www.youtube.com/watch?v=2shWInNLyuw
2 comentários:
oi , gostaria de saber qual foi o BICO que vc usou para fazer a bombinha
Obrigada
Stella
Oi, Stella. Infelizmente eu não tenho grandes bicos de confeitar (meu sonho de consumo culinário). Eu fiz essas aí com uns de plástico, desses bem simplesinhos. Mas o ideal é um perlê largo, talvez 12 (de 1,5/2 cm)...não sei dizer. Ele cresce bastante. Pode até ser um saco plástico cortado na ponta. Abs.
Postar um comentário