Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Antepasto de Berinjela

É muuuuito fácil fazer este antepasto de berinjela. E fica parecendo que você comprou em alguma tratoria, perfeito!

Para uma quantidade suficiente para encher uma vasilha média, eu coloco num pirex refratário:

1 berinjela grande cortada em tirinhas
1 pimentão verde pequeno cortado em tirinhas
1 pimentão amarelo pequeno cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tirinhas
1 cebola grande cortada em tirinhas
algumas azeitonas sem caroço cortadas em rodelas
um punhado de uvas passas (desidratadas mesmo. Ameixas também vão muito bem...)
regar com bastante azeite (não encharcar)
regar com um poquinho de vinagre (cuidado para não azedar...eu só ponho um fiozinho mesmo, ao contrário da maioria das receitas que mandam colocar uma xícara ou mais...)
Orégano a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Misture tudo e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200°C por mais ou menos 1 hora. Após 15 minutos você tira um pouco para provar o tempero...se estiver azedo por causa do vinagre, eu acrescento uma pitada de açúcar, pois gosto do antepasto agridoce. Acerte também o azeite nessa hora, porque, se faltar, pode começar a grudar na fôrma. O ponto de tirar do forno é quando a berinjela está escura e macia.

Após frio, guarde na geladeira. Nos dias seguintes fica mais gostosa.

Esta receita já foi testada e aprovada várias vezes. Eu só recomendo não usar cebola roxa, pois acho que o gosto fica amargo.

5 comentários:

Unknown disse...

Experimente fazer a receita deste antepasto, da mesma forma descrita acima, só que na panela de pressão, O EFETIO É O MESMO e fica pronto em 3 minutos, após pino começar a girar!!!!

Unknown disse...

ah!!! depois de pronto eu coloco um pouco de salsinha bem picada. Aumenta o saber e dá um toque especial ao visual!!!!

Fabi disse...

Spaulini, obrigada pela dica. Já sabia que dava para fazer na panela (inclusive já comi) e fica mesmo igual.
Só não sei se gosto da salsinha neste antepasto, embora eu ame salsa! Geralmente esse antepasto pode ficar na geladeira vários dias, cada vez mais gostoso, e com a salsa talvez não tenha a mesma durabilidade, já que se usa crua. Mas para quem quiser testar, vale a dica! Bjs.

Marilda Santos disse...

Ainda bem que achei uma receita parecida com a dos antepastos que comi....faz tempo que eu estou querendo fazer...vou experimentar essa receita e valeu a dica de colocá-lo na panela de pressão...Se ficar bom mesmo eu retorno para comentar aqui no blog...

Fabi disse...

Bem, eu acabei de fazer o antepasto na panela de pressão. Aqui vai meu veredicto: eu acho que no forno fica melhor. Mais vistoso, brilhante e muito menos "aguado". Acho que o maior problema da panela de pressão é não poder experimentar o tempero e corrigi-lo no meio da preparação, além de ser muito rápido: eu coloquei só 2 minutos e achei que já passou do ponto (ficou meio mole para o meu gosto). Acho que ficou com cara de "refogado" mais do que de "antepasto", pois quando eu faço no forno, ao tirar (os vegetais ficam mais ou menos fritinhos e secos), eu rego com mais azeite e vira aquela "festa" de sabor, o que não deu pra fazer com o da panela, pois ficou meio aguadinho. Mas valeu! Aposto que também está gostoso (eu só como depois de resfriado) e a economia de gás é indiscutível!!! Esse é o ponto positivo, pois no forno é mais de hora! Bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails