Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Bolo de Fubá Fofinho


Esse bolo fica muito fofinho e bem leve. A receita é da minha amiga Dani e é mega fácil de fazer!

Eiii, Dani, olha aí seu quitute!!!

Medida - um copo americano = 200 ml
  • 4 ovos inteiros
  • 2 copos de açúcar
  • 1 copo de óleo
  • 1 copo de suco de laranja (não precisa coar)
  • 1 pitada de sal
Bata os ingredientes acima até misturar. Depois, acrescente e bata:
  • 1 copo de fubá mimoso
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • opcional: 1 colher (chá) de erva-doce
Unte uma forma (retangular, 30 cm) com manteiga e polvilhe com açúcar misturado com canela. Derrame a massa e leve para assar a 180 graus por 30/35 minutos. Faça o teste do palito.
Após assar e ainda quente, polvilhe mais um pouquinho de açúcar com canela por cima do bolo (não exagere, senão fica muito doce!).

Ainda quero experimentar essa mesma massa acrescentando um pacotinho de queijo ralado e outro de côco ralado entre uma camada e outra do bolo. Deve ficar jóia, hein, Dani?

9 comentários:

Dani disse...

Eii Fabiana,
Essa idéia é ótima... Se der certo, deve ficar uma delícia!!
Quitute fácil e gostoso, é comigo mesma... hehehe...
Bjkasss...
Dani...

Anônimo disse...

Fiz este bolo de fubá e não deu certo. Ele ficou meio embatumado e não cresceu. Eu testei o fermento e estava bom. Gostaria de saber se o copo medida é mesmo americano 200ml ou de requeijão de 240ml. Pois a massa ficou meio mole. grata

Fabi disse...

Olá. Não faço idéia no que pode ter dado errado no seu bolo. Eu já fiz 2 vezes (e comi o da Dani) e todos ficaram maravilhosos. É o melhor bolo de fubá, na minha opinião.
Talvez o fubá ou a farinha estavam um pouquinho velhos? Ou você não pré-aqueceu o forno, abriu o forno, usou uma fôrma pequena e o bolo ficou alto (tem que assar numa fôrma retangular grande)...? Não sei. Só sei que cozinhar tem dessas coisas! O copo americano é aquele de "padaria", sabe? Nas medidas "líquidas" ele tem de 190 a 200 ml. É muito usado nas medidas aqui de Minas Gerais assim: "até a risca". Não é o de requeijão, não.
Não desista desta receita, não. Ela é ótima!!!
Abs., Fabi.

Luciana disse...

Fiz este bolo e a receita é otima...fica fofinho super gostoso...
como eu não tinha laranja substitui por leite e ficou otimo...obrigada por compartilhar esta receita...abraços

Anônimo disse...

Óla Fabi acabei de ler o seu comentário e gostaria de saber se este bolo é batido na batedeira ou no liquidificador, vou tentar fazer novamente pois fiquei com uma vontade danada de saborear. Bem eu bati no liquidificador talvez seja isso que deu errado. Obrigada por ter respondido.

Fabi disse...

Sim, pode ser feito no liquidificador. Você usou o fubá mimoso? Aquele fininho? Eu tenho restrições em relação a algumas marcas de fubá, mais "arenosas" ou grossas. O bolo fica embatumado com elas. Procure sempre um fubá bem fininho e misturar o bolo beeeem misturado. Não sei maos em que posso ajudar...acho que vou testar essa receita de novo essa semana, aí coloco num post novo o resultado, ok? Abs.

Suh disse...

Olá, Fiz esse bolo e ficou simplismente maravilhoso, fiquei um pouco com medo já que não tenho muito dom para a cozinha..rss, mas o bolo realmente ficou ótimo. Ah! acrescentei a massa um pouco de côco ralado ficou muito bom, se puder gostaria que postasse a receita com aquela opção de uma camada de queijo e outra de coco ralado. Parabéns pelo blog ;D

Anônimo disse...

Oii flor queriia fazer esse boolo mais só tenho o fuba italiano akele medio sab ...Sera que da pra fazeer ....Obg bjoos

Fabi disse...

Hum...não sei como é esse fubá. Acho que, se for grosso (como o de fazer polenta), não dá certo porque deve ir para o fundo da fôrma...procure receitas específicas como "bolo de fubá italiano". Para essa receita tem que ser o mimoso. Abs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails