Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pão de açúcar (rosca flor com recheio de goiabada)

Viram que tentação? A massa desse pão doce (ou rosca, como chamam aqui em Minas - ainda que não tenha um formato de rosca!) fica suuuuuper macia, é uma delícia! A receita original saiu de uma comunidade no Orkut, só com receitas para máquina de fazer pão (mfp, para os íntimos), que é um verdadeiro "achado" (se você é registrado no Orkut, clique aqui para ver). Tem muitas receitas e dicas bem legais!

Eu diminui em 25% as medidas dessa receita ("pão de açúcar") para a quantidade dar só uma rosca média. Acabou saindo uma rosca "flor" e mais uma trancinha pequena, ou seja, a massa rende bastante! Também resolvi rechear com goiabada, mas você pode colocar o que quiser (creme de confeiteiro e côco é minha próxima pedida!). Vou colocar aqui a receita do modo que eu fiz:

Colocar os ingredientes na máquina de pão, na seguinte ordem (use as medidas da mfp):
  • 180 ml de água morna
  • 3/4 de colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 ovo inteiro batido
  • 3/4 de colher (chá) de sal
  • 3 e 3/4 de colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de margarina (exceto light!)
  • 3/4 de colher (sopa) de óleo
  • 3 copos de farinha de trigo (verificar, enquanto bate, se precisa mais)
  • 2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)
Coloque no ciclo massas e deixe bater até começar a crescer. No começo da sova, olhe a massa para ver se ela está pedindo um pouco mais de farinha, ou seja, se está grudenta. Isso depende do tamanho do ovo que você usar. No meu caso, tive que acrescentar duas colheres de sobremesa de farinha.

Quando parar de bater, retire a massa da cuba e divida em bolinhas do mesmo tamanho. Eu fiz 10, sendo que couberam 8 na minha assadeira redonda, com as quais fiz a "rosca flor", e, com as 2 que sobraram, fiz uma trança. Mas isso depende do tamanho da sua assadeira e do que você quiser fazer...use a imaginação! Veja idéias ótimas de como abrir a massa de maneira criativa: clique aqui.

Unte uma assadeira com um pouco de manteiga ou margarina. Abra cada bolinha com as mãos e ponha um pedaço generoso de goiabada no centro. Feche bem as pontas, fazendo uma "trouxinha". Vire a parte do fechamento para baixo e coloque na fôrma, uma bolinha ao lado da outra, deixando um espaço de 1,5 cm entre elas e a lateral da fôrma. Coloque a massa para crescer, coberta com um pano, até dobrar de volume (mais ou menos uma hora) - as bolinhas vão "grudar" uma na outra.

Se preferir fazer a trança, faça 3 ou 4 bolas de massa. Role as bolinhas de massa de modo a fazer o formato de cobrinhas e abra cada uma, achatando-as com as mãos. Coloque uma fileira de pedacinhos de goiabada e feche de novo as "cobrinhas" unindo bem as pontas (não deixe brechas). Una a ponta das "cobrinhas" recheadas - já em cima da fôrma untada - e vá trançando-as. Deixe crescer.

Após dobrar de volume, pincele uma gema sobre a massa e leve para assar a 200 graus. A minha assou em 25 minutos! Não asse demais para não ficar dura na casca!

Dica bacana: Para dar aquele brilho bonito na sua rosca, ferva meia xícara de leite com meia xícara de açúcar. Após a massa já estar coradinha, uns 5 minutos antes de estar pronta, abra o forno e pincele generosamente a mistura sobre a massa. Eu não usei tudo, sobrou um pouco. Você também pode pincelar um pouco depois que sair do forno, ainda bem quente.

Um comentário:

Maria Lúcia disse...

Oi
Que delícia.
Bom feriado.
Beijos...
Lúcia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails