Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mousse de chocolate perfeita

Essa receita é clássica: eu sempre a fiz, desde adolescente, e todo mundo adora. Mas eu não lembrava da receita, nem tinha anotada em lugar nenhum! Forcei e forcei a cachola até me lembrar!

A mousse fica durinha e cremosa sem precisar de gelatina (vejam na foto). O segredo é trabalhar bem e corretamente os ovos e - claro - comer bem geladinha (+/- 4 a 6 graus Celsius). Ou seja, nada de deixar fora da geladeira enfeitando a mesa do jantar! Você precisará de uma batedeira (e eu sempre falo da planetária porque eu realmente acho que faz uma diferença incrível no volume dos ovos!).

A mousse típica francesa é feita com ovos crus e sem creme de leite. Sei que há quem tenha restrição, mas eu não me importo nem um pouco em usar ovos crus. Porém acho que o creme de leite dá um gostinho bom...e ajuda na consistência, claro, por isso uso. Bem, essa é a "minha" mousse de chocolate, portanto é a...

...Mousse de chocolate da Fabi
  • 200 gramas de chocolate meio-amargo (não use o "ao leite"...não fica nem de perto igual!)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 4 ovos (claras e gemas separadas, gemas preferencialmente passadas na peneira)
  • uma caixinha de creme de leite
  • uma pitada de sal
  • duas colheres de sopa de licor de sua preferência ou rum ou de café bem forte
  • um colher de chá de essência de baunilha ou amêndoas
Bata as gemas com o açúcar e a essência em velocidade alta por vários minutos até que elas passem de amarelas para "esbranquiçadas". Não tenha pressa, demora um pouco (uns 6 ou 7 minutos mais ou menos).
Enquanto bate as gemas, derreta o chocolate com o creme de leite e o licor em banho maria. Alternativamente, você pode simplesmente derreter o chocolate no microondas (1,5 minuto basta) e depois misturá-lo ao creme de leite e ao licor até ficarem bem homogêneos.
Agregue a mistura de chocolate + creme de leite às gemas, *sem bater*, usando apenas uma espátula ou fouet levemente, para não perder muito do aerado da gemada. Deixe descansando enquanto bate as claras em neve.
Bata as claras em ponto de neve firme, usando uma pitada de sal.
Agregar as claras à outra mistura MUITO DELICADAMENTE, fazendo movimentos de BAIXO PARA CIMA. Não seja impaciente, pois os gruminhos de clara vão se desfazendo aos poucos. Mas também não demore muito, senão a clara em neve começa a derreter....Assim que você não vir mais os pontos brancos da clara, pode parar e colocar nas vasilhas para o resfriamento.
Essa última etapa é o "pulo do gato" para a mousse ficar aerada e durinha. Portanto, faça do jeito que está escrito aí.

Atenção: essa receita não serve para fazer tortas mousses e recheios de bolos, ok? Para tanto, agregue um pouco de gelatina sem sabor ou faça uma receita de mousse com base de chantili (na internet tem várias). Essa é deliciosa assim, sozinha.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails