Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pão integral (máquina de pão)


Esta é uma receita "flex", pois permite diversos tipos de farinha e, portanto, faz diversos tipos de pão. Eu retirei de um fórum do Cybercook, mas é difícil dizer de quem seja mesmo, pois é encontrada em diversos sites com o mesmo nome de "Pão Integral Perfeito"...

De fato, é a melhor receita de pão integral caseiro que já fiz. Eu usei a farinha de trigo integral com um pouco de gérmen de trigo. Fica leve e saboroso. Quentinho, então...!

As medidas abaixo são as que vem com a máquina de pão, mas se você quiser sovar com as mãos, saiba que um copo = 240 ml.

Aliás, clique aqui para aprender a sovar e assar massa de pão com Olivier Anquier (role até o fim da página e veja as dicas). Ele indica que, para assar no forno a gás convencional, deve-se jogar alguns cubos de gelo sobre o "assoalho" do forno para criar vapor, o que evita que a casca endureça antes do pão estar completamente assado, bem como deixa a casca mais "crocante" ( e não dura).

INGREDIENTES:
  • 1 e 1/4 de copo de água
  • 1/4 de copo de óleo
  • 1 e 3/4 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (eu usei o mascavo)
  • 1 copo de farinha de centeio OU de milho OU integral (eu usei 3/4 farinha integral e 1/4 gérmen de trigo)
  • 3 copos de farinha de trigo comum
  • 1 colher (sopa) de linhaça
  • 2 e 1/2 colheres (chá) de fermento instantâneo (tipo Fermix)
  • 1 colher (chá) de melhorador para pão (adicione 1/4 de colher (chá) de fermento, se não tiver o melhorador)
Eu usei a máquina (CICLO SANDUÍCHE) só até a segunda sova (no tempo 1:55), pois moldei pãezinhos pequenos e uma fôrma de pão pequena com essa massa. Tem que deixar crescer depois por, pelo menos, 1 hora. Os pãezinhos ficaram jóia, mas eu quis fazer aquele "cortinho" no pão com uma faca cega (erro duplo, pois é preciso uma gilete bem afiada) e ele murchou todo, que raiva! Mesmo assim ficou bom! O da fôrma ficou excelente. Vinte minutos de forno são suficientes.

Polvilhei gergelim e aveia por cima do pão, antes de assar.

Pós-post (03/12/09): Agora fiz de novo usando integralmente a máquina de pão (inclusive com o timer para ficar pronto de manhã) e ficou excelente!!! Melhor ainda! CICLO SANDUÍCHE

DICAS PARA QUEM NÃO USAR A MÁQUINA PARA ASSAR:

DICA 1: Cuidado com movimentos bruscos após a massa ter crescido. Qualquer batidinha na fôrma é suficiente para estragar os pãezinhos (o ar sai da massa e os pães murcham). Se acontecer isso, sove tudo outra vez e bote de novo para crescer.

DICA 2: A massa fica mesmo um pouco grudenta. Não coloque mais farinha, exceto a necessária para não grudar na bancada. Na hora de deixar os pães crescerem, polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e cubra com um pano. Se não polvilhar, o pano vai grudar e vai acontecer o que eu disse acima.

DICA 3: Para fazer o famigerado "cortinho" corretamente, faça um "estilete" personalizado com um pedacinho de gilete (corte um triângulo) fincado na ponta de um pauzinho (de sorvete, ohashi ou de churrasco). Era assim que faziam antigamente na padaria de meu pai. Cuidado para não se cortar!

Um comentário:

Ariane Frias disse...

Fiz o pão ( não tenho maquina de fazer pão e fiz na batedeira planetária com o acessório gancho para massas pesadas )e ficou ÓTIMO !

Super macio. E mesmo não fazendo o esquema do gelo para a casca não endurecer também deu certo ! A casca (não passei NADA!) ficou macia !

E Fabiana obrigada por me apresentar : Muito prazer , Melhorador de Pão, Ariane ! rs

Foi mais difícil achar o danado do que o valor que eu paguei......R$ 1,05 no Carrefour.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails