
Esta é uma receita meio coringa, porque é fácil de fazer e é completa, dispensando complementos. Quantidade dá para 4 pessoas.
- uma xícara de arroz parbolizado
- uma xícara de lentilhas* pré-cozidas "al dente" (durinhas) - se deixar de molho de um dia para o outro não precisa pré-cozinhar
- uma calabresa fatiada
- uma cebola grande picada (não diminua!)
- 2 dentes de alho
- óleo ou azeite para o refogado
- sal e pimenta a gosto (ou dois cubos de caldo de calabresa)
- salsinha fresca para decorar
Refogar o alho e a cebola no óleo por bastante tempo, até a cebola ficar douradinha, quase queimando. Claro, não deixe queimar porque fica amargo, mas a cor da cebola é essencial para o arroz ficar marronzinho. Coloque o arroz e refogue mais um pouco. Depois misture o restante dos ingredientes e preencha com água até 1 dedo acima do arroz (pode colocar um pouco de vinho branco, se quiser). Cozinhe em panela tampada, mas não deixe a água secar completamente. Este arroz é melhor molhadinho e bem quente, como um risoto.
Coma assim que desligar o fogo, senão ele resseca e não fica tão gostoso. A salsinha dá aquele "tchãns".
*Dizem que a lentilha é rica em ferro e fibras solúveis e que deve ser cozida após um molho de 12 horas em temperatura ambiente ou 2 horas em água quente (para liberação do enxofre). E que para absorção do ferro, é bom combinar um alimento rico em vitamina C, como tomate, brócolis, pimentão e frutas cítricas. Se eu estiver errada, me corrijam!!!
2 comentários:
Essa é atualmente uma das minhas preferidas na hora da fome!!! Hmmm!
Fiz hoje e adorei! O Ian também gostou.
Beijo!
Postar um comentário