Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Torta de frango

Ouvi dizer que a D. Graci andou lendo este blog e gostou tanto da massa da pizza que já pretende montar uma pequena empresa de pizzas congeladas em Passos! Ôba! A receita, acho que já disse, foi passada pelo meu cunhado, que vem a ser também igual a do livro de receitas da máquina de pão da Britânia.

Então, D. Graci, essa receita de torta pode ir para o cardápio da senhora! Facinha de fazer, congela que é uma beleza e, depois de esquentar, ninguém diz que não foi feita na hora! O pedaço da foto, acredite se quiser, estava congeladinho: eu tirei do freezer, coloquei no prato e bati a foto. Nunca tinha feito esse tipo de massa "podre" para torta (como das empadinhas), e deu super certo!

Massa (para uma fôrma pequena, de uns 20 cm de diâmetro):

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de leite
  • 150 gramas de manteiga gelada
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 1 gema para pincelar
Modo de fazer: misture a manteiga gelada com a farinha até formar uma farofa (se você tiver um processador de alimentos, pode utilizá-lo). Depois, vá misturando os demais ingredientes (exceto a gema para pincelar, é claro).

Fica uma massa meio dura...dependendo do tempo (se frio), talvez precise acrescentar só uma colher de água, para facilitar o manuseio.

Abra a massa (até atingir 0,5 cm mais ou menos) com a ajuda de um rolo. Para conseguir abrir facilmente, forre a pia com papel-filme, ponha a massa por cima, dobre mais papel-filme por cima, com bastante sobra, o suficiente para abrir a massa. Faça esse procedimento, pois sem o papel-filme, o rolo gruda na massa o tempo todo, além de facilitar a limpeza...

Guarde na geladeira por uns 20 minutos antes de colocar na fôrma.

Recheio (esse foi a olho, é difícil dar a receita certinha, mas vamos lá!):

  • mais ou menos um peito de frango cozido e desfiado (cozinhe com um caldo de galinha e depois passe no processador ou no liquidificador, ou desfie com as mãos mesmo)
  • um tomate picadinho
  • uma cebola picadinha
  • azeite
  • uma colher (sobremesa) de farinha de trigo (para encorpar o recheio)
  • meio copo de água, mais ou menos
  • meia lata de milho verde
  • tempero a gosto (sal, pimenta e colorau)
  • queijo tipo catupiry

Modo de fazer: doure a cebola no azeite; acresente o frango e refogue por alguns minutos. Acresente o tomate, refogue mais um pouco. Tempere com sal, pimenta e colorau ou páprica, para dar a cor alaranjada ao frango. Depois a farinha e a água, para deixar o recheio com um jeito mais cremoso (menos seco). Refogue mais um pouco, desligue e acrescente o milho. O catupiry só vai ao final, na montagem.

Montagem: Para montar a torta, pegue uma fôrma e cubra o fundo e as laterais com parte da massa e fure ligeiramente com um garfo. Coloque o recheio, acrescente o catupiry. Cubra o recheio com o restante da massa - aqui você pode usar a sua criatividade! O importante é deixar "buraquinhos" na massa de cima, para que o vapor do recheio saia enquanto assa.

Você pode, por exemplo, usar a massa inteira e só cortar os furinhos com moldes (de estrelinhas, florzinhas); fazer tirinhas transpassadas (como a minha foto), etc.

Não esqueça de passar a gema por cima com um pincel, para ficar bem douradinha.

Demora um pouquinho para assar...acho que foi quase uma hora. É até que fique dourada.

Depois de fria e assada, pode ser congelada. Pode ir ao freezer também crua, mas deixe para pincelar a gema só quando for assar.

Segundo o site Gastronomia Brasil, a torta crua pode ser congelada por 6 meses. Não menciona a assada, mas por analogia a outros pratos, acredito que sejam 3 meses.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei , você arrazou com essa receita já estou preparando com a minha filha .

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails