Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bolo de Chocolate de Liquidificador


Acabei de comer esse pedaço, servido com um pouquinho de brigadeiro mole que comprei no mercado...

Para quem tem criança em casa, essa receita é uma mão na roda. Dispensa a parafernalha da batedeira e, na minha opinião, fica mais gostoso que bolo tradicional de chocolate, desses para comer sem recheio. É que a consistência desse bolo é diferente, fica mais "molhadinho", mais "escurinho" e com um sabor bem acentuado do chocolate.
  • uma xícara (chá) de leite
  • uma xícara (chá) de achocolatado (tipo Nescau, já doce)
  • uma xícara (chá) de farinha
  • 2/3 de xícara (chá) de óleo (de milho, de preferência) - a receita original falava em uma xícara, mas eu reduzi um pouco, pois acho demais...
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar (também reduzi 1/3 da receita original porque o achocolatado já é doce. Se vc usar chocolate em pó, pode aumentar o açúcar)
  • 2 ovos (de preferência, pequenos)
  • uma colher (sopa) de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador, exceto o fermento, que vc mistura depois com uma espátula. Coloque a mistura numa fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

Dica: não desenforme quente. Por ser mais úmido, este bolo pode baixar e até desmanchar se você desenformar ainda quente. Inclusive (eu já fiz essa bobagem) dá a impressão que o bolo está "cru". Aguarde até amornar/esfriar e, então, desenforme.




13 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a receita!
simples de fazer e é uma delícia!
experimentem que vale a pena!

Nerd Fashionista disse...

Super fácil e muito gostoso, principalmente com uma calda bem quentinha de chocolate!!! Experimentem furar o bolo com palitinho e dps jogar a calda, fica maravilhoso!

Isabela Morlin disse...

maravilhoooooooooooso
super fácil e uma delíciaaaaa ;)

Anônimo disse...

Usei água no lugar do leite e a metade da quantidade de óleo mais duas colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente. Também coloquei uma xícara de nozes picadas. Ficou úmido e macio. Adorei a receita. Minhas filhas levaram de lanche pelo resto da semana e a massa manteve a umidade.

Anônimo disse...

=/. Devo ter errado em alguma coisa. qndo eu tirei o bolO do fornO ele murchou =/.
Espero obter mais sucesso da proxima vez q eu tentar. =D

Fabi disse...

Ele murcha mesmo um pouco, é normal. Não pode abrir o forno enquanto está assando (antes de, pelo menos, meia hora), nem é recomendável que pegue correntes de ar logo que saia do forno (como colocar ao lado de uma porta ou janela aberta).
Não pode também desenformar quente (só quando estiver morno). E cuidado com as medidas de líquidos, para não exagerar.
Sempre teste o fermento antes de usá-lo: é só colocar um pouquinho numa colher e acrescentar umas gotas de água. Se borbulhar, é porque está bom.

Unknown disse...

Receita aprovada!!!! Obrigada!!

Vanessa disse...

Essa receita é uma delícia!
Fiz ele com ganache como recheio e glacê na cobertura para um aniversário. Ficou Maravilhoso.
Aprovado por tdos. E devo repetir a receita, só o bolo mesmo para servir de café da manhã ou lanchinho da tarde no dia-a-dia.

Recomendadíssimo!

PS: Olha q sou principiante na cozinha ainda, primeiro teste e há deu tdo certo graças a boa receita.

Unknown disse...

Eu fiz essa receita é prática é a massa é deliciosa.

Lucilene Mestezk Moraes disse...

Fabi, fiz a receita e coloquei para assar em forno pré-aquecido 180°. Aconteceu o seguinte, o bolo cresceu tanto que derramou muito pois a assadeira não deu conta, mas é uma assadeira que sempre uso para uma receita. Depois disso, o bolo murchou derrepente..passou de 2 horas no forno e mesmo assim parece q ainda ficou crú. Não entendi o que aconteceu, a receita é com uma xícara de farinha mesmo??? Será que pode ser o meu forno que está com defeito, pois segui a receita igual está no seu blog.
Obrigada. Bjus

Fabi disse...

Que pena, Luciene. Não sou expert, e, apesar de achar que pode ser o forno sim, tenho para mim que ou você possa ter exagerado na colher de fermento ou usou ovos extra. Será? Eu tenho aquelas colheres medidoras, então nunca passo da medida (recomendo, são suuuuper úteis) e os ovos tem que ser dos normais, pequenos. Esta é uma receita, na verdade, de duas xícaras de ingredientes secos (farinha + chocolate). O forno pode influenciar também, especialmente se estiver desregulado e tem uma temperatura atrás e outra na frente. A fôrma de uso é aquela da foto, de alumínio, de anel e de 20 cm. Tenta de novo com menos líquido, esse bolo é super fácil e gostoso!

Lucilene Mestezk Moraes disse...

Fabi, eu segui a sua receita direitinho, com ovos pequenos e uma colher de sopa de fermento. Acredito ser o meu forno mesmo, pq ficou 2 horas lá e ainda assim não assou..rs..no fim tive q jogar o "bolo" fora..uma pena mesmo. Semana q vem vai vir um técnico da Eletrolux para dar uma olhada no meu forno, aí vou saber se existe problema ou não.

fernanda disse...

Tenho 11 anos fiz esse bolo,ficou uma delícia! Só achei pouca massa da próxima faço o dobro! Fiz uma cobertura de brigadeiro caseiro: uma xicara de água,meia de açúcar,uma de leite em pó e meia de nesta.ficou maravilhoso!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails