Páginas

domingo, 24 de agosto de 2008

Bolo de Chocolate Trufado


Nóssinhora! Demorei, mas vortei! E volto com uma receita adaptada do livro ao lado. Aliás, é exatamente a receita da foto de capa, com a diferença que não coloco licor Grand Marnier (de laranja) na massa, nem na trufa.

Bem, essa receita não é lá muito fácil de fazer, pois o pão-de-ló tem um jeitinho de mexer que requer paciência. O recheio (e a cobertura) é uma camada espessa de trufa de chocolate (na verdade, é uma "ganache"). Fica, portanto, um recheio mais ou menos consistente após refrigerado, e, por isso, acaba sendo um bolo de acabamento bonito e fácil confeito, pois não "desmonta" (como às vezes ocorre quando o recheio é molenga). Já aviso: é uma abundância de chocolate para todos os lados...os morangos da foto foram usados apenas como enfeite, não vão na receita. Infelizmente não tirei nenhuma foto dele cortado...

Você vai precisar de uma fôrma de aro desmontável de uns 20/25 cm e papel-manteiga.

Pão-de-ló de chocolate (você vai precisar de duas receitas para fazer o bolo usando a trufa de recheio, ou somente uma receita, se pretender colocar a trufa por cima apenas):

  • 1/4 de xícara de chá (ou 60 g) de manteiga derretida
  • 3/4 de xícara de chá (ou 100 g) de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • uma pitada de sal
  • 4 ovos
  • 6 colheres de sopa de acúcar
Aqueça o forno a 180°C. Unte a fôrma com margarina, forre com papel-manteiga. Eu recorto o formato do fundo da fôrma e, depois, uma tira de papel para colocar nas laterias.

Peneire junto a farinha, o chocolate em pó e o sal. Não fique com preguiça: peneire!

Bata, na batedeira, os ovos inteiros por alguns segundos. Sem parar de bater, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos, até que a mistura deixe um "rastro" ao levantar as pás (massa densa).
Desligue a batedeira e começa o processo manual: acrescente aos ovos batidos a mistura das farinhas com uma espátula e SUAVEMENTE. Vá misturando em partes de 1/3: mexa de cima para baixo, evitando eliminar em excesso as bolhas de ar que se formaram nos ovos batidos, pois isso é que deixa a massa fofa. Ao acrescentar o último terço de farinha, coloque também a manteiga derretida e fria na massa. Você verá que a massa abaixa um pouco mais rápido com a manteiga, por isso você não pode demorar muito para misturar.

Asse em forno pré-aquecido por 35-40 minutos (eu coloquei o timer e deu certinho!) até que o bolo fique firme ao toque. Se seu forno é forte, coloque uns graus a menos, para que a massa não "torre" nas beiradas. Desenforme ainda quente (de preferência sobre uma grade - para não criar vapor por baixo e grudar no prato em que desenformar) e retire o papel-mateiga.

Deixe esfriar (vai fazendo outra massa, se quiser duas camadas) e apare depois as beiradas e casquinhas que talvez não saíram no papel-manteiga com uma faca.

Ganache de chocolate:

  • 375 g de chocolate meio amargo cortado em pedaços
  • uma lata de creme de leite
  • 45 ml de licor (de laranja ou de café), se quiser - eu não usei
Aqueça o creme de leite (cuidado para não ferver, pois talhará) e despeje sobre o chocolate picado. Mexa até o chocolate derreter. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Junte o licor, se quiser, mexa.

Com a batedeira, bata a ganache de chocolate por cinco a dez minutos, até ficar bem fofa. Não bata demais, senao fica dura e difícil de espalhar.

Montando: Pronto, agora é só montar. Eu coloquei na própria fôrma desmontável em que assara os pães-de-ló (depois de limpa, claro):

  • uma receita do pão-de-ló regada com meia lata de guaraná;
  • metade da ganache;
  • outra receita do pão-de-ló regada com a outra metade da lata de guaraná e
  • o restante da ganache. Encheu a minha fôrma no talo, ela tem uns 8 cm de altura....alisei bem por cima e coloquei papel-filme, levando à geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, a ganache endureceu e o papel-filme saiu lisinho. Tirei o aro e comecei a confeitar, com raspas de chocolate e morangos. Para grudar as raspas nas laterais, usei um pouco de brigadeiro mole industrializado, passando a faca da base para cima do bolo.

Um comentário:

Aicy disse...

Adorei esta receita, não estava conseguindo achar uma receita legal de bolo trufado e esta é fácil e uma delicia...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails