Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Soft and Chewy Chocolate Chip Cookies


Receita retirada do livro "Cookies" da Martha Stewart. Os meus ficaram pequenininhos porque meu cookie scoop (que nada mais é que uma colher de sorvete) é pequeno. Mas você pode fazê-los grandões!



Aproveitando o post, vou trazer uma novidade. Você sabe o que é "Silpat"? O nome Silpat é, na verdade, metonímia da marca francesa fabricada pela empresa Demarle. Nada mais é que uma folha anti-aderente de silicone e fibra de vidro, com a qual você forra ou substitui a fôrma de assar. Ele transforma qualquer panela ou fôrma em uma superfície anti-aderente, deixando a massa lisa e sem marcas, fazendo às vezes do papel manteiga. É o meu novo sonho de consumo, pois o Silpat, por ser importado, é vendido apenas em lojas especializadas e é bem carinho (média de R$100,00, enquanto nos EUA eles custam em média US$18,00)! E eu quero esse aí, da Demarle, pois já li críticas sobre outras marcas falando que elas mancham ou são ruins de limpar.

Uma variante do Silpat são as "flexipans"...essas sim são bem caras (passam dos US$100,00)! Produto para profissionais mesmo. Do mesmo material, elas são grandes e já vêem com as cavidades simétricas do prato a preparar (por exemplo, no formato de madeleines, macarons ou cookies). A massa cresce dentro da cavidade e não se espalha, ficando todos os docinhos do mesmo tamanho.

Se alguém quiser me presentear, ficarei muito feliz! ;-) Por enquanto, vou esperando uma próxima viagem aos EUA para comprar meus Silpats, porque aqui tá difícil! Mas, vamos, finalmente, aos cookies???

Para algumas medidas americanas, usei esta super calculadora culinária (amei!): clique aqui para ver.

Martha Stewart's Soft and Chewy Chocolate Chip Cookies
  • 2 e 1/4 de xícara de farinha (223 g)
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (226 g)
  • 1/2 xícara de açúcar cristal (95 g)
  • 1 xícara de açúcar mascavo "medida apertando o açúcar na xícara" (200 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • 2 ovos grandes
  • 2 xícaras de gotas de chocolate de sua preferência (+/- 260 g)
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture a farinha e o fermento em uma tigela. Bata os açúcares com a manteiga na batedeira (use o batedor para massas médias), em velocidade alta, por 2 minutos ou até ficar claro e fofo. Reduza a velocidade e adicione a baunilha, sal e ovos. Bata até misturar tudo muito bem. Acrescente a mistura de farinha + fermento. Desligue a batedeira e agregue as gotas de chocolate.

Faça bolas com a massa sobre uma fôrma forrada com papel manteiga, dando 4 cm de espaço entre elas. Asse por 10 a 12 minutos, girando a fôrma no meio-tempo, ou até que as bordas comecem a dourar. Não asse demais para não ficarem duros. Todo cookie quando sai do forno tem uma aparência de estar levemente cru ainda: é assim mesmo! Deixe esfriar dois minutinhos na fôrma e depois transfira-os de preferência para uma grade, para que terminem de esfriar.

Esses cookies são bem docinhos e viciantes! Rende em torno de 35.




6 comentários:

Sandra Peres disse...

Também tenho esse livro, e o de cupcakes, só não sei inglês, então sofro pra traduzir.
Vc bem que pode trazer alguns a mais pra vender aqui rsrsrsrsrs.
Vou fazer esses cookies, adoro!

Beijos

Ana Rita Marreiros disse...

Eu faço muitas vezes cookies e estes são optimos para experimentar um dia destes!


Bjoka
Rita

Fabi disse...

Ai, Sandra! Não tenho vocação para sacoleira! rsrsrs, mas, se forem levinhos, vou trazer sim! Mas sei lá eu agora quando volto lá...snif!
Se precisar de ajuda com as traduções, me manda e-mail que eu te ajudo! De tanto ler coisas por aí, já ando meio craque em termos culinários em inglês.
Ana Rita, eles são muito gostosos...macios! Não são aqueles cookies duros, que esmigalham. Eu congelei uma porção e ficaram ótimos depois, só descongelando em temperatura ambiente. Bjs.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Caríssima
Não conhecia o Silpat, deve ser incrível! Vou ver se encontro aqui para comprar.
Sou apaixonada por cookies e essa receita é bem fácil e saborosa.
Teu cantinho é de muita qualidade, parabéns!
Bjim
Léia

Fabi disse...

Léia, deve ter aí na Itália com certeza (você mora na Itália, certo?)! Eu já vi um vídeo no Youtube do silpat sendo usado para fazer macaroons. Eu acho tudo de bom e, ainda por cima, ecológicos, já que a gente economizará alguns anos com as folhas de papel manteiga. Abs!

Nil disse...

Amei o seu Blog. Fantástico! Linquei o seu blog para eu não perder as lindas receitas que por aqui estão postadas. Valeu por coisas são bem feitas!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails