Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pão-de-ló de chocolate

Essa receita foi a Otávia Sommavilla quem me deu (link para o site abaixo). É fantástica, o pão-de-ló fica super fofinho, perfeito para rechear. Essa foi a receita do meu bolo de casamento! A Otavia também apresentou essa receita no programa da Palmirinha (muito chique!) e você pode pegar aqui no site da TV Gazeta; aqui no blog dela ou no final deste post.


O recheio é de ganache de chocolate. Clique aqui e veja uma dica minha de como cortar as camadas do seu bolo de um jeito bem fácil, usando uma linha de costura.

A pasta americana é pronta e também foi dica da Otávia, pois eu nem sabia que existia. Você compra o pacotinho e só amacia ela com um pouco de açúcar impalpável (eu usei Glaçúcar batido no liquidificador mesmo...). A que comprei é da marca Pastamix e custou R$ 9,50. Sobrou quase metade.

A pasta americana se abre como uma massa de pão, é super fácil. O difícil é acertar o formato do bolo, não sabia o que fazer com as dobrinhas da massa! Então, como sou amadora e estava só brincando, coloquei uns coraçõezinhos de chocolate feitos com cortadores (derreta o chocolate e passe uma camada fina sobre uma folha de papel manteiga; depois de endurecer, use o cortador). Não use recheios molengas quando usar pasta americana pois, se "babar" para fora, a pasta americana molha e fica difícil de trabalhar. Por isso a ganache de chocolate é indicada, pois é como uma trufa.

Mas, verdade seja dita: o bolo fica até que bonitinho e a pasta é gostosa, mas boa mesmo é cobertura tradicional, aquela bem melequenta! A pasta americana não agrada a gregos e troianos e muita gente separa na hora de comer.

Pão de Ló de chocolate da Otávia Sommavilla:
  • 2 XÍCARAS (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO
  • 1 XÍCARA (CHÁ) DE CHOCOLATE EM PÓ (eu usei 1/3 de cacau em pó e 2/3 de chocolate em pó)
  • 1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO EM PÓ
  • 2 XÍCARAS (CHÁ) DE AÇUCAR
  • 1 XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA
  • 4 COLHERES (SOPA) DE ÓLEO
  • 6 OVOS
Modo de fazer: Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve. Misture a água e o óleo em um recipiente. Reserve. Na batedeira, bata os ovos com o açucar até ficar esbranquiçado e aumentar de volume (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade baixa e despeje a mistura de água e óleo. Retire da batedeira, e com o auxílio de uma espátula ou batedor manual (fouet) acrescente a mistura de farinha e chocolate aos poucos, mantendo o volume da mistura. Leve para assar em forno a 180 graus, em forma untada e enfarinhada (eu usei papel manteiga), até que ao espetar um palito no centro do bolo este saia limpo. Para fazer o bolo maior, são necessárias 2 receitas, cada uma feita em uma forma redonda de 30 cm de diâmetro. Para o bolo menor, basta uma, assada em duas formas de 20 cm de diâmetro. Fonte: http://www.tvgazeta.com.br/tvculinaria/site/culinaria_receita.php?id=2232

166 comentários:

Anônimo disse...

adorei a massa de pão de ló de chocolate , pratico rapido e a massa fica bem fofa parabens
ass:elisa

laisa disse...

adorei a massa de pão de ló de chocolate é pratico rapido e a massa fica uma delicia
ass:laisa

Fabi disse...

Caros leitores, essa receita é acessada mais de 50 vezes por dia! Um sucesso total do blog Ki Dilícia! Quer dizer, sucesso total da minha ex-colega de faculdade, Otavia Sommavilla, que gentilmente nos cedeu a receita em seu blog, anos trás, e cujo site você DEVE conhecer: http://www.otaviasommavilla.com.br/.
Agora, que tal deixar um comentário hein? Não dói nada, e deixa uma blogueira feliz! Bjs. :o)

Anônimo disse...

ola otavia acabei de pegar essa receita e vou fazer ainda jaja eu volto para falar se ficou bom ou nao mas pela receita sei q vai ficar xau

Fabi disse...

Oi, Otávia é a dona da receita (http://www.otavia.blogspot.com/). Eu sou só a "Fabi". Depois me conta como ficou. Vou fazer também esta semana (ficarei mais velhinha...snif!). Bjs.

Patrícia Brambilla disse...

Caramba, acabei de fazer este pão-de-ló e me surpreendeu, a massa ficou saborosa, fofinha e não ficou seca.
Fabi parabéns a vc e a Otávia, tentei entrar no link dela mas não achei comentários.
Quando estava fazendo achei que não ia ficar bom pois a massa ficou muito mole, mas deu mt certo e ficou um arraso, agora vou esperar esfriar e fazer um recheio e uma cobertura para colocar nele. E esta receita vai para a pastinha de receitas testadas e aprovadas.
Agora Fabi o pão-de-ló branco é possível ser feito com esta receita?? se sim como substituo? Ou se vc tiver outra receita também é válido.
Agradeço desde Já

Patrícia

Fabi disse...

Oi, Patrícia. O blog da Otávia é esse aqui: http://www.otavia.blogspot.com/. O link direto é este: http://otavia.blogspot.com/2007/02/po-de-l-mais-importante-e-popular.html. Copie e cole no seu navegador.
Para fazer o pão-de-ló branco é a mesma receita. Apenas troque a xícara de chocolate por farinha (assim, serão 3 xícaras de farinha). Bjs!

ivete disse...

bom acabei de ser uma seguidora, agora bem tarde mais vou tentar fazer essa massa, beijos e depois faço meu comentário sobre esse bolo tá?

cidinha disse...

oi realmente a receita é otima, gostaria de saber se posso bater duas receitas juntas e dividir as assadeiras a e tambem vou assar no forno turbo bjss.

Fabi disse...

Cidinha, só multiplique a receita se seu forno tiver capacidade para assar suas fôrmas de forma rápida (por exemplo, forno grande ou dois fornos). É que se sua massa ficar esperando na pia a primeira fornada, ela vai abaixar e todo o trabalho para aerar os ovos (o tempão batendo) vai por água abaixo. Vai por mim, uma receita só rende muuuito (2 fôrmas de 25 cm = 4 camadas de bolo e 3 de recheio). Bjs.

glaucia disse...

Parabéns fiz a massa hj e ficou perfeita....... Aprovadíssima........

Amanda disse...

Oi Fabi, quero fazer este bolo no meu aniversário(19anos) que também será aniversário de namoro(2 anos). Quero saber se posso em vez de colocar papel manteiga colocar papel toalha.
E mais o menos quantas camadas dá pra cortar. E se fizer recheio de ganache de chocolate, será que combina ?
Só para ajudar: será uma reunião pequena, só família ( 10 pessoas).
Aguardo ansiosa respostas.

Fabi disse...

Amanda, esse pão de ló é maravilhoso. Não tem erro! Então, tem que forrar com papel manteiga mesmo (qualquer mercado tem - fica junto com o papel alumínio - e é muito útil, eu uso muito para fazer cookies e peixe assado). Mas se você não quiser comprar, simplesmente unte com manteiga e enfarinhe a fôrma. Só que aí vai ficar aquela "casquinha" dura por fora que, na minha opinião, tem que tirar para ficar mais suave na hora de comer (mas tem gente que deixa, também fica bom!). O problema de tirar com a faca depois é que, sem experiência e a faca adequada, o bolo pode esfarelar...por exemplo, se você usar um marshmallow de cobertura, os pedacinhos pretos de bolo vão ficar todos misturados e fica feio. Se for pasta americana, como o da foto, aí não tem tanto problema (é só fazer uma "argamassa" com os farelinhos de bolo + geléia e forrar o bolo com isso antes de pôr a pasta --> super dica profissional que aprendi no curso com a Flávia Millás). O papel manteiga você só puxa e o bolo já fica sem casquinha e não esfarela tanto.
Veja esses links de sugestão de recheios: http://kidilicia.blogspot.com/2010/08/dica-bolo-de-aniversario-facil-e-sem.html
http://kidilicia.blogspot.com/2008/08/bolo-de-chocolate-trufado.html
http://kidilicia.blogspot.com/2009/11/bolo-recheado-de-abacaxi-e-creme-de.html
Em relação à quantidade, essa receita rende bastante (leia o final do post). Dá um bolo alto pequeno, de 3 camadas de recheio. Acho que você pode fazer igual eu fiz, duas fôrmas de 20 cm com uma receita dividida ao meio e assada em duas vezes. Para isso, você precisará de duas fôrmas iguais ou parecidas (corte o que sobrar se usar fôrmas diferentes ou faça uma fôrma só, grande - porém, mais difícil de cortar para rechear depois...)...Depois volte para contar se ficou bom. Bjs.

regiane disse...

eu quero saber qual tipo de chocolate em pó posso usar?tipo assim :nescau ou toddy por exemplo,e se o cacau nescessario?

Fabi disse...

Regiane, o chocolate em pó é aquele sem açúcar (sabe, o dos "padres"?). Toddy e Nescau possuem muuuuito açúcar e são chamados de "achocolatado", não servem não. O cacau em pó, que é uma terceira coisa, deixa toda receita com chocolate mais escura, mais gostosa e acentuada. Agrada muito aos paladares masculinos, porque deixa a receita mais amarguinha. Mas é opcional. Use o primeiro. Abs.

regiane disse...

A assim fabi,agora entendi nao repara nao é que sou novata nesse lance de cozinha,obd por me responder,vou fazer pro meu filho ele adora chocolate!

regiane disse...

mais uma duvida,os ovos sao batidos separadamente?(tipo acrescentar as claras em neve por ultimo),e a agua prescisa ser fervente.

Fabi disse...

Não, Regiane. Ovos inteiros na batedeira junto com o açúcar e bater por 10 minutos (conta no relógio, é para ficar com bastante bolhinhas - ar na massa que a deixa aerada). Água filtradinha, em temperatura ambiente. Não é fervente não, senão seus ovos vão cozinhar!!! Pode perguntar o que quiser. Essa receita é maravilhosa e rende muuuito. Assista a Manhã Gazeta (12h) amanhã para conhecer a "dona" dessa receita. Bjs.

regiane disse...

olá fabi, fiz o bolo ficou uma delicia e o melhor nao deu errado (sou uma negaçao em seguir receitas,sempre da errado!)fiz duas medidas ficou enorme!meu filho adorou era o aniversario dele!fiz o recheio de ganache(ele rende muito pouco)ai fiz brigadeiro com creme de leite,e 2 colheres de chocolate em pó"dos padres"ficou muito bom tambem!obrigada...

Fabi disse...

Que bom que gostaram, Regiane. Mas se você dobrou a receita (eu já havia comentado aí em cima que está receita não precisa dobrar, porque ela rende muuuito), tinha que ter dobrado o recheio (ou triplicado, já que são 2 camadas de recheio para uma receita apenas). Mas o melhor é fazer dois tipos diferentes, como na data deste post, em que fiz um creme de morangos + ganache de chocolate. Ultimamente tenho sido preguiçosa e usado morangos com chantili... :-P

Anônimo disse...

Olá Fabi! estou atras de uma receita mara à horas! Será que consegui??? Minhas dúvidas: pode ser feito em batedeira caseira ou tem q ser planetária? Para fazer branco é só tirar o chocolate ou tem q acrescentar outra coisa?? Fogão caseiro de 4 bocas posso botar forma embaixo e outra em cima?? Desculpa as perguntas mas sou totalmente ZERO na cozinha e queria fazer uma surpresa ! Obrigada mesmo.
Mariana.

Fabi disse...

Oi, Mariana. Olhe o comentário do dia 17 de maio, acima, para o pão-de-ló branco. Quanto a assar duas formas ao mesmo tempo, nunca é uma boa ideia. A fôrma de baixo impede que chegue calor igual na de cima (sem contar que a grade de baixo sempre queima o bolo em baixo)...a não ser que você tenha um forno turbo (tipo industrial). Eu confesso que só fiz essa receita na planetária, mas respeitado o tempo indicado (conte no relógio) acho que dá certo sim.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela resposta tão rápida!! Vou seguir todas suas instruções e dpois comento aki o resultado! Mariana.

Anônimo disse...

ELINE,RECIFE.
OLA PESSOAL,TESTEI E APROVEI SUPER PRÁTICA, FOFINHA, UMA DELICIIIIAAAAA...ABRAÇOS.

neuma disse...

olá boa tarde,gostaria de saber +ou- o tempo de forno?o forno tem de estar frio?sei que tem de enfiar o palito,mas gostaria de saber,pois tenho receio de abri-lo,estar mole e aí até solar,ok!obrigada,e aguardo retorno1
Tenho um buffet,quase não faço bolos e nem tortas,tenho sempre alguém p/encomendar.
Mas é que montei um l kit festa c/torta de chocolate,e até agora ainda não acertei uma receita boa,de rendimento e nem de sabor,ok!a unica saida que tive foi fazer bolo de cx.,molhar c/calda e rechear.Foi dica de uam culinarista que tive aula,e acabopu dando certo.
O problema é que o bolo na hora de cortar,esfarela demais e aí a lambança tá completa,kkkkkkkk
Mas tem dado certo,já vendi mais de 25 kits,fica muito gostoso,mas compensação,quando ponho o recheio,hum dá um trabalhão.
bjs feliz 2012 e aguardo anciosa por sua resposta.

Fabi disse...

Entendo, Neuma. Bem, esse pão-de-ló é milhões de vezes melhor que mistura pronta! Isso posso garantir! Ele fica bem fofo, mas não esfarela não! Então, qualquer bolo ou massa que se faça, o forno DEVE ser pré-aquecido SEMPRE. Pelo menos 10 minutos antes. Nunca abra o forno antes de 30 minutos...eu não me lembro o tempo exato, pois sempre divido uma receita em duas fornadas. Mas não é menos que 30 minutos. Eu confesso que "vou pelo cheiro" de assado. Quando o bolo come;ca a cheirar bem, é porque está começando a ficar bom. Pode testar essa receita sem medo pois é profissional de uma colega que é cake designer chiquérrima! Bjs.

cleide disse...

Fabi, você teria a receita de uma calda para molhar o pão de ló de chocolate? Se tiver me manda! Obrigada! Beijos

Fabi disse...

Oi, Cleide. Então, quanto à calda, confesso que sou preguiçosa. Molho com guaraná. Mas eu fiz um curso de bolos artísticos e a profissional fez aquela "careta" quando mencionamos o guaraná e aconselhou uma calda de açúcar simples, feita com uma medida de açúcar e 4 de água, mais a essência que combinar com o bolo. Ferva até atingir a espessura desejada. Abs!

cleide disse...

Nossa!Obrigada pela rapidez da resposta.E fico muita grata pela dica da calda.Sucessos para seu blog!Beijinhos..

Anônimo disse...

Faço esse bolo sempre ... ele arrasaaa!!!

rosana disse...

ola!fabi eu sou rosana acabei de fazer essa receita a principio ficou uma massa linda eo volume bem maior doque costumo fazer pelo jeito deu certo como posso fazer essa receita e recheia com morango? um grande abraço.

Fabi disse...

Rosana, Não sei se entendi sua pergunta. Você quer saber como rechear com morangos? Eu acho que você pode fazer um creme de confeiteiro mais mole que duro (pode amaciar com um pouquinho de creme de leite) e morangos picados. Eu gosto de usar morangos bem enxutinhos (em papel absorvente) para não criar água (porque a água, além de deixar o bolo mole, aumenta a criação de bactérias e o bolo estraga rápido). Pode usar só chantili (daquele pronto, em pó, que você bate com um pouco de leite) com morangos e uma camada de trufa de chocolate que também fica dez. Pode fazer um bicho de pé mole...muitas opções. De qualquer maneira, bolos com frutas frescas têm durabilidade menor e deve ficar sempre na geladeira (portanto, nada de pasta americana de cobertura).
Eu ando gostando de fazer a receita do creme de confeiteiro do Bem Simples, esse aqui: http://www.bemsimples.com/br/videos/escola_de_culinaria/601198826001-escola_de_culinaria_creme_de_confeiteiro_basico
Abs.

Fabi disse...

Ah, não se esqueça de regar o pão-de-ló com um pouco de calda rala de açúcar ou guaraná, para ficar beeeeem molhadinho!

Por fim, ontem recebi um comentário de uma pessoa que ficou insatisfeita com a receita. Eu não o publiquei porque achei a linguagem deselegante. Gostaria de dizer que essa receita é infalível, e só não dá certo para quem não sabe trabalhar os ovos em massas leves. Como descrito, deve ficar batendo durante 10 minutos...10 minutos messssmo, e nunca se pode jogar nada "pesado" sobre uma massa de ovos aerada, como, por exemplo, a "farinha ou a água toda de uma vez"...você vai polvilhando devagarinho e mexendo também devagarinho (de preferência com fouet ou uma colher furada), para não perder o ar da massa. Se você perder o volume dos ovos, adeus massa. Se você usar fermento ou farinha velhos, adeus massa. Se você não pré-aquecer o forno, o bolo vai perder volume enquanto o forno esquenta. Se você deixar a massa descansando depois de pronta, a mesma coisa. Enfim, eu adoro essa receita e continuo fazendo e recomendando que façam. Abs.

Anônimo disse...

Oi Fabi, posso molhar essa massa com chocoleite ou não?

Fabi disse...

Pode, claro. Mas lembre-se que leite azeda fora da geladeira. Se for para vender, é desaconselhável. Olhe nos comentários acima dicas que já dei sobre a calda. Abs.

Ana Paula Felicissimo disse...

Olá, Fabi! Alguma sugestão de cobertura que NÃO leve LEITE? Preciso de um bolo gostoso e bonito, para crianças, ZERO de leite... Espero sua resposta. Obrigada!
Abs.,
Ana

Ana Paula Felicissimo disse...

Olá, Fabi! Alguma sugestão para cobertura que NÃO leve LEITE!? Preciso de um bolo gostoso e bonito, para crianças, mas ZERO de leite. Espero sua resposta.
Obrigada!!!
Abs.,
Ana

Fabi disse...

Ana Paula, desculpa a demora em responder. Ganhei neném recentemente, estava meio afastada do blog.
Então, há muitas coberturas sem leite, como o marshmallow, a pasta americana, alguns tipos de glacê e merengues, um doce de ovos (como os portugueses) polvilhado com côco, a cobertura de chocolate do bolo de cenoura (procure aqui no blog - faça bastante, ela fica bem durinha quando seca!)...bem, são essas que me vêm à cabeça agora...Abs.

Anônimo disse...

Olá fabi,gostaria de uma dica de qual recheio fica bom com o pão de ló branco,pra festa de aniversario do meu pai?(ele não gosta de recheio de morango,nem cobertura de chantili)

Fabi disse...

Trufa de chocolate, creme de confeiteiro (com pêssegos em calda, por exemplo), doce de leite com ameixas (um clássico que eu adoooro), um mousse firme de maracujá, doce de ovos, baba de moça...

Anônimo disse...

Fiz hj esse bolo para o aniversário de uma pessoa muito especial... a massa ficou incrível! a dica do corte foi providencial tb. mais tarde, quando cortar o bolo vou enviar uma foto. Obrigado!

Ana Luísa disse...

Muito boa a massa! Com certeza irei usá-la várias vezes. Fiz como base para o bolo do aniversário de 1 ano do meu filho, cercada por tubetes e coberta por confetes! Sucesso garantido! Obrigada por compartilhar!

fátima disse...

Há bastante tempo procurava pão de ló de chocolate, fiquei muito contente ficou M A R A V I L H O S O !!!muito obrigada por essa excelente receita.rid

Danny Simoes disse...

oi Fabi,td bem?amei o bolo,suas receitas e seu blog lindo,parabéns e obrigado pelas dicas.Bjks Danny
quando tiver um tempinho passe pelo meu blog dannydecora.blogspot.com

Unknown disse...

N o s s a . . . . . Que maravilha esta massa, assa direitinho e fica retinha na assadeira. Vou fazê-la sempre, adoro fazer bolos de festa. Um abraço! ...

Unknown disse...

Nossa a receita ficou perfeita. Parabéns, vou utilizá-la sempre, e desses toques de culinária que precisamos. Um abraço, mais sucesso para você!

Unknown disse...

Olá minha forma e grande. E ocupa p forno do fogao de 4 bocas inteiro. Uma receita é suficiente? Obrigada bjs

Fabi disse...

Luciene, depende de quantos cm, Acho que a receita dá para uma retangular de 40 cm ou, como disse ao final do post, uma redonda de 30 cm (bolo alto, a receita rende bem). Certeza mesma, que eu já fiz, são duas de 20 cm. Bjs.

Anônimo disse...

como cortar o bolo para rechear?

Fabi disse...

Com uma faca, de preferência comprida e sem serra. Leia o segundo parágrafo do post, por favor.

Melissa disse...

Oi Fabi! Vc disse q faz uma receita só e divide em duas assadeiras redondas médias, mas q não pode assar uma e deixar a outra esperando, senão a q tá esperando perde o aerado, e tb não pode assar as duas juntas em forno tradicional, uma na grelha de cima e outra na de baixo... como eu faço então? :(

Anônimo disse...

Oi Fabi,obrigada pela ,fiz e a massa é espetacular,não tem erro,fica uma delicia.

Lilian disse...

Melissa,divide a receita pela metade.Eu fiz assim e assei na forma de aro n 20,depois de rechaeado rendeu um bolo de +- 1 kilo e meio.Esta massa é muita boa,o bolo fica macio,facil de cortar.

Larissa disse...

Por favor preciso de um help amiga boleira, quero saber se essa receita pode ser feita numa forma de 25 cm de diametro, ou nao vai caber?? Vou fazer um bolo surpresa pro meu namorado na terça, aguardo resposta! Beijos e obrigada!!

Fabi disse...

Claro que pode, Larissa. Como já dito acima e no post, uma receita rende muito e dá duas formas de 20/22 cm. Eu faria meia receita para essa forma, mas aí só dá pra rechear uma vez. Abs.

Fabi disse...

Melissa, isso de não poder esperar é um preciosismo, porque, claro, os ovos vão baixando. E colocar um em cima e outro em baixo é pedir pro de baixo queimar na certa! Mesmo porque não dá para abrir o forno e trocar as assadeiras de lugar na metade do cozimento, senão abaixam as massas. Se você não tem dois fornos e se na sua grelha superior não cabem as duas formas menores, eu faria meia e meia. Abs.

Marcela disse...

Oi Fabi.....qro saber se fica bom os recheio de alpino pra uma camanda e pra outra camada chantilly com morangos....vc acha q combina pra essa massa...é pro niver da minha filhota....se tiver alguma sugestão!?agradeço!!!

Fabi disse...

Marcela, nunca comi esse de alpino (me passa depois?), mas deve combinar sim. Só que use o chantili na parte de cima e o chocolate na de baixo (imagino que este recheio é mais durinho). E não se esqueça de usar os morangos enxutinhos em papel toalha. O chantili em pó da Yoki é prático e gostoso! Eu adoro creme de côco...mas com o pão de ló branco. Se a filhota é pequena, chocolate - trufa, brigadeiro, chocolate branco, mousse etc - não tem erro! Criança não costuma gostar muito de frutas nos bolos!

ass.risana. disse...

Desda da primeira
Que fiz, adorei...e a massa que uso sempre.alem de ser pratica rende muito.perfeita.

Doce Mari disse...

Olá! Testei essa receita de chocolate e ficou realmente uma delícia! Estou prestes a experimentar a massa branca,mas tenho algumas dúvidas. Se eu quiser fazer em uma forma 35, qual seria a quantidade indicada? 1 receita e 1/2?
Posso usar leite ao invés de água e posso acrescentar gotas de essencia de baunilha? Gostaria muito que me esclarecesse essas dúvidas. Desde já agradeço! Um abraço!
Mariana.

Fabi disse...

Doce Mari, a massa branca é tão boa quanto. Eu não entendo muito bem de troca de ingredientes, Não tenho formação culinária...essa é a receita que tenho, não mudaria (afinal, leite tem gordura, água não, o que pode deixar a massa mais pesada). Eu sei que existem receitas de pão-de-ló de leite morno (procure da Isamara Amâncio). Essência de baunilha acho que não interferirá em nada na receita, pode colocar!
Quanto à forma, acho que uma receita só dá. Depende de quantas camadas de recheio você vai fazer, mas esta receita rende muito. Bjs.

Anônimo disse...

Estarei fazendo esta receita para o bolo de aniversário de meu filho. Gratíssima!!

Unknown disse...

DEPOIS DE TANTOS COMENTARIOS BONS.....BORA FAZER A RECEITA...AMANHA POSTO SE DEU CERTO....BEIJUS.

Unknown disse...

Preciso fazer um bolo de 6 kg e gostaria de usar essa receita, vc saberia me dizer que quantidade da receita devo usar? Obrigada!

Fabi disse...

Não faço a menor ideia, Márcia. Não faço para vender. Abs.

Mima disse...

Fabi boa noite! Gostei muito do seu blog, parabéns! Vou experimentar esta receita tão elogiada, confesso que estou apreenssiva, dia 20/07 será o niver dos meus dois netinhos e me atreverei! af! Bem mas preciso de sua orientação se voce puder fazer a gentileza de me ajudar: O bolo deverá ser grande, daí usarei assadeira quadrada número 4, será que dá certo assar uma receita por vez? de forma que fique fino e não precise partir para rechear? Penso fazer de 3 a 4 receitas, que você acha? Tbm vou molhar com guaraná. Você dise que fica bom, aproveitarei sua dica. kkkk Você teria uma receita de mousse de chocolate sem clara de ovo para rechear? O que você acha de entremear camada de mousse e camada de ganache? Por favor me oriente, desde já te agradeço muito desejando a você todo sucesso deste mundo! abraços
vovó Mima

Fabi disse...

Não fique apreensiva, Mima...é tão fácil! Para uma assadeira 4 (bem grande - cabe no seu forno?) acho que uma receita deve dar duas camadas finas (rende bastante!), mas você controla a espessura que desejar. Acho que 4 receitas é muuuuito! Mas depende de quantas camadas de recheio você quer, não é? Se eu fosse você, faria só duas e depois batia mais se precisasse. Até acho que nem caberão duas receitas na tigela da batedeira, já que são 6 ovos e eles crescem muito ao bater (enche a planetária)! Vai ter que ser uma por vez de qualquer jeito e aí você controla (a não ser que você tenha uma batedeira industrial)!!! Molhar com guaraná é bom e fácil, mas, se quiser pode fazer a calda de açúcar (aí nos comentários tem a receita). Mas cuidado para não encharcar, claro!
Quanto à receita de mousse sem claras, tenho sim e está aqui no blog. Mousse sem claras é feito com chantili. Tem na receita de "torta três mousses com coulis de amoras": http://kidilicia.blogspot.com.br/2009/04/torta-tres-mousses-com-coulis-de-amoras.html
Acho sua ideia de recheio boa, mas eu nunca usei essa mousse para rechear bolo...ah, ele fica durinho (porque vai gelatina) - você teria que fazer, rechear a primeira camada, colocar na geladeira e esperar endurecer para fazer a segunda camada.
Eu gosto de intercalar recheios cremosos com outro mais durinho (como a ganache) para estruturar. Gosto desse site, tem receitas boas de recheios, dá uma olhada:

http://www.receitasdemae.com.br/receitas/mousse-de-chocolate-recheio-para-bolos/

http://www.receitasdemae.com.br/receitas/recheio-para-bolos-especiais/

Abs.

Katia disse...

Fabi posso assar uma receita diretamente em que tamanho de forma sem dividir a massa?Quero cortar em duas camadas,obrigada.

Fabi disse...

Katia, depende da altura de suas camadas. Uma receita dá uma tigela da planetária (4 litros) quase cheia, se não me engano. Eu ACHO que dá uma forma de 40 cm. Bjs.

Anônimo disse...

Adorei a receita é perfeita, uma delícia muito boa mesmo recomendo

Poly disse...

Fabi, os ovos sao batidos juntos mesmo? Nao deve bater as claras primeiro??

Fabi disse...

Poly, sim, são juntos.

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso! Receita perfeita, foi o melhor pão de ló que já fiz. Obrigada pela receita. Amei!

Anônimo disse...

juli
olá fabi...eu fiz sua receita depois de ver tantos comentários bons,mas fui abusada em trocar a agua por leite agora estou esperando o resultado pois ja estar no forno,fiz duas receita minha forma deve ser de 40cm e larga na altura vamos ver estou anciosa,pois e pro niver da minha amiga,cunhada e cumadre então e mais q especial....bjus e parabens

Fabi disse...

Olá, Juli. O problema é que leite agrega mais gordura à massa (que já tem gemas e óleo como gorduras), então acredito que ela não vá ficar tão fofa quanto com água. Não fique com medo de fazer com água, pois fica uma delícia, fofa e maleável.
Abs.

Andréa disse...

Melhor receita de torta que já fiz e comi!!!!!

Anônimo disse...

Ei, gostei também da sua receita. Vou fazer pro aniversário do meu cunhado. Posso fazer em uma forma de 26cm? Vai esburrar ou cabe?
Obrigada
Adriana

Anônimo disse...

Esqueci de perguntar: tem que molhar o bolo? Com o que você molha?
Adriana

Fabi disse...

Oi, Adriana. Faça sem medo; é sucesso garantido. Faz muito tempo que não faço, mas acho que a forma para uma receita inteira tem que ser maior, 35/40cm. Sempre deixe um terço sobrando para não vazar ("esburrar" eu não conhecia!!!! Rs). Quanto à calda, veja acima o comentário do dia 23/01/2012. Bjs.

Fabi disse...

Respondido acima.

Stella disse...

Olá! Êssa receita dá para uma fôrma grande? Quero tentar!!!

stella disse...

Fiz e amei trabalhar com essa massa. primeira vez que fiz. Fiz uma receita e meia e ficou perfeito na fôrma nº4. Estou começando a fazer bolos pra fora, e descobrir essa receita foi uma benção pra mim. Obrigada por compartilhar e seu blog é demais!Abraços, Stella

Fabi disse...

Legal saber, Stella. Que bom que gostou. Meu bolo de casamento foi esse, feito pela Otavia, e estava tão perfeito que até hoje salivo quando lembro. Muito sucesso para você!

Mayara disse...

oi,quero muito fazer essa receita mas tenho umas duvidas:a forma precisa ser untada e o papel também??e a forma precisa ser de fundo removível??minha forma é + ou - 40cm,da pra rechear duas vezes??obrigada.aguardo resposta.

Fabi disse...

Mayara, você pode untar normalmente com manteiga e farinha ou usar papel manteiga para evitar casquinha (direto no papel, só uma a assadeira com manteig primeiro para o papel grudar). Não precisa ter fundo removível não. Nunca fiz em forma grande, mas com um pouco de destreza acho que você consegue partir em duas camadas. Ontem mesmo fiz meia receita (com 3 ovos) e deu uma forma redonda de 22 cm cheia. Recheei duas vezes. Eu acho mais fácil assar duas vezes nesse tamanho, mas você é quem sabe. Abs.

Fabi disse...

Saiu errado...eu quis dizer "só unte a assadeira com manteiga primeiro".

Mayara disse...

muito obrigada por tirar minhas duvidas,assim que fizer comento sobre o que achei..mas acho que vou gostar...bjoss e obrigada

Adriana disse...

Olá Fabi, suas receitas e dicas são preciosas! Muito obrigada por compartilhar.
Vc sabe se esta receita fica boa para fazer naked cake? estou a procura de um bolo macio e ao mesmo tempo resistente para fazer 3 andares de tamanhos diferentes, recheados com doce de leite e frutas vermelhas frescas.
Obrigada!
bjs
Adriana

Fabi disse...

Adriana, nunca fiz. Na verdade, fiz um caseirinho com a massa branca. Baseada nisso, acho que dá. Assaria as camadas separadamente ao invés de cortar. Bjs.

Vera disse...

Oi Fabi, desculpe se vc já respondeu isso antes, mas é que tem comentários demais... Quero fazer um bolo para mais ou menos 30 pessoas. Tenho uma forma retangular de 33x22x5. A massa de uma receita cabe nela?

Fabi disse...

Olá? Vera. Cabe. Acho que dá só pra rechear uma vez. Abs.

Vera disse...

Oi Fabi! Gostaria de agradecer a sua generosidade em compartilhar conosco, dentre outras coisas, esta excelente receita. O bolo fez o maior sucesso, todo mundo comeu, repetiu e ainda levou pra casa. Acabei fazendo duas receitas, então deu 3 camadas de recheio. Cada camada ficou de um jeito, conforme os ingredientes que eu tinha. Uma foi de leite condensado com coco e margarina, a outra foi de leite de coco, maisena e nozes e a última foi uma mistura do que sobrou com creme de leite. Por incrível que pareça, mesmo com essa misturega danada ficou ótimo. A cobertura foi uma de chocolate, que não leva leite. Pus por cima chocolate granulado e escrevi a palavra Parabéns com confeitos do tipo M&M coloridos. Mas o principal mesmo foi a massa, que ficou super fofinha. Umedeci com calda de suco de laranja e um pouquinho de açúcar. Muito obrigada mesmo. Vera

Anônimo disse...

Boa tarde, fiz este bolo para o niver da minha sobrinha e ficou maravilhoso. Há mais de um mês estava a procura de uma receita perfeita de bolo de chocolate e posso garantir que minha busca acabou. Obrigada
Sabrina - SP

Anônimo disse...

A massa fica uma delícia, obrigada por compartilhar conosco...

eloise fantin disse...

oi preciso fazer um bolo de 5 kg de chocolate com morango, uma receita dessa de pao de lo da? e se tiver uma dica de recheio e cobertura rsrs obrigada

Fabi disse...

Não sei, Eloise, não peso os bolos que faço e não faço pra vender. Gosto muito de ganache ou mousse com chantili e morangos. Creme de confeiteiro com morango ou só um mingauzinho de maizena com morangos também fica ótimo. Abs.

ANDY disse...

Ótima receita. ...fiz deu certo e rende muito ...obrigada!

Anônimo disse...

Oi Fábio gostaria de saber se posso bater duas receitas ao mesmo tempo pois vou fazer um bolo grande para cobrir com pasta americana

Fabi disse...

A receita rende muito. E acho que não cabe receita de 12 ovos na tigela da planetária. Abs. PS: É Fabi.

Anônimo disse...

Oi fabi gostaria de saber se posso colocar leite ou outro tipo de liquido na massa...obrigado

Fabi disse...

Olá. Já vai água na receita. Não há porque trocar por outros ingredientes mais gordurosos. Perderá em leveza.

Anônimo disse...

Oi fabi tudo bem? adorei a receita..
Gostaria de saber se posso colocar coca-cola no lugar da agua e secaso puder a receita fica fofinha?

Anônimo disse...

Oi fabi vc tem alguma dica p deixar a massa de pao de lo d chocolate mais escurinha..obrigado

Anônimo disse...

Olá Fabi, gostaria de saber qual a medida da xícara? Geralmente uso copo de requeijão :) Obrigada!

Fabi disse...

Eu não substituiria. Pra que alterar receitas de sucesso e que funcionam? A receita me foi passada assim e é o maior acesso do blog. Dá uma lida nos comentários acima. Abs!

Fabi disse...

Oi. Por favor, assine seu nome para eu ter por quem chamar! Use o cacau em pó 100% parcialmente na medida do chocolate e chocolate em pó 50% (Harald ou Callebaut). Esse bolo fica bem escuro! Já até esta descrito nos ingredientes.

Fabi disse...

250 ml.

Anônimo disse...

Ola eu adoro cozinhar mais sao poucas receitas minhas que dao certo. Rsrs. Gostaria de saber que se eu dividisse a massa em duas formas de coraçao ira fica muito fina e se irao assar por igual? Livia-Nova Friburgo

Fabi disse...

Não sei o tamanho da sua forma, mas se for de uns 22 cm, vão dar duas formas cheias e dá pra cortar duas vezes cada uma. A massa rende muito.

Anônimo disse...

Olá meninas!
Fiz esse bolo para o niver do meu marido, ficou simplesmente maravilhoso, foi um sucesso!
Usei copo de requeijão como medida e fiz duas receitas uma de massa branca e outra de chocolate, tbm usei dois recheios um de brigadeiro e o outro de brigadeiro branco com morango, molhei com guaraná, ficou delicioso!!!! (usei os dois recheio de brigadeiro pois é o preferido dele rsrsr)
Fabi muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa, e muito obrigada por me responder tão rápido!
dris.

Fabi disse...

Que bom! Fico muito contente! Abs.

Anônimo disse...

Oi fabi fiz essa receita ea massa ficou fofinha e saborosa...se tiver receitas de recheios compartilhe p nós...recomendo essa massa....obrigado fabi e continue postando mais receitas maravilhosas.....bjs jady

Anônimo disse...

Olá Fabi! Que receita de sucesso! Eu só tenho uma perguntinha. Não tenho batedeira nem mixer. Terei sucesso fazendo esse bolo a mao, com um fouet?

Anônimo disse...

Oi Fabi realmente não sei o que aconteceu com meu bolo. Dobrei a receita pois a forma era muito grande, fiz tudo certinho.. Mas não deu certo. A primeira vez que abri o forno para olhar o bolo estava bonito mas muito mole, parecendo uma gelatina. Deixei mais um tempo no forno e o bolo queimava por fora mas continuava cru por dentro... Acho que a massa ficou muito mole,Infelizmente não deu certo.

Vanessa Evilin disse...

Oi Fabi. Desculpa, nem percebi que acabei deixando minha pergunta sem me identificar. Me chamo Vanessa, e gostaria de saber se posso fazer esse bolo na mão, pois não tenho batedeira. Pretendo fazer metade da receita, para caber numa forma redonda de 23cm de diametro e 6cm de altura, pois vi nos comentários que a receita rende bastante. Tudo bem nessas medidas para 10 pessoas?

Fabi disse...

Oi, Vanessa. Tudo vale a pena se a alma não é pequena! É difícil, mas se você não tem batedeira nem ninguém pode te emprestar uma, manda ver! Eu nunca fiz assim. Aqueles batedores de ovo tipo mola também servem. Bjs.

Fabi disse...

Ah, quanto à quantidade, eu acho que da sim!

Fabi disse...

Pela sua descrição, parece ser forno muito quente. É elétrico? Pode ser que você usou ovos muito grandes, tipo jumbo.

FABIANA disse...

OI, GOSTARIA DE SABER A MEDIDA DA XICARA (TAMANHO).

Anônimo disse...

oi vi nos comentários que não é recomendado usar nescau em pó,mas só tenho ele em casa,será se eu diminuir um pouco o açúcar vai dar certo?

Fabi disse...

Talvez, mas aí não sei a proporção. Se vc tirar açúcar, tem que aumentar o achocolatado para não perder ingredientes secos. Qualquer mercadinho de esquina tem chocolate em pó. Eu compraria. Abs.

Mõnica disse...

Oi Fabi! Tenho uma dúvida qto a água se ela é em temperatura ambiente ou morna.Mônica :)

Fabi disse...

Ambiente mesmo. Eu só uso água morna para fazer massas com fermentos biológicos e não químicos.

Anônimo disse...

Eu tenho uma forma retangular de 35×22 de diâmetro. Posso utilizar ela?

Fabi disse...

Pode usar a forma que quiser. Só deixe espaço pra crescer. Talvez sobre um pouquinho de massa. Abs.

Anônimo disse...

Adorei a receita... Dá pra fazer cupcake? Bjoooo

Fabi disse...

Que dá, dá. Mas eu acho que ficariam muito fofos. Melhor fazer cupcakes com massa amanteigada, eu acho...mas não sou expert. bjs.

Unknown disse...

Ola, posso fazer metade da receita.para bolos menores?
Obrigada
Bjs
Hellen

Fabi disse...

Hellen, no final do post eu falo do rendimento. Uma receita rende 2 formas de 20cms, 3 recheios, como o da foto. Essa semana fiz um pequenininho, forma retangular pequena, com meia receita, 3 ovos e recheei uma vez. É só dividir ou multiplicar os ingredientes. Abs.

Unknown disse...

Ola então minha forma e grande retangular tenho que três bolos nela a receita teria que ser feita duas para ficar bem alta e fofo....

Unknown disse...

Kuantos kls da essa receita?

Fabi disse...

Não sei, Giih. Não faço pra vender e nunca pesei. Abs.

Unknown disse...

Adorei essa receita, mas ainda não fiz. Gostaria de saber qual o gosto que fica seguindo sua receita com chocolate e cacau? Se eu fizer somente com chocolate fica mais claro e mais doce? Obrigada :)

Fabi disse...

A diferença é mais na cor que no gosto, eu acho. Bem, eu não gosto de bolo muito doce, mas não chega a ficar amargo não. Pode fazer só com chocolate 50%. Abs.

Fabi disse...

A diferença é mais na cor que no gosto, eu acho. Bem, eu não gosto de bolo muito doce, mas não chega a ficar amargo não. Pode fazer só com chocolate 50%. Abs.

Fabi disse...

A diferença é mais na cor que no gosto, eu acho. Bem, eu não gosto de bolo muito doce, mas não chega a ficar amargo não. Pode fazer só com chocolate 50%. Abs.

Unknown disse...

Boa tarde Fabi, comecei a fazer boos para vender faz pouco tempo. Uma cliente me pediu para o seu niver um bolo de 2 kg. Esta receita a cima da ou preciso dobrar? Ah ela quer um bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e cobertura de chantilly. Mas quer apenas 2 kg. Me ajude por favor...rs

Fabi disse...

Não sei! Mas eu acho que dá sim.

Fabi disse...

Não sei! Mas eu acho que dá sim.

Fabi disse...

Não sei! Mas eu acho que dá sim.

Unknown disse...

Já tentei duas receitas de pão de lo, ambos não ficaram bom. Ficou parecendo bolo de caixinha. Mas ficou goayoso, mas nao achei que parece pao de lo.Usei ingredientes em temperatura ambiente, bati as claras neve, ovos com açúcar e mesmo assim não ficou bom. O único pão de lo fofinho que já comi e o pão de lo tradicional branco. O que será que deu errado ou o pão de lo chocolate e diferente do tradicional. Me ajude bj

Fabi disse...

Mas essa você fez? Eu não arrisco fazer outra não. É a mesma receita do branco e preto, só que em vez do chocolate, substituir por farinha na mesma quantidade.

Fabi disse...

Mas essa você fez? Eu não arrisco fazer outra não. É a mesma receita do branco e preto, só que em vez do chocolate, substituir por farinha na mesma quantidade.

Fabi disse...

Mas essa você fez? Eu não arrisco fazer outra não. É a mesma receita do branco e preto, só que em vez do chocolate, substituir por farinha na mesma quantidade.

Lizi disse...

Boa tarde! Eu fiz essa receita e simplesmente é perfeita!!! Gostaria de saber como mudar a receita para fazer de massa normal, sem ser de chocolate. Desde já agradeço

Fabi disse...

Luzi, veja o comentário acima de 17/05/2011. Abs.

Anônimo disse...

Fabi..por favor posso fazer em forma Redonda 17/17..

Fabi disse...

Claro. Mas nessa forma caberá meia receita ou pouco mais. Abs.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabi disse...

250 ml, Anabela. Já havia respondido em outro comentário. Abs.

Anônimo disse...

Boa tarde Fabi, Obrigada pela atenção

Unknown disse...

Poxa , eu tenho formas de 24 cm será que dá uma receita ? E Tb so tem uma coisa que eu não entendi : tenho que assar as duas formas ao mesmo tempo? Pq se assar a primeira e depois tirar e por a segunda vc disse que o bolo perde o volume por causa do tempo de espera é isso ?

Unknown disse...

Oie fabi pra fazer um bolo de 6 kg 2 receitas é suficiente???
Ainda vou testar a massa ,mas os comentários aqui são ótimos hein!

Fabi disse...

Não sei, Davi. Nunca pesei...só faço para consumo próprio. Abs

Doces Finos disse...

Bom dia Fabi Vc poderia me dizer se posso congelar essa massa. Quero fazer agora pela manhã. Muito obrigada. Bjs

Fabi disse...

Sim.

Unknown disse...

Nossa acabei de fazer um bolo frustrante, depois fui procurar uma receita e me deparei c tantos elogios que amanhã vou fazer sua receita. Depois comento o resultado...bjs

Thaisa disse...

Olá,posso usar batedeira normal,ou necessariamente a planetária.
Thaisa

Fabi disse...

Claro! Qualquer uma, até na mão. Aprendi a fazer macarons depois com aquela Walita de mão antiga...então, se joga!

Unknown disse...

Boa tarde

Por gentileza, pode me ajudar?

Quando eu desenformei o bolo na forma de alumínio, o meu bolo grudou na forma

O que faço??

Quando fui cortar o pão de ló em 03 partes, a última parte estava grudada na forma?

Por favor me ajude

Como faço para que isso não aconteça

Obrigada de coração

No aguardo de uma resposta

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber se posso fazer 2 receitas e assar em forma retangular pois vou fazer um bolo grande pra 40,pessoas

Fabi disse...

Não sei o que dizer. O meu nunca grudou. Eu sempre desenformo tudo antes de cortar. Será que você não untou esse lado direito? Passa bastante manteiga e pode polvilhar farinha ou chocolate em pó (para o de chocolate) ou, ainda, usar papel manteiga (untar com manteiga a forma antes). Se despedaçar, faz pavê, cakepop...mas quebrado também dá pra montar bolo, só encaixar direitinho e prensar depois de recheado. ABS.

Fabi disse...

Se couber no seu forno e forma...a receita inteira rende uma tigela da planetária quase cheia. Testa o volume com água.

Unknown disse...

Fiz a sua receita e não me arrisco em fazer outras rs, simplesmente a melhor. Parabéns

Anônimo disse...

Oi acabei de fazer essa massa acho que no final baixou o volume será que não vai ficar fofinho,tô em dúvida me ajudem.obrigado

Unknown disse...

Menina nao fiz o bolo ainda mais é o blog que mais tem comentários parabéns Fabi.
Menina nos ensina uma massa so que branca umida e deliciosa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails