Páginas

domingo, 18 de maio de 2008

Calzone de Batata com Recheio de Soja


Eu não gosto de carne...não que eu seja vegetariana, mas um belo dia cheguei à conclusão que deveria parar de fazer "social" em churrascos e assumir de vez que eu não gostava de picanha ou qualquer outra coisa da qual saísse sangue. Não é um ideal, é apenas uma escolha pessoal, que faz meu aparelho digestivo funcionar mil vezes melhor.

Por isso experimentei a tal PTS - proteína texturizada de soja - para fazer hambúrgueres e para substituir a carne moída. Para quem não conhece, a PTS é uma massa de soja vendida em grânulos desidratados em vários tamanhos (também chamada "carne de soja"). Não vou chegar ao absurdo de dizer que a PTS é saborosa, pois não é. Não estou dizendo que é ruim; é gostosa. Só não espere que tenha gosto de carne!

A PTS, no entanto, pode ser temperada de tal forma que pareça com carne, além de ter a exata consistência de carne moída. Sugiro que experimentem, sabendo que têm à disposição um substituto saudável para a carne e que pode virar um ingrediente comum na sua cozinha...por que não?

Bem, essa receita que segue fica muito boa, acreditem. A massa é espetacular e fácil de fazer. A receita é da Palmirinha Onofre. Pode ser usada para fazer qualquer tipo de lanche recheado. Mas o recheio de PTS é invenção minha:

Massa
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 tablete de fermento para pão
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 1 pitada de sal (pode colocar uma colher de café, para que não fique sem sal)
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 batata grande cozida e espremida
  • 1 gema para pincelar
Esfarele, em um recipiente, o fermento e adicione o sal. Misture até obter um líquido. Junte a água morna e mexa. Reserve. Em outro recipiente, coloque a farinha, o óleo, o fermento e a batata cozida e espremida. Misture com as mãos. Sove sobre superfície lisa (vc vai ver que a quantidade de farinha é essa mesmo, nem mais nem menos). Deixe descansar por mais ou menos meia hora, coberta com um pano.

A seguir, abra porções da massa sobre superfície enfarinhada. Modele com cortador redondo (pode ser um copo). Empregue o recheio. Aperte as bordas com a ponta do garfo ou dedos. Coloque, então, em uma assadeira retangular polvilhada com um pouco de farinha. Pincele com gema e, se quiser, jogue gergelim branco ou preto por cima, para dar uma decorada. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 20 minutos ou até a gema corar.

Dica: Com relação à batata, fure a casca com um garfo, forre o prato do microondas com papel absorvente e coloque-a para assar, em potência máxima, por 5 minutos (vire no meio do tempo), ou no tempo automático - geralmente já existentes nos fornos especificamente para assar batatas. Tire a casca com as mãos (cuidado para não queimar, coloque em água fria corrente). Certifique-se que está bem cozida espetando um garfo, pois se ficarem grumos duros, a massa ficará feia.

Recheio de PTS
  • uma xícara de PTS granulada
  • uma xícara de água morna
  • um caldo de carne (os vegetarianos podem usar um caldo de legumes)
  • uma colher de sopa de molho shoyo
  • meia cenoura ralada ou picada cozida (opcional...pode colocar abobrinha também)
  • 1/3 de cebola picada
  • salsinha/cebolinha
Deixe a PTS de molho na água morna com o caldo de carne dissolvido, por uns 15 minutos. Passe tudo para uma peneira e esprema o excesso de água da PTS com as mãos.
Daí é só misturar o resto dos ingredientes. Se vc preferir, misture metade da PTS indicada e metade de frango moído (pode ser aquele frango assado que sobrou passado no processador). Vc nem perceberá a PTS no recheio. Fica muito bom também.

2 comentários:

ariene disse...

Nossa, achei o site no buscador e através de uma receita achei dezenas de outras deliciosas... Esta então, é especial. Decidi ser uma pessoa "mais saudável" e diminuir um pouco a quantidade de gordura e carne da minha alimentação. O problema é convencer o pessoal que convivo - e o meu estômago, rs - que este tipo de comida, além de ser melhor, é gostosa. Acho que esta receita vai me fazer convencer todo mundo. Parabéns e obrigada! Vou estar sempre por aki ;D

Fabi disse...

Ariene, eu adoro a massa dessa receita. E todos os carnívoros que já comeram essa calzone com PTS adoraram (meu marido é um deles). De verdade! Eu acho um ótimo lanche e é tão fácil de fazer!!! Existe um movimento, não sei se conhece, "segunda sem carne, descubra novos sabores", para incentivar o consumo consciente de carne animal e a abertura do paladar a novos sabores. Eu acho a PTS um ótimo substituto (total ou parcial) para carne moída ou frango desfiado, em esfihas, calzones ou molhos de tomate. É rica em proteína e dura uma barbaridade na despensa e está sempre ali, à mão. É preciso acabar com o preconceito e experimentar. É isso aí! Abs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails