Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2008

Sopa de Cebola Parisiense

Essa sopa é um clássico de Paris e você encontra em quase todo café: vem numa tigela funda e fumegante, transbordando de tão cheia e repleta de queijo gratinado além de uma bela fatia de pão por cima. Vai muito bem com uma taça de vinho tinto num dia bem frio...hummm!
Receita para duas pessoas:
  • 1 e 1/2 cebola grande fatiada em rodelas finas;
  • uma colher (sopa) de manteiga;
  • azeite;
  • duas colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • meio litro de água fervida com um caldo de carne dissolvido;
  • vinho branco seco (quanto queira);
  • pimenta do reino e noz moscada (quanto queira);
  • queijo de boa qualidade ralado em ralo grosso (indicados: suiço, gruyère, ementhal ou até mesmo um parmesão), o suficiente para cobrir os fundos e o topo de duas terrines de cerâmica próprias para gratinados, sabe?;
  • duas fatias de pão (francês, italiano...cai muito bem o English Muffin Bread, que já ensinei a fazer aqui!).

Modo de fazer: Derreta a manteiga e um pouco de azeite em uma panela. Doure toda a cebola (doure mesmo, até começar a ficar escurinha, mas sem queimar, é claro. Demora um pouquinho...). Adicione a farinha de trigo, mexendo rapidamente para não empelotar e, logo em seguida, a água com o caldo de carne. Mexa sempre e vá adicionando vinho branco (e talvez água) até atingir a espessura desejada do caldo. Tempere com pimenta e noz moscada e prove o sal. O caldo de carne já é salgado o suficiente e deve bastar. Deixe cozinhando por alguns minutos, mexendo sempre.

Dica: Eu não gosto de muita cebola inteira na sopa, então eu bati metade da sopa no liquidificador e deixei metade da cebola fatiada. Fica a sugestão para quem quiser...mas essa sopa é assim mesmo, com os "fiozinhos" de cebola inteiros.

Forre duas cumbuquinhas/terrines ou o que você tiver que seja fundo e possa ir ao forno com o queijo ralado. Preencha com a sopa. Cubra com uma fatia de pão e mais queijo ralado. Leve para gratinar no forno (verifique se seu forno tem grill, para melhores resultados) ou no forninho elétrico. Se você não tem um grill no seu forno, o queijo só vai derreter; não vai criar aquela "casquinha" crocante, mas tudo vale a pena se a alma não é pequena!

O ideal é que você monte os pratos individualmente, justamente porque talvez a melhor parte da sopa é o gratinado.

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails