Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Noite mexicana

Arriba! Que tal uma noite mexicana? Super fácil de preparar, não exige nenhum talento culinário especial nem ingredientes inusitados. Para quem tiver acesso, uns temperinhos prontos para burritos (vendidos em envelopes de papel, na sessão de importados ou junto com os molhos), salsa de tomate picante, pimentas jalapeños em conserva e tortillas prontas (tipo "Casa Fiesta") quebram o maior galho, embora sejam um pouco caras. Mas não se importe se não achar, pois tudo é muito fácil de fazer, quer ver?

Entradas

Tortillas chips (de farinha de milho, tipo "Doritos", mas o gosto fica mais para Fandangos...) - também serve para fazer Taco Shells
  • 1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo (eu usei amido de milho, para poder ficar sem glúten e deu certo!)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá mimoso
  • 1/2 colheres (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (não serve margarina)
  • 180 ml de água morna
Vá esquentando uma frigideira de ferro ou de pedra no fogo (se não tiver, faça com qualquer uma mais grossa ou use um azuleijo, por exemplo, ou o grill elétrico). Se preferir, você pode fazer essa receita frita em óleo.
Misture os ingredientes secos com a manteiga e, por último, a água. Faça uma bola homogênea. Divida em pequenas bolinhas iguais.
Molhe a pia com um pouco de água e grude um pedaço de plástico nela; coloque a bolinha no centro, cubra com outro plástico aberto e amasse com o rolo até a massa ficar fina, mas sem rachar. Levante o plástico de baixo devagar e vá virando a massa aberta sobre a outra mão, cuidando para o círculo não quebrar.
Não tente fazer sem o plástico, pois não conseguirá!
Jogue a massa sobre a chapa/frigideira "bem" quente. Aguarde alguns segundo e depois vire. Deixe ficar bem sequinha e crocante. Ao retirar, ainda quente, corte em triângulos ou simplesmente quebre em pedaços menores. Se for fritar, corte antes.
Você pode esquentar as tortillas chips no forno antes de servir, pincelando antes com um pouco de azeite e polvilhando um pouquinho de pimenta em pó (eu usei pimenta cayenne).
Para fazer Taco Shells, faça como este vídeo ensina: http://www.youtube.com/watch?v=KD2CRjjYJCU

Dips:

1) guacamole: misture no processador meia cebola, um abacate mais ou menos maduro, um tomate sem sementes, salsinha, sal, azeite e suco de limão a gosto. Se não tiver processador, amasse o abacate com um garfo e pique os demais ingredientes.
2) "salsa hot": essa eu confesso que comprei pronta...mas dá muito certo apimentar uma lata de Salsaretti com uma jalapeño picadinha, ou uma pimenta habanero/dedo de moça, ou qualquer uma que tenha em mãos bem picante. Até molho Tabasco serve.
3) queijo cheddar cremoso: comprar pronto (vendido junto com os requeijões).

Pratos principais

Chili com carne (para umas 4 pessoas)
  • 300 g de carne moída
  • uma xícara de feijão roxinho/carioca cozido, sem caldo
  • uma lata pequena de extrato de tomate
  • um pouco de água
  • uma cebola grande picadinha
  • dois dentes de alho picados
  • tempero pronto para Chili (opcional)
  • pimentas picantes (jalapeño ou outras), sal, cominho...tempero a gosto
As medidas são meio a olho. Faça na proporção de carne/feijão que mais lhe agradar. Super simples de fazer, foi o sucesso da noite!
Refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo. Junte a carne e refogue bem, até ficar bem sequinha. Junte o feijão cozido, a lata de extrato de tomate, um pouco de água para "dar uma diluída", os temperos e deixe refogar mais um pouco. Deixe bastante picante, porque assim que é bom!

Tortillas de harina (para Burritos)

Para dez a doze discos:
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (pó Royal)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1/2 xícara (ou 100 g) de gordura vegetal hidrogenada (tem gente que usa banha animal)
  • 1 xícara de água quente
Fazer exatamente do mesmo modo que as tortillas chips acima. Use uma frigideira de ferro, preferencialmente, bem quente.
Veja o vídeo com o modo de fazer aqui (em inglês, mas dá para entender direitinho). A receita do vídeo é um pouco diferente.
Obs: para celíacos, fazer uma receita de panqueca sem glúten. Serve bem...

Para o recheio dos burritos, faça um refogado de carne (boi, porco ou frango) picada com pimentão amarelo, tomates, cebola roxa e muita pimenta. Para dar uma "liga cremosa" coloque um pouco de tempero pronto para burritos ou, se não tiver, um tiquinho de farinha, caldo de carne e água (só um tiquinho).

Sirva com alface americana fresca picada, pico de gallo (uma vinagrete de tomates sem sementes, cebola roxa, pimentão amarelo e salsinha ou coentro, temperada com limão), queijo cheddar, sour cream (creme de leite com limão) e o chili com carne. Misturar tudo no centro da massa, enrolar e comer!

Um comentário:

Maria Lúcia disse...

Oi
Quanta coisa gostosa nesse blog.
Beijos...
Lúcia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails