Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cupcakes de banana (ou bolo de banana com farinha de rosca)

Os cupcakes - uma tradição culinária americana - parecem estar se tornando uma mania no Brasil. Cupcakes nada mais são que "bolinhos", ou seja, a mesma receita de qualquer bolo que você distribui em forminhas pequenas. Eu comprei as minhas de silicone nos EUA, mas já há muitos tipos à venda no Brasil. Observe que você pode usar aquelas forminhas de empada, ou até de papel, encontradas em casas de artigos para festas (de papel são as melhores, que você deve encaixar numa fôrma dura com os moldes para os bolinhos). A vantagem é que o tempo de assar diminui e os bolinhos ficam uma gracinha! Uma beleza para presentear ou para as crianças levarem de lanche para a escola.

Em muitas receitas, os cupcakes levam um enfeite de glacê e confeitos por cima ("top") e podem também receber recheios ("filling") antes ou depois de assados. Se você se interessa pelo assunto e sabe ler o inglês, o site da apresentadora americana Martha Stewart é obrigatório. Aliás, ela é autora de um livro com 175 receitas de cupcakes. Mas só o site já é suficiente.

A minha receita de cupcakes de banana é daquelas tradicionalíssimas, da vovó, super fáceis de fazer! Não tem nenhuma novidade a não ser o formato. Portanto, você pode assar na fôrma comum.

Cupcake de banana ou Bolo de banana com farinha de rosca
rendimento: 20 cupcakes
  • 4 bananas nanicas (ou "caturra")
  • 4 ovos inteiros
  • 3/4 de xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (eu substitui metade por açúcar mascavo)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de rosca (eu substitui 1/2 xícara por gérmen de trigo)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • açúcar e canela para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Passe a mistura para uma tigela e acrescente a farinha de rosca e o fermento, mexendo até incorporar. Unte uma fôrma para bolo com margarina e polvilhe com açúcar + canela OU use suas forminhas de cupcakes (as de silicone/papel não precisa untar, mas polvilhe um pouquinho de açúcar com canela no fundo delas). Corte as bananas em fatias e distribua algumas delas no fundo das fôrmas, ou então use como recheio entre uma camada e outra de massa. Despeje a massa em 3/4 das fôrmas, deixando espaço para os bolinhos crescerem. Termine com uma fatia de banana por cima e polvilhe mais açúcar com canela por cima (pouco, para não ficar enjoado). Distribua as forminhas de cupcakes numa assadeira e leve para assar por uns 15 minutos (faça o teste do palito).

Obs: os meus só ficaram "marronzinhos" por causa do açúcar mascavo e do gérmen de trigo. Se você usar açúcar comum e só farinha de rosca, sua massa vai ficar mais branquinha.

Pós-post (04/08/10): Gente, esses bolinhos são uma delícia pro café. Comia três de uma vez. Mas acho que ficaram muito doces por causa do açúcar que vai nas forminhas e por cima da massa. Diminuam um pouco a voracidade por açúcar, que eles ficarão melhores! Ah, e as forminhas de silicone requerem forminhas de papel por dentro, porque senão é um "saco" para lavar (essas chanfradinhas, como as minhas, são as piores). Procure as forminhas de papel mais altas, pois os bolinhos crescem bastante e você só pode encher até 2/3 do espaço.

2 comentários:

Cris disse...

Olá tudo bem?
Adorei seu blog.. tantas receitas deliciosas que nem sei por onde começar a ver..rsrs

Bjo pra vc e sucesso!
..E quando puder faça-me uma visita, você será muito bem vinda!

www.kitutisdacris.blogspot.com

Cris ჱܓ

Fabi disse...

Oi, Cris. Que bom que gostou! Este blog é meu "livro de receitas". Para mim, é mais fácil manter um blog do que um caderninho de receitas. Coisas de temperamento! Já visitei seu blog (nem mal abriu e já gostei de ver que "você é das minhas", ou seja, da turma da reciclagem e das receitas "sertanejas", hehehe). Bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails