Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Nhoque (ou Gnocchi) de Batata

Vocês estão vendo a foto do primeiro nhoque (comestível) que preparei. E estava danado de bom: bem leve e macio! Já tinha feito outros que foram parar no lixo porque nunca acertava a medida de farinha: ficava "pesado" e grudando nos dentes...

O segredo é um só: evitar ao máximo a farinha de trigo. Somente polvilhe o estritamente necessário para enrolar e cortar a massa, ou seja, pouca farinha mesmo. Dois outros segredos para controlar a umidade da massa são: 1) ir prearando a massa aos "bocados", ao invés de tentar amassar tudo de uma vez. Isso dá, inclusive, a oportunidade de você experimentar cozido e corrigir a próxima remessa, e 2) não cozinhar a batata em água, mas assá-la no microondas. Por isso essa receita nem tem medida de farinha. Acreditem, dá certo!

Ingredientes para duas pessoas:
  • Duas batatas médias assadas no microondas* e espremidas
  • Uma gema de ovo
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • sal o quanto baste
  • uma pitada de noz moscada (opcional)
  • farinha de trigo o quanto baste
Primeiramente, vamos evitar sujeira e bagunça. Forre sua bancada ou pia com papel filme ou, de um modo mais econômico (como eu fiz), use um saquinho plástico liso e limpo, aberto nas laterais. Fixe-o molhando levente a superfície em que vai trabalhar, pois assim ele adere e não se solta.

Coloque uma panela alta com água e sal para ferver.

Sobre a bancada, misture todos os ingredientes, exceto a farinha. Forma-se uma espécie de purê. Separe um bocado e polvilhe a farinha aos poucos, até dar o ponto de enrolar e cortar sem grudar na faca. Preste atenção, pois, como dito acima, eu usei muito pouca farinha. Experimente um pedacinho para checar o sal.

Você pode (e deve) envolver os nhoques já cortados em bastante farinha (mais ou menos como um brigadeiro), para que um não grude no outro enquanto esperam para ir à panela. Nesse caso, a farinha não vai agregar na massa, então não há com o que se preocupar.

Vá jogando os nhoques aos poucos na água, aguarde-os "subir" para retirar com uma escumadeira. Experimente um nhoque cozido e, se necessário, volte ao nosso "purê" (pois estamos fazendo a massa aos "bocados, certo?), acerte o sal e/ou dose melhor a quantidade de farinha usada, se ficar muito mole ou duro.

Faça um molho e sua preferência (eu fiz um bolonhesa bem carnudo, com pomodori pelati) e bom apetite! Você pode pegar uma receita de molho de tomate aqui.

* Para assar a batata no microondas, fure a casca com um garfo várias vezes, forre o prato do microodas com papel absorvente e ajuste para o modo automático (todos os microondas possuem a função "Batata Assada")...geralmente são 4 minutos na potência alta para uma batata média, virando-a no meio tempo. Mas você pode testar se está assada simplesmente espetando-a com um garfo.
A casca sai facilmente depois, mas cuidado para não se queimar (use luvas ou faça embaixo de um fio de água corrente). Você pode também espremer a batata, no espremedor, com casca e tudo, pois a casca não passa no ralo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails