Páginas

domingo, 11 de abril de 2010

Pizza Hut, massa pan



Gente, para quem gosta da massa, essa pizza é divina! Essa é uma daquelas receitas para anotar e não perder! Já fiz duas vezes, e acabei usando a receita toda para fazer uma pizza só, gigante (fôrma muito grande - 12 pedaços). Como vocês podem ver pelas fotos, a massa fica rechonchuda e abundante! Trata-se da massa "pan" da Pizza Hut, e, se fizer do jeitinho que explico, ficará quase igual à original!

Acho que assim grossa é que a massa fica boa, mas a massa pode ser dividida em duas pizzas tranquilamente. Pós-post (15/01/2012): aliás, divida sua massa em duas partes, ou faça só meia receita, se for assar em seu forno a gás 4 bocas, nas fôrmas de pizza tradicionais. A massa fica "pan" igualmente!


Más notícias: você precisará de fôrmas com uma altura de 1,5 ou 2 cm e anti-aderentes para dar certo, pois nas de alumínio a massa pode grudar. Eu usei uma fôrma de pedra-sabão (que ganhei de meus amigos Paty e Islon), que mantém a pizza quentinha depois que sai do forno e ficou ótima! Você também precisará de uma batedeira planetária Arno ou uma Kitchen Aid stand mixer, com batedor de gancho (hook) para massas pesadas.

Assei no forno a carvão, mas no forno a gás (bem quente) também dá certo! Pós-post (15/01/2012): fiz ontem no forno a gás, meia receita (pizza de 8 pedaços), e deu certo. Não precisa pré-assar. Eu usei o forno a 200 graus e fôrma de teflon, mas achei que ficou branquinha em baixo, mesmo após assada. Como eu gosto da massa crocante em baixo, coloquei a fôrma alguns minutinhos rápidos na chama do fogão. Aí ficou perfeita!
Pós-post (13/06/2013): eu estou pré-assando agora, sempre tomando cuidado para não queimar nem ficar branca em baixo. Mas confesso que perde um pouco do aspecto "original" da Pizza Hut, pois quanto mais tempo de forno, mais seca a massa fica.


A dica que dou é usar cogumelos frescos tipo Paris, pois eles é que dão aquele sabor de "pizza supreme" à Pizza Hut. Você pode encontrá-los nos mercadões, no Pão-de-Açúcar ou nos Carrefours Bairros, em SP, ou na rede Super Nosso, em BH, mas cuidado: eles possuem vida útil brevíssima. Compre no dia em que for utilizar ou salteie-os no próprio suco e congele-os (ficam escuros, mas o sabor não muda). Da última vez usei shitakes e, acreditem, não é a mesma coisa!!!

Ingredientes massa (atenção: você pode usar as medidas - copo e colher - da máquina de fazer pão, se tiver):
  • três colheres (sopa) de leite em pó (ou 15 gramas)
  • duas colheres (chá) de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)
  • 1 copo e meio de água morna (ou 360 ml)
  • 4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (de milho, soja...)
  • 1/2 xícara de óleo vegetal (reserve para untar a fôrma)
Misturar os três primeiros ingredientes na tigela da batedeira até dissolver o fermento (evite bater agora, pois espirra). À parte, misture os demais ingredientes secos.

Ligue a batedeira na velocidade 2 e vá acrescentando os ingredientes secos. Talvez tenha que aumentar a velocidade, pois a massa fica pesada. No começo a massa fica toda solta, mas depois formará uma bola. Enquanto ainda estiver solta, acrescente as duas colheres de óleo.

Deixe a massa batendo durante 10 minutos contados no relógio. Se a sua batedeira for a da Arno, é bom ficar segurando-a, pois ela balança muito e anda sozinha pela pia, pois a massa fica pesada!

Retire a massa da batedeira e deixe descansar coberta com um pano até triplicar de volume (mais ou menos uma hora).

Decida se vai usar toda a massa para uma pizza grande apenas ou se vai dividir em duas (depende do tamanho de suas fôrmas). Derrame a meia xícara de óleo sobre a fôrma (não diminua a quantidade, senão não fica igual!). Abra a massa com o rolo, mais ou menos do tamanho da fôrma. Transfira a massa para a fôrma e acomode-a direitinho, fazendo as bordas com as pontas dos dedos. Empregue o molho e o recheio. Leve para assar em forno a 200 graus, durante uma meia hora (fique de olho na parte de baixo da massa, levantando sempre para espiar o ponto!).

Essa massa não precisa pré-assar.

Ingredientes recheio (sugestão):
  • Para o molho: bata no liquidificador dois tomates italianos sem sementes, meia cebola pequena, um dente de alho pequeno, sal e um fio de azeite. Não colocar água. É só bater e usar.
  • 300 gramas de mussarela ralada
  • meia calabresa fatiada
  • cogumelos Paris frescos, previamente salteados e fatiados
  • cubinhos de pimentão verde (sem exageros)
  • cubinhos de tomate sem sementes
  • cubinhos de cebola
  • opcional: pedacinhos de bacon em fatias, previamente fritos
Dica: Coloque na mesa potes com queijo parmesão ralado, orégano, pimenta calabresa e azeite, para as pessoas se servirem a gosto, como nos restaurantes da Pizza Hut.

Pós-post (13/02/11): experimente também fazer breadsticks com essa massa! Clique aqui.

39 comentários:

Lully disse...

Oi

Sabe me dizer se essa receita pode ser feita na maquina de pão?? Não tenho batedeira planetária :(

Obrigada

Luciane

Fabi disse...

Lully, acho que não dá...a massa fica muuuito pesada. Arrisca estragar sua mfp. Tem até que ficar segurando a batedeira pela base, porque ela balança bastante. Mas, a planetária ou a kitchen aid valem o investimento! Bjs.

Anônimo disse...

será que dá pra fazer em forno a lenha? como no forno a lenha não é pra usar assadeira, vou tentar usar mais oleo na propria massa, tipo uns 50ml será que dá certo?

Fabi disse...

Acho que não dá para fazer sem fôrma não, pois a massa fica encharcada no óleo mesmo (eu sei, não é nada diet...).Não sei se vc tentou, depois nos conte. Mas para ficar "igual" (crocante por baixo) tem que usar fôrma. Por causa da temperatura, não é recomendável mesmo usar fôrma de teflon, por exemplo, mas use a de pedra e cobre como eu. Abs.

Anônimo disse...

Ei, eu amei essa receita. Na primeira tentativa, já deu certo! Só tenho uma pergunta, posso pre-assar? Quero fazer na sexta para deixar pro sabado. Nao posso deixar a massa sem assar na geladeira nao, neh? Muito obrigada por postar essa receita. Eu tinha uma muito boa, mas essa é maravilhosa.

Fabi disse...

Adoro responder aos comentários. Mas, anônimos, façam login ao deixar os seus! Assim eu posso responder por e-mail, ok?
Bem, pelo seu "ei" ACHO que vc é mineiro(a)! Então, não asse de véspera não! Não dá certo porque o "tchans" da pizza hut é ela ficar fofa e crocante, o que vc não vai conseguir pré-assando. Talvez se você fizer a massa e guardá-la bem embaladinha num saco na geladeira (com folga, porque a massa cresce um pouco), crua mesmo, dá certo. Eu não gosto muito de fazer isso porque acho que a massa fica com gosto de fermento acentuado, mas você pode tentar! É o que as pizzarias fazem (não de um dia para o outro, mas da manhã/tarde para a noite: as bolotas de massas são guadadas em câmaras frigoríficas). Na padaria do meu pai é assim também, a massa do pão da manhã é feita de madrugada e os pãezinhos ficam na câmara, após crescidos, só esperando para serem assados. Depois nos conte se deu certo! Ah! Faça os breadsticks! Ficam deliciosos! Abs.

Unknown disse...

Fabi, antes de qualquer coisa, peço desculpas por ter deixado como anônimo. Isso é uma tremenda falta de educação. Muito obrigada por esclarecer minha dúvida. Essa pizza é o máximo, no entanto que vou repeti-la hj. Da ultima vez que fiz, eu e meu esposo não comemos tudo. Entao, no outro dia esquentei no forno mesmo e ficou delícia demais! Vc acertou em cheio: sou mineira! :) Mas, por um tempo, estou emprestada para a Austrália. Um grande abraço, Karina

Fabi disse...

Ai, falta de educação nada! É que eu fico perdida sem um nome por que chamar! Ai, Austrália deve ser tudo de bom! E a massa é gostosa mesmo, wue bom que gostou. Realmente rende muito e sempre sobra. Meu marido gosta de comer as sobras da pizza do sábado como tiragosto, antes do almoço de domingo, pode? Abs.

Karina disse...

Continuo fazendo sua receita de Pizza! Ja fiz calzones e enrolados recheados com a mesma massa! Vc tem essa receita em ingles? Tudo de bom aih. Karina

Ariane Frias disse...

Agora sim, Fabiana.
Saiu a minha pizza hut genérica e ficou uma delícia !
Adorei a receita e vai ser difícil eu comprar pizza pronta viu ?

Ariane Frias disse...

Agora sim, Fabiana.
Saiu a minha pizza hut genérica e ficou uma delícia ! perfeita ! Ficou linda mas a foto dessa sua é de matar.....rs
Adorei a receita e vai ser difícil eu comprar pizza pronta viu ?

Kika disse...

Olá! Fiz meia receita na máquina de pão. Deu tudo certo, ela bateu direitinho e coloquei os ingredientes conforme avisam na máquina ( 1º os liquidos e por cima os secos). Ficou ótima a massa! Obrigada pela receita.

Anônimo disse...

Faby, boa tarde.

Gostaria de saber igual a Karina, se não posso pre assar a massa, pois já conhecia essa receita antes e acho que é a melhor massa de pizza que existe, mas devido ao fato dela ser muito grossa e exigir uma temperatura de forno muito alta, acho que sempre que faço a pizza o recheio passaum pouco do ponto, e as cebolas principalmente queimam um pouco. Por isso mando essa pergunta, pre assar a massa, logo depois rechear e voltar com a pizza só para finalizar o recheio?
Desde já agradeço, seu blog é espetacular, abraços.

FredySans

Fabi disse...

Ah, Fredy, eu achei que já tinha atualizado o post com essa informação, mas vamos lá! Então, eu não tenho mais meu forno a carvão e tenho passado apuros para fazer pizza. Na verdade, desisti! Acho que pizza em forno a gás jamais é a mesma coisa e, como mudei para uma cidade que tem uma pizza finalmente maravilhosa, prefiro comprar.
Mas já fiz duas vezes a massa da Pizza Hut e aconteceu o mesmo que você diz: a massa fica meio branquela e o recheio passa do ponto.
Pré-assar é uma opção, mas eu acho que a massa cresce no meio sem o peso e umidade do recheio...sei lá, sou meio contra. Mas é claro que você pode testar e nos contar.
O que eu fiz: só asso em forma de pedra (sabão) pré-aquecida - pois ela super-mega esquenta a massa por baixo (opção: colocar uma pedra refratária dentro do forno e a forma de pizza por cima) - e, mesmo assim, fica branquelinha quando o recheio tá pronto. Daí eu tiro do forno e jogo uma fonte de calor só por baixo, ou seja, eu coloco na CHAMA DO FOGÃO uns minutinhos. Tomando cuidado para não queimar.
Ai, gente, infelizmente para ficar "igual" como nas primeiras vezes em que fiz, é preciso forno a lenha ou a carvão...ou um forno elétrico turbo, não tem jeito! :-(
Mas eu acho que fica bom do mesmo jeito!!! rsrsrs

Fabi disse...

Opa, o post tava atualizado, sim. Está no quarto parágrafo! Abs.

Italo disse...

Olá.
Pode me tirar uma dúvida? Na receita vc fala pra untar a fôrma com 1/2 xicara de oleo. É isso mesmo? A massa vai encharcar de óleo dentro da fôrma?

Obrigado.

Fabi disse...

Italo, se reparar bem, a massa da pizza hut é encharcada de óleo. Ela é até meio amarelinha. Mas a medida é pra forma gigante, conforme falei no post. Para formas menores, diminua um pouco...mas para fixar igual tem q colocar bastante. Abs.

Italo disse...

Obrigado, Fabi. Se eu tiver um tempinho esse fds irei fazer. Se eu fizer, dou um feedback aqui.

Vc viu a notícia q um grupo, supostamente, ligado ao anonymous vazou as "receitas secretas" de diversos estabelecimentos? isso inclui a massa pan pizza hut.

abrçs.

Ariane Frias disse...

Mais eclarecimentos :

Eu só tenho forno à gás e os ingredientes não tostam se :
- Assar em forno alto pré aquecido por cerca de 30 minutos;
- Assar em forno médio pré aquecido por cerca de 40 a 45 minutos.

A (primeira) segunda vez que eu fiz eu pré - assei por cerca de 10 minutos. ( deu certo)

Eu sempre faço 2 discos com essa receita sendo : uma em forma de alumínioi polida tradicional e outra na de pedra sabão. A comum deixo na parte de baixo (meu fogão é de 4 bocas) e doura que fica linda. A de pedra,fica pronta junta mas como fica em cima não doura, então eu coloca direto na chama do fogão ( como a Fabiana disse).

Apesar de ter ótimas pizzarias aqui em Santos nunca fui muito de comprar, sempre de fazer mesmo que eu comprasse a massa, como foi em toda a minha vida. Depois da massa pan, NUNCA MAIS COMPREI !

Desirée disse...

Oi! A receita parece deliciosa, mas fiquei com uma dúvida: eu não tenho essas batedeiras, apenas um processador philips walita de 700w de potência, que vem com um acessório para bater massas pesadas. Será que dá certo a massa?

Beijinhos!

Fabi disse...

Hum...Desirée, não sei. Acho que sei qual é seu processador, mas penso que não suportará a quantidade de massa, não. Se você clicar no link do Pizza Hut Breadsticks, lá tem um vídeo da minha batedeira planetária "andando na pia" com essa massa. Mas você pode bater na mão (se tiver força e disposição) ou fazer meia receita. Infelizmente, acho que você vai ter que testar sozinha. Alguém aí nos comentários já disse que fez na panificadora elétrica. Quem sabe? Abs.

Suely disse...

Por favor, pode colocar leite sem ser em pó. Se pode qual a quantidade.
Grata
Suely

Fabi disse...

Suely, a receita é com leite em pó. Não sei se pode substituir, nem nunca tentei. Abs.

Ariane Frias disse...

Mais um teste :

Um dia eu fiz a receita inteira mas só assei uma massa.A outra eu pré assei e deixei embalada em um saco plástico na geladeira por cerca de 1 mês. Assei normalmente.
Dá certo mas a massa fica um pouco mais sequinha. Então eu prefiro fazer na hora.
Agora só falta eu testar deixar a massa pronta, mas crua na geladeira de um dia para o outro.

Henrique disse...

Fabi a receita é muito boa! Deu certo na primeira tentativa, detalhe que fiz no fogão a gás, sem batedeira e na forma de almínio, segue abaixo:

- Preparei 1\2 receia e fiz a massa na mão, misturei na ordem que você descreve até a massa ficar homogênea.
- Pré aqueci o forno a gás no máximo por 30 minutos e coloquei uma chapa de grelhar na prateleira de baixo.
- depois de mais ou menos 01 hora, abri a massa em uma forma de alumínio.
- coloquei a massa sem recheio no forno sobre a chapa de grelhar, e após 10 minutos retirei a massa para colocar o recheio.
- após rechear a massa deixei mais 20 minutos sobre a chapa de grelhar dentro do forno.

A massa ficou ótima, ficou douradinha, crocante e não grudou na forma de alumínio.

Cacau Lentos disse...

Oi amiga ..... fiquei chateada. Estou seguindo sua receita direitinho. Mas a minha Planetária Arno não aguentou, a vasilha pulou e quebrou o encaixe da máquina (onde encaixa a vasilha) ... "tentei" amassar na mão mesmo e coloquei pra crescer. E a minha máquina é nova, comprei no ano passado (2012). Será que ficou pesada demais a massa???
Att, Claudia

Fabi disse...

Puxa, Claudia, que desastre! :-(( Fiz no fds passado, a batedeira passeia bastante na pia (coloquei já até um vídeo aqui no blog), mas nunca quebrou nada...Será que estão fazendo com um plástico mais fraco? A minha é de 2007. Mas eu não forço com a mão para baixo não, deixo-a livre. Não fique chateada, você vai conseguir consertá-la numa autorizada Arno! A massa é bem pesada mesmo, amiga...talvez faltou um pouquinho de água, mas acho que não fez nada errado não. Olha, na máquina de pão meia receita (1 pizza) dá certinho! Se quiser tentar de novo, faça só meia receita. Abs.

Cacau Lentos disse...

Oi Fabi, eu tenho a máquina de pão. Na próxima vez vou fazer nela. Acabei colando a peça da máquina. Acho realmente que os eletrodomésticos vão ficando mais "vagabundos", "descartáveis". Fiquei pensando se eu encaixei direito a vasilha na máquina, vai saber. A minha não anda na pia pq vem com ventosas em baixo, e gruda que é uma beleza.
Ah, adorei a massa, acho que deixei um pouco a mais no forno, e ficou dourada demais. Mas é uma delícia, parabéns!!!

Marcio Emilio disse...

Bom dia

Me tira uma duvida 2 colheres de cha de fermento biologico correspondem a quantas gramas.
Muito Obrigado

Marcio Silva

Fabi disse...

Márcio, infelizmente eu não tenho balança digital aqui para medir para você. Deve ser em torno de 7g (mais da metade do saquinho de 10g), mas não posso te dar certeza. Eu meço naquela colherinha da máquina de fazer pão, sabe? Abs.

Marcio Emilio disse...

Usei uma tablete de fermento biologico fresco de 15 g.Depois posto para dizer se deu certo

Marcio

Jackeline disse...

Não precisa INVESTIR numa planetária só pra fazer essa massa. Meu esposo fez na mão mesmo, sovando e misturando, e ficou perfeita, sem problema nenhum. A não ser que vc use mto batedeira, não precisa comprar uma pra isso.

Fabi disse...

Sim, Jackeline. Claro que pode fazer à mão e se for de um homem, melhor ainda! Só que sovar por 10 minutos com força - repetindo os movimentos da batedeira - não é brincadeira não! E essa massa fica bastante grudenta e acredito que na mão a gente acaba colocando mais farinha do que deve (para desgrudar das mãos e da bancada). O ideal é que ela fique bem levinha. Eu faço meia receita na máquina de pão e dá certo também. Espero que tenha gostado e ficado parecida com a original. Abs.

Designer de Interiores disse...

Boa noite Fabi, fiz esta massa e bati em um processador Philips Walita de 1000W de potência e deu super certo, bati por 6 minutinhos apenas. Receita perfeita, adorei!!!!. Muito obrigada. Bjs

Anônimo disse...

Só queria agradecer pela maravilhosa receita! Venho testando massas de pizza caseiras há mais de um ano, e nenhuma se compara a esta. Eu e meu marido amamos! Super macia e crocante, fica realmente parecida com a pizza hut! Virou prato da semana.

Anônimo disse...

Oi, fiz essa receita várias vezes, na mão mesmo... no começo é bem pesada, mas conforme vai dando o ponto fica mais leve. Já troquei também o leite em pó, utilizando a medida da água, sem colocar a água e deu supercerto. Vou experimentar agora na pedra sabão. Obrigada pela receita.
Ivanilda

Anônimo disse...

Olá! Já trabalhei em algumas pizzaria, tanto forno a lenha quanto forna a gás.
Vocês estão pré-assando a massa de forma errada. Se você for assar definitivamente logo em seguida (esta dica não vale para guardar os disco na geladeira), pré-asse a massa já com o molho e o queijo (ou creme de leite e queijo, para pizzas doces), assim ela não ficará seca. Só não pode deixar o queijo "ferver", senão você estragará sua pizza. Daí é só colocar o recheio e assar de vez.
Uma dica para ter as bordas douradas é pincelar ovo batido, fica delicioso.
Ps: Se fizer no forno a lenha não vai ficar engordurada como a da receita (e nem deve ficar), mas fica incrível. A pizza deve ser posta diretamente sobre a pedra (quente, num forno à 300 graus C), e girada com a pá para assar todas as partes. Não tem pizza melhor!

Andre disse...

Finalmente, amo a massa pan, já tentei várias receitas e pela primeira vez fiz essa e ficou muito parecida, obrigado

Unknown disse...

Olá. Poderia me dizer como fazer com que a massa não fique com gosto acentuado de fermento?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails