Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conserva de pimentas

Eu tenho três pés de pimentas na minha hortinha. Dois são variedades de pimenta de bode (vermelha e roxa), que são pimentas de ardência média e com sabor próprio. O outro nasceu "espontanemente", não fui eu quem plantou. Então não sei bem qual é a qualidade, mas é bem picante, parecida com a malagueta.

Elas dão pimenta o ano inteiro, em abundância. Às vezes não dou conta de apanhar todas! Existe uma lenda pimenteira aqui em Minas que diz "quanto mais apanha, mais dá". Outra regra é que não se deve deixar o cabinho no pé, deve-se arrancar a pimenta com o cabo. Além disso, nunca podemos deixar alguém pegar e levar a pimenta nos bolsos: diz a lenda que a planta murcha!!! Isso eu já não sei se é verdade, mas, na dúvida, obedeço! rs...

Por causa dessa abundância, tive de aprender a fazer conservas (muito embora eu gosto de usar a pimenta fresca na comida). Simplesmente colocar as pimentas num vidro e jogar azeite ou pinga não estava dando certo, pois mofava.

Então, aí vai a minha receita de conserva de pimentas. Sem medidas, pois depende do tanto de pimentas que vocês queiram conservar.

  1. Arranque os cabinhos e lave as pimentas em água fria.
  2. Coloque uma panela com água para ferver. Ao ferver, desligue o fogo e jogue as pimentas dentro. Deixe por 3 minutos.
  3. Prepare uma vasilha com água bem gelada (pode ser com cubos de gelo). Escorra as pimentas da panela (despreze a água) e as jogue, imediatamente, nessa vasilha de água gelada (choque térmico). Você pode fazer todo esse processo de choque térmico usando uma peneira, que você mergulha ora na panela de água quente, ora na vasilha de água gelada, ok? O choque térmico mantém a cor da pimenta na conserva.
  4. Prepare um caldo com uma medida de vinagre de vinho branco (ou de maçã) e a mesma medida de pinga (meça de acordo com a quantidade que você precisa) mais uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal. Ferva esse caldo por dois minutinhos.
  5. Enquanto esse caldo esfria, esterilize o vidro da conserva: forre o fundo da panela com um pano e encha de água; ferva a água com o vidro dentro, com a boca para baixo, por quinze minutos; depois coloque a tampa do vidro na panela e ferva por mais 5 minutos.
  6. Coloque as pimentas e o caldo no vidro esterilizado e voilá, você tem uma conserva de pimentas à mineira.
Não recomendo a conserva no azeite com pimentas frescas, pois embolora, a não ser que você queira usá-lo imediatamente ou no prazo máximo de uma semana, guardado em geladeira. Para fazer o azeite aromatizado, recomendo o uso da pimenta seca (só secar ao sol). Aliás, secar as pimentas ou congelá-las também é uma forma de conservá-las para o futuro.

2 comentários:

adenilde (Rio de Janeiro) disse...

adorei a sua receita, tenho alguns pés de pimenta e as vezes jogo fora porque não sabia fazer a conserva. Vou prepará-la assim que a chuva passar e eu puder colher.Mas me diz uma coisa quanto tempo eu posso ter essa conserva?Voce tem idéia se seis meses,um ano, ou menos...?

Fabi disse...

Adenilde, que bom que gostou do blog!
Para dizer a verdade, não sei quanto tempo dura...A minha tem um mês e está como no primeiro dia. As pimentas estão vermelhinhas (vale a pena o choque térmico!). Procurei na net e parece que é um ano para conserva com pinga e vinagre. Leia aqui: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=15&t=9421.
Abs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails