Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bolo recheado de abacaxi e creme de côco


Esse bolo foi para o aniversário da minha mãe. Ficou ótimo! Melhor ainda uns dias depois. Portanto, pode fazer com 1 ou 2 dias de antecedência, sempre mantido na geladeira, pois fica geladinho e bem molhado. Só deixe para confeitar com marshmallow no dia de servir! Aliás, não liguem para este confeito, que foi "aprontado" pela minha irmã!

A receita é também um "bolo gelado". Basta colocar a cobertura sugerida a seguir, ao invés do marshmallow, embrulhar os pedaços em papel alumínio e levar para gelar.

Esse bolo eu aprendi a fazer pela TV, há muito anos atrás. É da culinarista Isamara Amâncio e a receita foi apresentada no programa da Ana Maria Braga na Record, o Note & Anote (lembram?). Eu nem tentava cozinhar nessa época ainda...mas nunca esqueci desse bolo que parecia delicioso. O Google ajudou a achar a receita mais ou menos, pois fiz algumas modificações (não ia côco no creme da Isamara).

Na ordem, faça primeiro os recheios e, enquanto esfriam, faça o pão-de-ló.

Recheio de Abacaxi:
  • 1 abacaxi grande maduro (se gostar de um recheio com a fruta mais aparente, deixe alguns pedaços maiores)
  • 1 copo (de requeijão) de água
  • 1 copo (de requeijão) de açúcar (coloque menos se o abacaxi for doce)
  • suco de meio limão
Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo para apurar (até perder o aspecto "aquoso"). Vai escurecer um pouco e deve ficar parecido com geléia de abacaxi. Demora um tempinho...Deixe esfriar (pode colocar na geladeira enquanto o bolo assa).

Recheio de creme de côco (ou só de creme, como preferir):
  • 1/2 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de maizena
  • um pacote de 50g de flocos de côco (opcional)
  • 1/2 vidro de leite de côco (100 ml) - opcional também
  • 5 gotas de essência de côco ou de baunilha
Faça um creme no fogo com todos os ingredientes, mexendo sempre para não empelotar, até que fique cremoso. Deixe esfriar antes de usar. Despeje em uma travessa e cubra com um plástico (coloque-o encostado no creme para não criar nata). Ponha na geladeira, pois é melhor usá-lo quando estiver durinho (para evitar escorrer do bolo).
Rende bastante! Usando o creme gelado, você consegue fazer duas camadas bem altas de recheio.

Pão-de-ló (receita da Otávia):
  • 6 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de água
  • 4 colheres de sopa de óleo (de soja ou milho)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Peneire a farinha de trigo com o fermento, e misture o óleo à água. Pré-aqueça o forno a 180°C.

Bata os ovos inteiros com o açúcar, até que fique muito claro, quase branco, e com bastante volume (bata de 7 a 10 minutos).
Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e despeje a água com o óleo. Desligue a batedeira, e com o auxílio de uma espátula ou do fouet, misture aos poucos a farinha, com cuidado para não perder o volume. Coloque em uma forma untada e enfarinhada ou, de preferência, forrada com papel manteiga (25 centímetros de diâmetro, por exemplo) e leve ao forno até que esteja dourado e um palito, espetado no centro do bolo, saia limpo.
Espere esfriar pelo menos 10 minutos antes de desenformar. Apare as bordas escuras e aplaine o bolo com uma faca antes de rechear.

Calda para regar o pão-de-ló:

  • 200 ml de leite de côco
  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sopa de açúcar
Só misturar e regar. Fica o gosto forte do leite de côco.

Outra opção é usar guaraná ou a calda de uma lata de abacaxi em conserva (você pode usar o abacaxi para decorar); mais simples impossível.

Montagem:

Parta o seu pão-de-ló na transversal duas vezes, de modo que você tenha três andares de bolo e dois andares de recheio. Clique aqui para saber como cortar com uma linha de costura.
Regue a base do pão-de-ló e coloque uma camada do doce de abacaxi e uma camada bem generosa do creme. Cubra com a parte do meio do pão-de-ló, regue de novo e repita os dois recheios. Termine com a última parte do pão-de-ló e regue finalmente.

Cobertura:

Opção 1: Confeite do modo que preferir. Eu recomendo usar marshmallow. Tem uma receita boa nos comentários desse post aqui.
Eu fui preguiçosa e usei um preparado em pó para marshmallow da marca "Duas Rodas Industrial" para o qual basta acrescentar água e bater durante 10 minutos (meio pacote de 500g foi suficiente para confeitar um bolo redondo de 25 cm). Pode ser encontrado em lojas especializadas em artigos para festas. Ficou muito gostoso, durinho e foi super fácil!

Opção 2: Para fazer o "bolo gelado", faça uma cobertura com 2 claras em neve, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 lata de creme de leite sem soro, mexendo tudo suavemente. Espalhe sobre o bolo. Polvilhe côco ralado. Corte em pedaços, embrulhe-os e leve para gelar.

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse creme que vc usou seria a mesma base p/ creme paris?Tentei acessar a receita do creme paris e não consegui.Vc tirou a receita do ar?
Adoro seu blog, tem otimas receitas!

bjss

Fabi disse...

Não é o mesmo creme, não. Eu realmente tirei algumas receitas do blog porque eram mais antigas e não gostava muito delas. Esse creme Paris, por exemplo, ficava muito mole e dava muito trabalho, na minha opinião, além de ser uma receita de um litro de leite! O creme do bolo acima é um creme comum de confeiteiro (aquele para rechear sonhos), só que ao invés de açúcar leva leite condensado. É bom e fica durinho, o que é melhor para bolos recheados não desmontarem.

ஜJéssicaஜ disse...

boOm. espero q dê certo. Vou tentar fazer. (o recheio né.pq a massa vai ser pronta msm.) amanha no 'DIA DAS CRIANÇAS'; ,eu vou fazer. me desejem sorte.

orkut : jessica_alves_girl@hotmail.com

Bjuss

atenciosamente: JèéH

Fabi disse...

Jéssica: BOA SORTE!!! Fica uma delícia. E se quiser fazer o pão-de-ló, pode se aventurar que é uma receita FACÍLIMA da minha colega de faculdade Otávia, que está fazendo o maior sucesso no mercado de bolos lindíssimos! Tem o blog dela (Bolo & Brigadeiro) aí na lista de blogs bacanas. Bjs.

Anônimo disse...

Fiz ficou delicioso,estou a procura de receitas do note e anote,se tiver coloca pra gente,tá difícil encontrar,eram ótimas.Tinha várias mas perdi num vazamento.Obrigada.

Fabi disse...

Fiz esse bolo para o Natal do seguinte modo: assei o pão de ló bem fininho (espessura de um dedo ou menos), cortei em pedaços iguais de forma a fazer um retângulo comprido e empilhável de 5 camadas de pão de ló + 4 de recheio, intercalei pão de ló + creme de confeiteiro + doce de abacaxi até o fim e usei como cobertura a indicada para o bolo gelado. DELÍCIA!!!

Fabi disse...

Ah, fazendo da forma como indiquei acima, fica bem chique. Ficou parecendo sobremesa de confeitaria! Bjs.

Thatá disse...

Amei!! Posso cobrir com pasta americana esse pão de ló??Beijos e obrigada e mais uma vez, esse site eh dez!!

Fabi disse...

Claro, Thatá. Fica muito bom! Uma vez fiz com a massa do pão-de-ló bem fininha, intercalando várias camadas, como aqueles doces franceses. Ficou show.

Thatá disse...

Obrigada pela resposta! Vou usar essa massa pro aniversário do meu filho, pretendo rechear com este creme e cobrir com pasta americana, onde vou fazer o tema Backyardigans! Bom fim de semana querida!

Unknown disse...

Posso rechear meu bolo com abacaxi um dia antes? Abacaxi eu cozinhei ele

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails