Já há alguns anos que testo uma receita ou outra de cheesecake, mas essa superou todas as outras, porque: 1) ficou gostosa, e 2) linda (com aquela leve depressão em cima para receber a cobertura "azulinha" de amoras e blueberries que fiz)! Mas, adivinhem? Esqueci de tirar foto! :-(
Pós-post (16/09/2012): agora eu tirei fotos! Esse foi com cobertura de geléia de morango caseira.
Quem conhece essa tradicional sobremesa americana sabe que ela é danada para rachar, difícil para saber quando está assada, fácil de desandar e com ingredientes caros e importados (cream cheese, sour cream e, às vezes, frutas vermelhas). A receita abaixo tem por base uma vídeo receita do Youtube e agrega dicas coletadas aqui e ali na internet e uma invenção minha.
A invenção é o truque para reproduzir o "sour cream" com ingredientes brasileiros encontráveis em qualquer mercado (sem precisar do danado
creme de leite fresco, que já está em extinção nos mercados comuns há muito tempo - aqui onde moro em MG ninguém nem sabe o que é isso!). Outro truque que ensino eu retirei do site
Baking 911, para evitar que o cheesecake rache.
Bem, o NY Style cheesecake não leva, originalmente, cobertura. Exceto um leve creme branquinho, feito de sour cream e açúcar, também dispensável. Para dar água na boca e me redimir do meu esquecimento, coloco aqui uma foto do "cheesecake original" que comi no
The Cheesecake Factory, em San Francisco, CA, em que a fatia é servida com "heavy cream" e morangos glaçados:
Veja que o cardápio não era nem um pouco enlouquecedor (e essa era só uma das páginas - reparem no Godiva Chocolate Cheesecake...):
A única coisa que eu alteraria na receita abaixo é o "tamanho da fatia". Como as fôrmas desmontáveis "padrões" do Brasil são largas e baixas (geralmente de 25 cm) o cheesecake fica mais ou menos fino. Por outro lado, ele cresce um pouco enquanto assa (para depois murchar um pouco). Portanto, eu procuraria uma fôrma redonda pouco menor em diâmetro, porém alta (igual à da foto à direita). Pode ser feito também em fôrmas quadradas/retangulares comuns, não desmontáveis (basta forrar, como ensino abaixo). Se for o caso, dobre a receita.
New York Style Cheesecake (receita original aqui)
Crosta:
- 1 pacote e meio de bolachas tipo maizena moídas (moer no processador ou colocá-las num saco/pano e amassá-las com um martelo de carne). Obs: a receita original pede "Graham Crackers", que não existem no Brasil e, eu acredito, são menos doces. Muitas pessoas usam também a "Oreo" (= Negresco, sem recheio) para fazer uma crosta de chocolate.
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar (eu acho dispensável!)
- 1/4 de xícara (chá) de manteiga derretida
Primeiro, sobre a fôrma: você pode usar tanto uma fôrma de aro desmontável (mais fácil para desenformar) quanto uma fôrma retangular/quadrada normal. No primeiro caso, se for de teflon, não precisa forrar (eu usei uma assim e foi muito fácil desenformar usando meramente duas espátulas finas por baixo). Mas, se for de alumínio, forre só o fundo com papel manteiga ou papel alumínio com uma sobra, para fora do aro, de uns 6 cm. No caso da fôrma não desmontável, forre-a com papel alumínio deixando sobras para fora, conforme a foto ao lado. Essas sobras ajudam a desenformar sem quebrar (você puxa o cheesecake todo para cima segurando nas sobras do papel, entendeu?).
Prepare a crosta: Misture tudo e coloque sobre a fôrma escolhida. Repare que a mistura não precisa dar liga por si só após receber a manteiga: ela fica meio arenosa mesmo. Não se preocupe muito com isso agora (a não ser que esteja mesmo muito solta, caso em que é só colocar mais manteiga). Aperte a mistura com as mãos ou com o fundo de uma xícara para deixá-la lisa e uniforme. Após assado e gelado o cheesecake, a crosta ganha umidade e fica bem agregada. Eu não coloco crosta nas bordas laterais, só no fundo. Vai por mim: não precisa, pois a massa assada fica bem firme nas laterais.
Recheio:
- 3 ovos grandes

- 1 e 1/2 xícara de "sour cream" ou "homemade sour cream" (feito assim: use creme de leite fresco OU aquelas caixinhas de creme de leite que bate chantili, pois ambos possuem por volta de 35% de gordura - não tente usar o creme de leite comum, pois ele possui apenas 20% de gordura! Adicione 1 e 1/2 colher de sopa de suco de limão, mexa e deixe descansar durante 30 minutos)
- 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
- 450 g de cream cheese em temperatura ambiente (eu usei uma bisnaga de 400 g da Polenghi - atenção, é cream cheese e não requeijão!)
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo (este é o truque para a massa não rachar)
- opcional: raspas de um limão
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Para fazer a massa, bata o açúcar e o cream cheese por alguns minutos. Coloque a farinha, a baunilha e as raspas do limão. Adicione os ovos um a um. Não bata demais os ovos para não criar muito ar na massa, o que fará com que ela rache depois. Acrescente o nosso "homemade sour cream" e, após agregar à massa, está pronto.
Dica: se tiver a batedeira planetária, use o batedor para massas médias.
Espalhe na fôrma sobre a crosta e leve para assar. Muitas pessoas recomendam o banho maria para não rachar, mas não precisa - pelo menos no meu caso, não precisou! Imediatemente após colocar o cheesecake no forno, aumente a temperatura para 260 graus e deixe por 10 minutos. Em seguida, abaixe a temperatura para 150 graus e deixe por mais 50 minutos (o tempo é exato mesmo e ele fica meio branquinho, não espere que ele fique corado!). O ponto certo para retirar o cheesecake do forno é quando você sacudir um pouquinho a fôrma e só o centro parecer se agitar. Se quiser, desligue o forno e coloque para gratinar, no grill elétrico, por 5 minutos, para que o topo fique coradinho.
Pós-post (08/07/2013): tire do forno assim que as bordas começarem a nitidamente desgrudar dos lados da forma.
Após esfriar, o cheesecake murcha e cria uma depressão em cima, perfeita para uma cobertura de sua preferência.
Coberturas (sugestões):
- se tiver acesso a amoras, framboesas e mirtilos frescos ou congelados, sugiro uma geléia dessas frutas. É só cozinhar um bocado das frutas com um tiquinho de água, sumo de limão e quanto baste de açúcar até reduzir e formar-se a geléia.
- você pode simplesmente usar um vidro de geléia de sua preferência, de boa qualidade (ex.: Queensberry ou St. Dalfour) ou, como na foto acima, chantili e morangos frescos ou glaçados.
- uma cobertura bem simples e excelente para o NY Style Cheesecake é feita batendo 200g de "homemade sour cream" (conforme ensinei acima), 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro e 1 colher (chá) de extrato de baunilha.
Cortando:
Para tirar pedaços certinhos do seu cheesecake, sem fazer "maçaroca" (como diria minha mãe), corte-o após gelado. Use uma faca grande a afiada. Coloque a faca na água quente e enxugue em papel toalha. Divida o cheesecake em dois (sem levantar a faca, só deslizando-a por baixo). Molhe em água quente e enxugue novamente a faca e repita esse processo até cortar em tantas fatias quantas queira.
Pós-post (08/07/2013): Nova receita testada: clique
aqui.
Em NY, para deitar e rolar:
Enjoy!!!