Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

Bolo de fubá cremoso - Arraiá Ki Dilícia!


Fiz esta receita meio desconfiada, com medo de não dar certo. Mas, como tudo que vem (vinha...snif) do Rainhas do Lar, não tem erro!

Dei a primeira mordida com o bolo fumegante, fazendo beicinho para não queimar a língua, e a primeira coisa que pensei foi: "este é o melhor bolo de fubá do mundo!!!!!".

Gente, por favor, façam! É muito fácil, como requer meu novo modo de vida (pá-pum no liquidificador). Basta seguir a regra de ouro de usar forma alta e cheia até quase a borda (menos um dedo) para que as camadas secas e cremosa se formem.

Para quem gosta de bolo de fubá sequinho, aqui no blog tem uma receita divina, da minha "cumadre" Dani, mega fácil também!

Bolo de fubá cremoso

Colocar no liquidificar os ingredientes na seguinte ordem:
  • 1 xícara e meia de fubá mimoso
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 4 xícaras de leite
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
Bater. Depois que desligar o liquidificador, acrescente:
  • 100g de queijo ralado com gosto suave e bom (importante: vide nota* abaixo)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • opcionais: raspas de limão ou um tiquinho de canela em pó (côco ralado? hummmm)
Incorporados os ingredientes, a massa é bastante líquida! Não se assuste: é assim mesmo! Deite tudo numa forma ALTA, NÃO MUITO GRANDE, untada e enfarinhada. O correto é a forma ficar quase cheia, pois esse bolo cresce bem pouco, é como um bombocado. Eu usei uma quadradinha de 20 cm, mas sobrou um pouco de massa e aproveitei em 6 forminhas de cupcakes. Se a massa não ficar alta na forma, as camadas não se separam!

Asse até corar em cima. Se assar demais, também não vai ficar cremoso. Aqui em casa, a 180 graus, deu 50 minutos, em forno pré-aquecido. 

Coma sempre quente! Depois de esfriar, eu esquentaria 10 segundinhos no microondas...

*Cozinheiros amigos, não coloquem parmesão de saquinhos, cheios de sal, por favor...o gosto fica horrível! Quem avisa, amigo é! Regra: experimente o queijo. Tem que ter sabor suave e aquele potencial para derreter e virar o creme que queremos, ok? Exemplos: minas meia-cura, minas padrão, serro, canastra.  No site da Philadelphia, tem uma receita parecida que leva CREAM-CHEESE. Por isso, acho que o queijo minas frescal e até coalhada seca sem sal servem!!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pipoca doce fácil - Arraiá KiDilícia!

Para nossa festa junina, aqui vai uma receitinha boba, mas que não pode faltar. É deliciosa e super fácil. Fica crocante e sem corantes artificiais!

Basta estourar a pipoca normalmente. Recomendo fazer com óleo de milho, para não pegar nenhum gosto por enquanto. Passe para uma vasilha, evitando despejar os milhos não estourados, que ficam no fundo. Isso é importante, pois depois de pronta a pipoca doce, não dá mais para ver os milhos não estourados e alguém pode machucar os dentes comendo-a, ok?

Agora, dá para fazer de dois jeitos (e fica igual!):

1 - Jeito "difícil": na mesma panela (tem que ser grande para dar para mexer), despeje um pouco de açúcar (eu sempre faço 2 colheres cheias de açúcar para cada 4 colheres de milho) e caramelize-o, com muito cuidado para não queimar. Quando o açúcar ficar moreninho, coloque logo a pipoca estourada e mexa até o caramelo cobrir todas.

2 - Jeito fácil: volta a pipoca para a panela, jogue o açúcar por cima e vá mexendo tudo em fogo baixo até caramelizar. Quando alcançar a cor de caramelo, está pronto!

A pipoca fica toda grudadinha. Quando esfriar, é só separar com as mãos que fica soltinha. Ou então, olha esta dica: fazer "popcorn sticks", juntando uma bolinha num canudo ou palito de churrasco. Lindos para uma festa bem pensada!

Fonte: http://www.kitchencorners.com/2010/11/foodbuzz-24x24-abc-of-food-dear-santa-i.html
Ou que tal fazer esses cones de papel lindos que o blog da Sushi com Macarrão ensina?
Fonte: http://www.sushicommacarrao.com.br/e-pra-fazer/diy-festa-junina/

Cuidado: o caramelo recém preparado, até na pipoca, é muito quente! Não experimente até esfriar, senão vai queimar a boca!!!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pavê de amendoim - arraiá KiDilícia!


Sim, eu estou viva! Sem tempo para nada, só correndo atrás de criança, bateria arriada, mas viva!

Como não tenho ninguém para ficar com meu filho e como criança não combina com fogão, estou cozinhando pouquíssimo. Uma das poucas novidades que experimentei num dia de fúria por doces foi este pavê de amendoim, que me surpreendeu.

Fiz cajuzinhos para a festa de 1 ano do herdeiro e sobrou muito amendoim. Comprei desses já torrados e moídos, porque eu não tinha tempo de ter mais este trabalho (fora remover as cascas). Não me arrependi. Ficou delícia!

Com esta receita, comemoro meu retorno ao blog e inicio uma série semanal de gostosuras para festas juninas. Que tal? Gostaram?

Pavê de amendoim (receita para um refratário pequeno, dobre se quiser grande)
  •  1/2 de xícara de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 1 gema
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 1/2 lata de leite condensado (ou aquela embalagem menor de 198g, essa aqui)
  • 200g de biscoito maizena (um pacote dá)
  • 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • um pouco de leite (1/2 xícara) para molhar os biscoitos
Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme claro. Paciência, para ficar bem cremoso! Sem parar de bater, junte as gemas, depois o creme de leite e o leite condensado aos poucos. Por último, junte o amendoim (reserve um pouco para decorar ou use um extra depois - adoro amendoim! Quanto mais, melhor!). Banhe os biscoitos no leite, sem encharcar muito: é pá, pum. Alterne camadas de biscoitos e creme, terminando com o creme e decorando com o amendoim moído.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails