Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Apple Pie ou Torta de Maçã



Fiz a Old Fashioned Apple Pie do Cinara's Place. Ficou maravilhosa! Massa crocante e recheio azedinho doce. O gosto é parecido com a da torta de maçã do McDonald's (de verdade!) exceto pelo fato de que não ficou tão molhadinho, algo que se corrige diminuindo um pouco a farinha do recheio, eu acho.

Como a Cinara, também fiz de véspera a massa e o recheio. O recheio juntou um pouco de água, que eu desprezei antes de usar, o que pode ter concorrido para a falta do "molhadinho"do recheio que senti.

A receita você pega aqui.

Pós-post (26/11/09): Na segunda vez em que fiz essa torta, fotografei um passo-a-passo (reparem que meu "mixer" é, na verdade, o "kit choper", aquele triturador manual vendido no programa da Palmirinha). Vejam a receita no link acima.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Devaneios noturnos sobre gastronomia

Estava viajando pela internet e pensando em várias coisas ao mesmo tempo quando, de repente, me lembrei de alguns pratos (deliciosos, já adianto) que comi em restaurantes finos (sabe, aqueles de porções pequenas e caras, que muita gente critica?).
Numa conversa muito agradável com alguns amigos novos, há alguns dias atrás e num lugarejo muito inusitado para se ter esse tipo de conversa, comentávamos sobre o trabalho do chef de cozinha e aprendi uma lição - básica mas não óbvia: ninguém precisa encher um prato, se empanturrar, para ter prazer ao comer. Às vezes, a experiência está em saborear a comida. Sentir prazer com a mistura correta de aromas e sabores, ainda que seja numa só colher!
Essa lição só fez sentido para mim porque eu já tive a sorte de participar de umas aventuras gastronômicas (e eu digo "sorte" porque essas aventuras geralmente são muito caras...e não fui eu quem pagou a conta...hehe) e a verdade da assertiva se encontrou com a lembrança inapagável do sabor que alguns desses "pequenos" pratos deixaram na minha memória.
O primeiro prato, foi, na verdade, uma xícara - pouco maior que uma xícara de café - cheia de uma espécie de sopa fria sabor sardinha. Qualquer pessoa com um mínimo de "preconceito gastronômico" (acabei de inventar essa expressão) nunca enfiaria um troço desses na boca, assim, de uma vez - e olha que eu adoro sardinha porque sou de origem lusitana! Ainda bem que estávamos no clima de aventura! Nunca mais esqueci do sabor daquele negocinho...era como comer 10 sardinhas ao vinagrete ao mesmo tempo, sem precisar mastigar. Mesmo quem não gosta de sardinha há de convir que é, pelo menos, extraordinário criar um prato com tanto sabor em tão pouco espaço!
O segundo prato - cuja lembrança motivou este post - era uma entrada sensacional....linda e deliciosa. Uma pêra roxinha (provavelmente cozida no vinho) e aberta como um leque em cima de um patê, terrine, não sei, de queijo de cabra. Nossa Senhora, só de lembrar dá agua na boca! O doce da pêra com o azedo do queijo eram perfeitos e me fizeram até imitar essas peruas de novela e "mandar meus cumprimentos ao chef"....chique....rs.
Também comi escargot achando que era outro prato e achei bom. Mas isso é outra história...porque comer caracol não dá! Só enganada mesmo. rs....
Enfim, não é a tôa que os cursos de gastronomia estão tão populares hoje em dia. Há algo por detrás da comida além do mero cozinhar e alimentar.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Mr. Breakfast


Quem gosta de café da manhã inglês?


Numa viagem que fizemos, meu marido adorou comer ovos mexidos (scrambled eggs) com sausages (isso não tem igual no Brasil: uma mistura de salsicha com linguiça), tomates grelhados, bacon, cogumelos salteados, purê de batata prensado e feijão ao molho de tomate adocicado...é isso mesmo. Estranho? Eu achei que ia vomitar só de sentir o cheiro, mas não é que tudo é gostoso mesmo? E com uma fatia de pão torradinho e com a deliciosa manteiga que eles consomem, fica melhor ainda.

Fui procurar a receita dos scrambled eggs, pois sei que eles são feitos com leite (ficam bem macios e úmidos) e achei este site malucão, com um monte de receitas em inglês só para Breakfast (o site é americano)! Vou aproveitar e pegar a receita das french toasts...hummm. Enjoy!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails