Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2008

ABC das panelas

Achei esse glossário sobre os vários tipos de panela no Correio Gourmand. Dá dicas de durabilidade e limpeza, vale a pena conferir:

http://correiogourmand.com.br/produtos_glossario_utensilios_cozinha_panelas.htm

Ah, e eu li também que para tirar a ferrugem da panela de ferro, deve-se usar uma solução ácida (coca-cola foi muito recomendada em vários sites, mas pode ser limão também), deixando de molho por umas 6 horas, lavando e secando no forno. Deve ser guardada com uma fina camada de óleo.

Vou fazer isso com a minha frigideira de ferro, que está sempre enferrujada!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Torta de frango

Ouvi dizer que a D. Graci andou lendo este blog e gostou tanto da massa da pizza que já pretende montar uma pequena empresa de pizzas congeladas em Passos! Ôba! A receita, acho que já disse, foi passada pelo meu cunhado, que vem a ser também igual a do livro de receitas da máquina de pão da Britânia.

Então, D. Graci, essa receita de torta pode ir para o cardápio da senhora! Facinha de fazer, congela que é uma beleza e, depois de esquentar, ninguém diz que não foi feita na hora! O pedaço da foto, acredite se quiser, estava congeladinho: eu tirei do freezer, coloquei no prato e bati a foto. Nunca tinha feito esse tipo de massa "podre" para torta (como das empadinhas), e deu super certo!

Massa (para uma fôrma pequena, de uns 20 cm de diâmetro):

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de leite
  • 150 gramas de manteiga gelada
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 1 gema para pincelar
Modo de fazer: misture a manteiga gelada com a farinha até formar uma farofa (se você tiver um processador de alimentos, pode utilizá-lo). Depois, vá misturando os demais ingredientes (exceto a gema para pincelar, é claro).

Fica uma massa meio dura...dependendo do tempo (se frio), talvez precise acrescentar só uma colher de água, para facilitar o manuseio.

Abra a massa (até atingir 0,5 cm mais ou menos) com a ajuda de um rolo. Para conseguir abrir facilmente, forre a pia com papel-filme, ponha a massa por cima, dobre mais papel-filme por cima, com bastante sobra, o suficiente para abrir a massa. Faça esse procedimento, pois sem o papel-filme, o rolo gruda na massa o tempo todo, além de facilitar a limpeza...

Guarde na geladeira por uns 20 minutos antes de colocar na fôrma.

Recheio (esse foi a olho, é difícil dar a receita certinha, mas vamos lá!):

  • mais ou menos um peito de frango cozido e desfiado (cozinhe com um caldo de galinha e depois passe no processador ou no liquidificador, ou desfie com as mãos mesmo)
  • um tomate picadinho
  • uma cebola picadinha
  • azeite
  • uma colher (sobremesa) de farinha de trigo (para encorpar o recheio)
  • meio copo de água, mais ou menos
  • meia lata de milho verde
  • tempero a gosto (sal, pimenta e colorau)
  • queijo tipo catupiry

Modo de fazer: doure a cebola no azeite; acresente o frango e refogue por alguns minutos. Acresente o tomate, refogue mais um pouco. Tempere com sal, pimenta e colorau ou páprica, para dar a cor alaranjada ao frango. Depois a farinha e a água, para deixar o recheio com um jeito mais cremoso (menos seco). Refogue mais um pouco, desligue e acrescente o milho. O catupiry só vai ao final, na montagem.

Montagem: Para montar a torta, pegue uma fôrma e cubra o fundo e as laterais com parte da massa e fure ligeiramente com um garfo. Coloque o recheio, acrescente o catupiry. Cubra o recheio com o restante da massa - aqui você pode usar a sua criatividade! O importante é deixar "buraquinhos" na massa de cima, para que o vapor do recheio saia enquanto assa.

Você pode, por exemplo, usar a massa inteira e só cortar os furinhos com moldes (de estrelinhas, florzinhas); fazer tirinhas transpassadas (como a minha foto), etc.

Não esqueça de passar a gema por cima com um pincel, para ficar bem douradinha.

Demora um pouquinho para assar...acho que foi quase uma hora. É até que fique dourada.

Depois de fria e assada, pode ser congelada. Pode ir ao freezer também crua, mas deixe para pincelar a gema só quando for assar.

Segundo o site Gastronomia Brasil, a torta crua pode ser congelada por 6 meses. Não menciona a assada, mas por analogia a outros pratos, acredito que sejam 3 meses.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bolo de Chocolate de Liquidificador


Acabei de comer esse pedaço, servido com um pouquinho de brigadeiro mole que comprei no mercado...

Para quem tem criança em casa, essa receita é uma mão na roda. Dispensa a parafernalha da batedeira e, na minha opinião, fica mais gostoso que bolo tradicional de chocolate, desses para comer sem recheio. É que a consistência desse bolo é diferente, fica mais "molhadinho", mais "escurinho" e com um sabor bem acentuado do chocolate.
  • uma xícara (chá) de leite
  • uma xícara (chá) de achocolatado (tipo Nescau, já doce)
  • uma xícara (chá) de farinha
  • 2/3 de xícara (chá) de óleo (de milho, de preferência) - a receita original falava em uma xícara, mas eu reduzi um pouco, pois acho demais...
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar (também reduzi 1/3 da receita original porque o achocolatado já é doce. Se vc usar chocolate em pó, pode aumentar o açúcar)
  • 2 ovos (de preferência, pequenos)
  • uma colher (sopa) de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador, exceto o fermento, que vc mistura depois com uma espátula. Coloque a mistura numa fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

Dica: não desenforme quente. Por ser mais úmido, este bolo pode baixar e até desmanchar se você desenformar ainda quente. Inclusive (eu já fiz essa bobagem) dá a impressão que o bolo está "cru". Aguarde até amornar/esfriar e, então, desenforme.




terça-feira, 1 de julho de 2008

Sopa de Cebola Parisiense

Essa sopa é um clássico de Paris e você encontra em quase todo café: vem numa tigela funda e fumegante, transbordando de tão cheia e repleta de queijo gratinado além de uma bela fatia de pão por cima. Vai muito bem com uma taça de vinho tinto num dia bem frio...hummm!
Receita para duas pessoas:
  • 1 e 1/2 cebola grande fatiada em rodelas finas;
  • uma colher (sopa) de manteiga;
  • azeite;
  • duas colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • meio litro de água fervida com um caldo de carne dissolvido;
  • vinho branco seco (quanto queira);
  • pimenta do reino e noz moscada (quanto queira);
  • queijo de boa qualidade ralado em ralo grosso (indicados: suiço, gruyère, ementhal ou até mesmo um parmesão), o suficiente para cobrir os fundos e o topo de duas terrines de cerâmica próprias para gratinados, sabe?;
  • duas fatias de pão (francês, italiano...cai muito bem o English Muffin Bread, que já ensinei a fazer aqui!).

Modo de fazer: Derreta a manteiga e um pouco de azeite em uma panela. Doure toda a cebola (doure mesmo, até começar a ficar escurinha, mas sem queimar, é claro. Demora um pouquinho...). Adicione a farinha de trigo, mexendo rapidamente para não empelotar e, logo em seguida, a água com o caldo de carne. Mexa sempre e vá adicionando vinho branco (e talvez água) até atingir a espessura desejada do caldo. Tempere com pimenta e noz moscada e prove o sal. O caldo de carne já é salgado o suficiente e deve bastar. Deixe cozinhando por alguns minutos, mexendo sempre.

Dica: Eu não gosto de muita cebola inteira na sopa, então eu bati metade da sopa no liquidificador e deixei metade da cebola fatiada. Fica a sugestão para quem quiser...mas essa sopa é assim mesmo, com os "fiozinhos" de cebola inteiros.

Forre duas cumbuquinhas/terrines ou o que você tiver que seja fundo e possa ir ao forno com o queijo ralado. Preencha com a sopa. Cubra com uma fatia de pão e mais queijo ralado. Leve para gratinar no forno (verifique se seu forno tem grill, para melhores resultados) ou no forninho elétrico. Se você não tem um grill no seu forno, o queijo só vai derreter; não vai criar aquela "casquinha" crocante, mas tudo vale a pena se a alma não é pequena!

O ideal é que você monte os pratos individualmente, justamente porque talvez a melhor parte da sopa é o gratinado.

Bon Appétit!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails