Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estrogonofe (ou Strogonoff) de filé mignon

Essa receita aí de baixo é o master piece da Fabi. Minha receita é bem fácil de fazer e fica nota dez. Obs.: a foto acima leva cenouras ao invés de champignons. Eu só como o caldinho (porque não gosto de carne vermelha) e já é bom!

Receita que rende 4 pratos:

PASSO 1:
  • meio quilo de filé mignon em tiras, sempre passando a faca no mesmo sentido da fibra da carne (evite cortar em pedaços grandes, pois além de não render, não pega o gosto do tempero, pois o cozimento é rápido) temperado com:
  • dois dentes de alho grandes picados
  • noz moscada (cuidado para não exagerar)
  • pimenta do reino
  • uma colher de sobremesa de farinha de trigo.
É importante estar a carne bem limpinha, sem nenhuma gordura, nervos, coágulos....não tenha dó de limpar a carne! Reserve (na geladeira).

PASSO 2:
  • o quanto queira (mais ou menos uma mão cheia) de champignons em fatias ou inteiros
  • uma cebola picada
  • um ou dois dentes de alho picados.
  • Esquentar duas xícaras de água (reserve).
PASSO 3: Unte o fundo de uma panela com azeite ou óleo. Esquente e refogue a cebola e o alho. Junte a carne temperada e refogue até a cor avermelhada sumir. Use fogo alto para não criar muita "água".
Não se preocupe se a farinha começar a grudar no fundo e nos lados da panela.

PASSO 4: Agora temos que criar um "caldo". Você tem que fazer um caldo que cubra a carne (mas não a ultrapasse) usando a água quente + meio copo de vinho tinto ou um pouquinho de conhaque (a bebida pode ser dispensada, mas fica mais gostoso com ela).

Acrescente:
  • um cubo de caldo de carne(em pedacinhos, aos poucos, experimentando o ponto certo do sal)
  • duas colheres de sopa de extrato de tomate(Elefante, de preferência) OU um tomate maduro picado
  • os champignons
  • 5 colheres (sopa) de ketchup e uma colherinha (café) de molho de mostarda
  • uma folha de louro.
O líquido vai evaporando durante o cozimento e vc pode adicionar mais um pouco da bebida alcóolica preferida ou um pouco de água (ou os dois) depois, de acordo com o gosto. Nunca use água fria, pois endurece a carne.

Mexa, tampe, vá cozinhando, fazendo os acréscimos de água/bebida mencionados e mexendo sempre para não grudar. Experimente e acerte o tempero. Deve ficar cozinhando uns 10 minutos, no máximo.

Importante: A farinha aqui faz o papel de engrossar o caldo, para não ficar aquele estrogonofe aguado. Se o seu ficar aguado, é só colocar uma colherinha (café) de farinha de trigo no cozido.

PASSO 5: Depois de chegar no ponto desejado, desligue o fogo e, ainda muito quente, despeje meia caixinha de creme de leite (ou quanto queira - vai vendo pela cor). Nunca ferva o estrogonofe com o creme de leite - fatalmente talhará! Por isso, se for comer mais tarde ou congelar, é melhor guardar o cozido, esquentá-lo e só colocar o creme de leite na hora de servir.

Eu adoro colocar salsinha fresca picada no estrogonofe pronto, por cima. Fica colorido e gostoso. Pronto!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Molho de Tomate

Eu não sou de origem italiana, então não sei se minha receita está de acordo com a tradição (provavelmente não...).

Essa receita é a trabalhosa, feita preferencialmente com tomates italianos (aquele espichadinho), mas pode ser também do comum, desde que vc escolha sempre os mais vermelhos e bem maduros. Vc pode usar também o pomodori pelati, ou tomates pelados, enlatados.

Para fazer molho para duas pessoas eu uso uns 4 tomates.

Como tirar a pele? Faça um corte em cruz com uma faca na base do tomate e jogue numa panela com água fervendo. Quando a pele começa a rachar, tire imediatamente e dê choque térmico mergulhando em água fria. Daí é só puxar a pele que sairá muito facilmente.

Como tirar as sementes? Corte em quatro (do broto para a base) e enfie o dedo em movimento de gancho em cada pedacinho.

Como cozinhar? Bem, aí depende do gosto do freguês. Se vc gosta de um molho com pedaços mais inteiros, pique o tomate grosseiramente. Se gosta bem homogêneo, bata no liquidificador com um pouquinho de água. Se for o pomodori pelati, vai ficar homogêneo de qualquer maneira, porque é bem mole...

1- Comece refogando (ou "afogando", como dizem aqui em Minas :-D) uma cebola pequena e um dente de alho picados (medida para 2 pessoas) em azeite de oliva. Use uma panela grossa, dessas de inox, por exemplo, ou de ferro, de preferência, pois retêm mais calor e aceleram o cozimento.

Opcional: para molho à bolonhesa, é só refogar a carne junto com a cebola, antes de juntar o tomate.

2- Junte o tomate com um pouquinho de água (ou a que usou para bater no liquidificador) e deixe cozinhando "um tempão", em fogo baixo (pelo menos uns 40 minutos - na medida para duas pessoas).

3- Durante o cozimento, eu tempero apenas com algumas folhas de manjericão ou orégano, um fio de azeite e um pouquinho de pimenta do reino (tem gente que põe azeitona, pimentão, lingüiça toscana...).

4- Quando a água começa a secar, cuidado: espirra bastante, por isso use uma tampa, mas deixe a panela semi-tampada, para não criar muito vapor. Vai jogando mais água até chegar numa "consistência boa". Ou seja: o importante é não sobrar água, mas apenas a "pasta" de tomate amaciado, porque, senão, na hora de comer, o prato fica cheio de água e o tomate fica boiando em cima do macarrão.... Vamos dizer que a aparência da consistência correta é de um purê bem mole (ficam até marcados os furinhos da fervura no tomate).

5- O sal eu aprendi que deve ser colocado só no final, quando já estiver pronto. Quando vc colocar o sal, fatalmente o molho vai azedar. É raro não ocorrer isso. O tomate é muito ácido e o sal acentua a acidez. Bem, se isso acontecer, use o truque de colocar umas pitadas de açúcar, corrigindo depois o sal. Fica até com um gosto mais agradável depois de colocar um pouco de açúcar.

Outro dia eu salguei com tempero pronto (alho e sal) ao invés do sal iodado, e não azedou (mistérios...).

domingo, 18 de maio de 2008

Calzone de Batata com Recheio de Soja


Eu não gosto de carne...não que eu seja vegetariana, mas um belo dia cheguei à conclusão que deveria parar de fazer "social" em churrascos e assumir de vez que eu não gostava de picanha ou qualquer outra coisa da qual saísse sangue. Não é um ideal, é apenas uma escolha pessoal, que faz meu aparelho digestivo funcionar mil vezes melhor.

Por isso experimentei a tal PTS - proteína texturizada de soja - para fazer hambúrgueres e para substituir a carne moída. Para quem não conhece, a PTS é uma massa de soja vendida em grânulos desidratados em vários tamanhos (também chamada "carne de soja"). Não vou chegar ao absurdo de dizer que a PTS é saborosa, pois não é. Não estou dizendo que é ruim; é gostosa. Só não espere que tenha gosto de carne!

A PTS, no entanto, pode ser temperada de tal forma que pareça com carne, além de ter a exata consistência de carne moída. Sugiro que experimentem, sabendo que têm à disposição um substituto saudável para a carne e que pode virar um ingrediente comum na sua cozinha...por que não?

Bem, essa receita que segue fica muito boa, acreditem. A massa é espetacular e fácil de fazer. A receita é da Palmirinha Onofre. Pode ser usada para fazer qualquer tipo de lanche recheado. Mas o recheio de PTS é invenção minha:

Massa
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 tablete de fermento para pão
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 1 pitada de sal (pode colocar uma colher de café, para que não fique sem sal)
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 batata grande cozida e espremida
  • 1 gema para pincelar
Esfarele, em um recipiente, o fermento e adicione o sal. Misture até obter um líquido. Junte a água morna e mexa. Reserve. Em outro recipiente, coloque a farinha, o óleo, o fermento e a batata cozida e espremida. Misture com as mãos. Sove sobre superfície lisa (vc vai ver que a quantidade de farinha é essa mesmo, nem mais nem menos). Deixe descansar por mais ou menos meia hora, coberta com um pano.

A seguir, abra porções da massa sobre superfície enfarinhada. Modele com cortador redondo (pode ser um copo). Empregue o recheio. Aperte as bordas com a ponta do garfo ou dedos. Coloque, então, em uma assadeira retangular polvilhada com um pouco de farinha. Pincele com gema e, se quiser, jogue gergelim branco ou preto por cima, para dar uma decorada. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 20 minutos ou até a gema corar.

Dica: Com relação à batata, fure a casca com um garfo, forre o prato do microondas com papel absorvente e coloque-a para assar, em potência máxima, por 5 minutos (vire no meio do tempo), ou no tempo automático - geralmente já existentes nos fornos especificamente para assar batatas. Tire a casca com as mãos (cuidado para não queimar, coloque em água fria corrente). Certifique-se que está bem cozida espetando um garfo, pois se ficarem grumos duros, a massa ficará feia.

Recheio de PTS
  • uma xícara de PTS granulada
  • uma xícara de água morna
  • um caldo de carne (os vegetarianos podem usar um caldo de legumes)
  • uma colher de sopa de molho shoyo
  • meia cenoura ralada ou picada cozida (opcional...pode colocar abobrinha também)
  • 1/3 de cebola picada
  • salsinha/cebolinha
Deixe a PTS de molho na água morna com o caldo de carne dissolvido, por uns 15 minutos. Passe tudo para uma peneira e esprema o excesso de água da PTS com as mãos.
Daí é só misturar o resto dos ingredientes. Se vc preferir, misture metade da PTS indicada e metade de frango moído (pode ser aquele frango assado que sobrou passado no processador). Vc nem perceberá a PTS no recheio. Fica muito bom também.

sábado, 17 de maio de 2008

Massa para Pizza

Sair de São Paulo para o interior de Minas Gerais tem seus prós e contras. Um dos maiores "contras" é não poder comer aquela pizza gostosa, feita no forno à lenha, que encontramos com tanta facilidade em qualquer esquina da capital paulista. Aliás, aqui onde moro, as pizzas são bastante ruinzinhas...

Não houve alternativa: tivemos que fabricar nossa própria pizza! E temos planos para comercializá-la (quem sabe?), de tão boa que fica! Desculpem a da foto, não faz jus ao que digo.

A receita vem do próprio livrinho que acompanhou minha panificadora elétrica. A massa de 600 g dá para duas pizzas médias de massa fina (faça a de 900g para duas pizzas de 8 pedaços).

Nós assamos na nossa churrasqueira/forno portátil, movida a carvão e que conta com uma pedra especial para assar a massa.


Depois de muitas tentativas, chegamos no modo ideal de assar: após abrir a massa, coloco-a em cima da pá, salpicada com farinha de semolina (ou uma mistura de fubá + trigo), e recheio a pizza ali mesmo. Depois, coloco a pá com a pizza sobre a pedra já quente e aguardo uns 3 minutos, pois sempre que tentei passar a pizza de imediato para cima da pedra (imitando os pizzaiolos), a massa grudava na pá e o recheio acabava pulando para o carvão! Aguardando uns minutinhos, a massa pega textura e já fica mais fácil de manusear.

Colocamos apenas meio saco de carvão (lembro que isso depende do volume do forno...o meu é um quadrado de uns 40 cm por uns 30 cm de altura para a pedra, ou seja, é pequeno).

Receita para a massa de 600 g (2 pizzas médias, massa fina):

  • 1 copo de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)

Receita para a massa de 900 g (2 pizzas grandes, massa mais grossa):

  • 1 e 1/3 copo de água
  • 3/4 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 4 copos de farinha de trigo
  • 2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)

Na máquina de pão: coloque os ingredientes na ordem acima e escolha o ciclo 8 (massas) - dura 1,5 hora. Após o término do crescimento, tire da máquina e abra sobre uma superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo de macarrão. Para deixá-la redondinha, vá girando 90 graus e abrindo, girando e abrindo...

Sem máquina: misture todos os ingredientes (não precisa desmanchar o fermento biológico seco, é só misturá-lo aos ingredientes secos - se tiver dúvida quanto a isso, pode ler a embalagem). Amasse bem, pelo menos durante uns 5 minutos. Cubra a massa com um pano seco e guarde em um lugar livre de correntes de ar. Deixe crescer, por, mais ou menos, 1 hora. Eu costumava aquecer um copo de água no microondas, só para deixá-lo quente em seu interior, e punha a massa lá dentro para crescer. Esta é também uma dica para os dias frios.

Leia também este post aqui!

_____________________

Pós Post (21/10/08): Comprei um DVD sobre pizzas e, entre outras coisas, aprendi que a pá que se usa para montar a pizza e levá-la ao forno é a de madeira. A de alumínio entra apenas depois, para virar a pizza dento do forno e retirá-la. Por isso é que a minha massa grudava na pá, pois só tenho pá de alumínio! Estou ainda procurando uma de madeira...enquanto isso, uso o truque de deixar a pizza uns minutinhos sobre a pá antes de passá-la para a pedra da churrasqueira.

Pós, pós-post (08/09/09)...: Uma colega me escreveu perguntando sobre como assar essa massa em forno convencional. Na verdade, a massa acima é especialmente boa para assar no forno a lenha/carvão. É a chamada "massa pobre" (pois não leva leite, nem ovos, nem açúcar), mas, ainda assim, é a melhor na minha opinião. No entanto, no forno convencional, não se esqueça de PRÉ-ASSAR sua massa, furadinha com um garfo, o que demora uma meia horinha. Não vai ficar igual...acho que para o forno a gás vocês devem procurar uma receita de "massa rica". Há muitas na internet e eu mesmo já testei uma, mas ainda não acertei as quantidades para postar aqui no blog. Prometo que em breve coloco num novo post, e ponho o link aqui.

Pós, pós, pós-post (12/10/10): mudei de idéia quanto a assar esta massa no forno a gás. É possível. Leia este post aqui e assista ao vídeo nele contido.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

English Muffin Bread da Cinara


Quem se interessa pela culinária norte-americana tem que visitar o blog Cinara's Place.

De lá saiu a receita deste pão que vocês vêem na foto. É feito na máquina de pão, ou seja, trabalho ZERO. Esse aí da foto fui eu quem fiz, ou melhor, a minha máquina...na verdade eu estava trabalhando enquanto o pão ficava pronto sozinho em casa. Ê, vida mansa!

Ficou uma delícia, o miolo lembrava ao do pão italiano fresquinho. Vocês podem acessar a receita direto aqui.

"Pão tipo English Muffin para Máquina de Pão

  • 1 e 1/4 xícara de água
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de leite em pó
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco"

Ciclo básico.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails