Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Antepasto de Berinjela

É muuuuito fácil fazer este antepasto de berinjela. E fica parecendo que você comprou em alguma tratoria, perfeito!

Para uma quantidade suficiente para encher uma vasilha média, eu coloco num pirex refratário:

1 berinjela grande cortada em tirinhas
1 pimentão verde pequeno cortado em tirinhas
1 pimentão amarelo pequeno cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tirinhas
1 cebola grande cortada em tirinhas
algumas azeitonas sem caroço cortadas em rodelas
um punhado de uvas passas (desidratadas mesmo. Ameixas também vão muito bem...)
regar com bastante azeite (não encharcar)
regar com um poquinho de vinagre (cuidado para não azedar...eu só ponho um fiozinho mesmo, ao contrário da maioria das receitas que mandam colocar uma xícara ou mais...)
Orégano a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Misture tudo e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200°C por mais ou menos 1 hora. Após 15 minutos você tira um pouco para provar o tempero...se estiver azedo por causa do vinagre, eu acrescento uma pitada de açúcar, pois gosto do antepasto agridoce. Acerte também o azeite nessa hora, porque, se faltar, pode começar a grudar na fôrma. O ponto de tirar do forno é quando a berinjela está escura e macia.

Após frio, guarde na geladeira. Nos dias seguintes fica mais gostosa.

Esta receita já foi testada e aprovada várias vezes. Eu só recomendo não usar cebola roxa, pois acho que o gosto fica amargo.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Partindo um bolo para recheá-lo

Partir um bolo que vai receber um recheio, especialmente se estiver fofinho, não é muito fácil. Você tem que ter uma faca fina, comprida (mais que o diâmetro do seu bolo) e bem afiada. Mas você terá mais facilidade se, ao invés de uma faca, você usar uma linha de costura!

Faça assim:
1) marque com palitos de dente a altura do corte em toda a circunferência do bolo (você pode cortar uma, duas, três vezes, de acordo com as camadas de recheio...apenas calcule a altura das "fatias" longitudinais com os palitos).
2) posicione a linha de costura por cima dos palitos marcados naquela altura. Certifique-se que a linha não "fez barriga" e está certinha, esticada.
3) puxe as duas pontas da linha em direções opostas. A linha vai entrando para o centro do bolo e automaticamente cortando-o naquela altura.

Experimente fazer assim, é muito fácil e não faz "farfalho"!

Boas Vindas

Olá!
Quem me conhece de perto sabe que eu gosto de cozinhar...às vezes.
Quase todas as minhas receitas são tiradas da internet, em sites ou blogs. Muitas vezes a receita não dá certo e vai tudo pro lixo! Mas outras vezes a receita fica tão boa que todo mundo quer fazer - até eu quero fazer de novo.
O problema é que, geralmente, eu mudo as receitas, misturo uma com outra e acabo criando uma "composição nova" que, talvez, nem eu me lembre depois! Ou então não me lembro de onde tirei a receita...
Este blog serve como meu livro de receitas virtual. Assim, posso lembrar das receitinhas sempre que quiser e ainda posso compartilhá-las com meus amigos, especialmente os que me pedem, de um jeito mais fácil: é só mandar o link!
Minha intenção é só publicar receitas testadas e aprovadas por mim e, sempre que possível, vou anexar também uma foto.
Então, anotando!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails